Por: Isabel Goes | 05/06/2023

E-Commerce

08 min de leitura

As inteligências artificiais, mais do que nunca, estão presentes em nossa sociedade e vem se consolidando como ferramentas realmente úteis para o avanço em diversos setores, inclusive no varejo online. Até 2022, 73% das empresas já utilizavam Inteligência Artificial, o crescimento foi comprovado através da pesquisa realizada pelo Fórum Digital do Consumidor Moderno que atesta o quanto essa tecnologia auxilia na saúde dos negócios.

Nos modelos de comércio online, a IA é uma verdadeira aliada para alavancar as vendas através de estratégias e uma comunicação segmentada e assertiva com  os clientes. No artigo de hoje, você vai entender mais a fundo sobre todas as vantagens que a Inteligência Artificial pode proporcionar ao seu e-commerce. 

A importância da IA para os e-commerces

O e-commerce brasileiro se encontra num ótimo cenário desde o seu crescimento significativo na pandemia, para manter os bons resultados é fundamental continuar investindo em tecnologias práticas e inteligentes, como a inteligência artificial. 

A inteligência artificial é uma grande facilitadora em diversos quesitos. Através da ferramenta é possível ter uma percepção mais ampla dos clientes, suas satisfações e desejos de consumo. A partir de somente esse ponto já é constatado um fator altamente vantajoso para a produção de conteúdo, campanhas e estratégias mais assertivas.

A comunicação é outro ponto beneficiado com a implantação de inteligência artificial. Os chatbots, por exemplo, são extremamente úteis para dar respostas ágeis e precisas aos clientes. Além disso, o uso de IA nos negócios virtuais acelera alguns processos como análise de dados, otimizando o seu tempo. 

Vantagens do uso de Inteligência Artificial para os e-commerces

Seja para tornar a jornada de compra do consumidor mais fluída ou para proporcionar um atendimento através de assistentes virtuais, a IA tem sido cada vez mais adotada por empresas de diversos segmentos ao redor do mundo. Suas vantagens são evidentes e o investimento na tecnologia traz excelentes retornos. Saiba mais sobre os benefícios que a IA pode trazer ao seu e-commerce: 

Alta capacidade analítica 

A Inteligência Artificial possui uma capacidade analítica precisa. Através de ferramentas, é possível otimizar o seu tempo e ter análises assertivas até mesmo de um elevado número de informações e dados. Esse ponto é altamente produtivo e proveitoso para os e-commerces articularem melhor as estratégias futuras. 

Ferramenta útil para tomada de decisões 

Graças a toda a sua tecnologia, a Inteligência Artificial é capaz de facilitar o processo de tomada de decisões personalizadas e funcionais. Isso ocorre devido a integração de antigos e novos dados e consequentemente o desenvolvimento de respostas e soluções para diferentes situações. 

Melhoria na comunicação interna e externa 

Através de chatbots ou mecanismos de comunicação, é possível melhorar a comunicação interna e direcionar as informações para os times de um e-commerce com praticidade. Além disso, como já citado ao longo deste artigo, a comunicação com o consumidor se torna mais assertiva e personalizada com o uso de chatbots. 

Conclusão

É importante salientar que o perfil do consumidor contemporâneo é mais exigente e definitivamente único. Com essa mentalidade, apostar no uso de tecnologias como a inteligência artificial se torna fundamental para avançar cada dia mais os resultados de um e-commerce. 

 
O uso de inteligência artificial para os e-commerces é promissor para impulsionar as vendas, considerando que a sensação tida pelos clientes, que está tendo um atendimento personalizado, é potencializada com a IA. 

Achou interessante esse conteúdo? Para não perder outros como este, continue navegando em nossa página e confira mais artigos como esse em nosso blog.

Escrito por: Isabel Goes

Publicado em 05 de junho de 2023

Acelere seu crescimento
digital com a Eficaz

Para atingir todos os seus objetivos de negócio e crescer digitalmente com velocidade,
você precisa do melhor em criatividade, performance e tecnologia.

FALE CONOSCO