Confira 5 áreas que são tendências 2023 para você investir!

Fique por dentro de 5 áreas tendências 2023 para você investir em um novo negócio!

Publicado em 09 de janeiro de 2023

As tendências de negócios estão sempre em constante mudança, agora para 2023 devido a pandemia, a mudança no comportamento dos consumidores é nítida. Além do Covid-19, também tivemos crise econômica, impactos ambientais e uma maior atenção para a saúde física e mental. Esses são alguns fatores que influenciaram na criação de novos produtos e serviços que pudessem resolver os problemas atuais das pessoas físicas e jurídicas.

Com esses fatores e o avanço da tecnologia, vemos como as pessoas estão cada vez mais digitais, economizando tempo através de bancos e até terapias online. Isso tem acontecido em todos os setores, essa evolução digital é muito clara. 

Quando falamos em e-commerce, só no 1° trimestre de 2022 vemos que ele cresceu 12,6%, o que equivale a um faturamento de R$ 39,6 bilhões, segundo dados da Neotrust. 

 

5 tendências de negócios para 2023

A mudança de comportamento dos consumidores está levando a cinco principais novas tendências de negócios para 2023, que são:

 

1- Aprimoramento dos serviços bancários 

Não podemos falar de modernização e digitalização sem falar das fintechs (tecnologia financeira, em português). Ela é usada para se referir a startups ou empresas que desenvolvem produtos financeiros totalmente digitais, grandes exemplos são Nubank e Inter. As fintechs foram responsáveis pela criação de soluções digitais mais modernas, práticas, otimizadas e menos burocráticas para pessoas e empresas.

Dessa forma fica evidente como os negócios que podem ser criados, necessitam trazer essa praticidade, segurança e comodidade aos seus consumidores.

 

2- Uso amplificado de Inteligência Artificial 

Outra tendência que pode ser aplicada nos mais diversos setores, é a Inteligência Artificial (IA), essa com certeza é uma das tendências 2023, podendo ser explorada por diferentes modelos de startups. 

Quando falamos no varejo, essas soluções IA ajudam a prever padrões de compras e criam uma oferta automaticamente, tudo isso de acordo com o perfil do consumidor, o que só resulta no impulsionamento das aquisições. 

A Inteligência Artificial tem a capacidade de influenciar e melhorar a experiência do cliente, trazendo uma hiper personalização dos produtos e serviços que podem ser desenvolvidos.

 

3- Vendas via redes sociais

Outra forte tendência para 2023 e ainda para os próximos cinco anos, são as vendas por meio das redes sociais. Hoje em dia dificilmente vamos encontrar uma empresa que não esteja inserida nas redes sociais. 

As redes sociais usadas por uma empresa podem trazer inúmeros benefícios além da venda, como: divulgação da marca, contato mais próximo com o público, segurança na hora da compra e muito mais. 

O Brasil ocupa o terceiro lugar no ranking de países que mais usam redes sociais. Esse comportamento abre mais espaço para diversos negócios se desenvolverem com base nas redes sociais, desde pequenas a grandes empresas. Há exemplos de apps que analisem o comportamento do consumidor e auxiliem os usuários das redes a descobrirem novos produtos e/ou serviços das marcas.

 

4-  Delivery para tudo

As retailtechs são empresas que se propõem a realizar uma verdadeira transformação digital no varejo, por meio da oferta de soluções tecnológicas voltadas especificamente para esse segmento.

Essas startups além de ajudar no desenvolvimento de soluções tecnológicas, elas também podem contribuir com outra principal tendência 2023, que é a implementação do delivery em qualquer setor.  

Outro fator pós pandemia, é a necessidade das empresas investirem em uma boa experiência de entrega, não só pensando na agilidade, mas também na transparência e personalização dos serviços por meio do delivery.

 

5- Empresas verdes

Em um cenário de tendências 2023, a sustentabilidade e práticas ecológicas, são um ponto de forte evidência. Soluções que amplificam o uso de materiais reciclados, logísticas mais sustentáveis e criação de bens mais duráveis, são algumas frentes que podem ser exploradas pelas startups.

Uma das razões para explorar essas boas práticas, é que os consumidores esperam cada vez mais isso das empresas. Segundo dados de uma pesquisa da Opinion Box, citados em uma matéria do site Meio & Mensagem, 46% dos consumidores brasileiros esperam impacto social positivo das marcas com as quais têm relacionamento. 

Os consumidores acreditam que as empresas têm obrigação de ajudar e investir em causas como o combate à pobreza, educação, entre outras que refletem no social. Estudos mostram que 63% dos clientes querem comprar de empresas que tenham responsabilidade social.

 

Conclusão 


Achou interessante saber as tendências 2023? Para não perder outros conteúdos como este, continue navegando em nossa página e confira mais artigos como esse em nosso blog.

E-Commerce
Por: Melina Barbosa
Publicado em 09 de janeiro de 2023

Marilia - SP

Av. Hygino Muzi Filho, 529

Sala 140 A

+55 (14) 98144-0557

contato@eficazconsultoria.net.br

Barueri - SP

Calçada das Margaridas,

51 - Alphaville Comercial

+55 (11) 3185-4804

contato@eficazconsultoria.net.br

whatsapp