antifraude para ecommerce

Em 2020, o Brasil foi o país que mais sofreu com roubos de dados, tanto pessoais quanto comerciais, no mundo. Usar sistemas antifraude para e-commerce pode te preparar e evitar esses golpes.

Segundo levantamento da empresa de segurança da informação, Kaspersky, 19,9% dos brasileiros tentaram abrir pelo menos um link malicioso.

Outra pesquisa, esssa realizada pelo Serasa Experian, mostrou que ocorre uma tentativa de fraude a cada 8 segundos no Brasil. Isso totaliza mais de 1,9 bilhão de ataques fraudulentos, apenas no primeiro semestre de 2021.

Por isso, as ferramentas antifraude para e-commerce são tão necessárias e estão aparecendo cada vez mais opções no mercado. 

Elas usam diversas tecnologias de ponta para analisar seus clientes e impedir fraudes. Se você quiser entender como funciona e algumas das principais ferramentas antifraude para e-commerce, então leia nosso artigo até o final.

Como funciona o sistema antifraude para e-commerce?

As ferramentas antifraude servem para evitar que o seu e-commerce seja alvo de algum ataque fraudulento. 

Para isso, usam tecnologias que permitem analisar dados e o comportamento dos clientes, procurando por irregularidades que representem tentativa de fraude e evitá-la.

Por exemplo, muitos cartões bloqueiam compras de valor muito elevado, quando o usuário não tem o costume de gastar tanto.

Essa informação é obtida através de análises comportamentais realizadas pelas ferramentas antifraude.
Conseguindo identificar e evitar as fraudes na sua loja, você evita prejuízo e, consequentemente, consegue lucrar mais. Infelizmente, muitos comércios acabam fechando por conta de dívidas e prejuízos causados por fraudes.

Por isso, é recomendado que você invista em soluções antifraude para e-commerce.

Principais tecnologias antifraude

Para você conseguir escolher qual a melhor ferramenta para você, vamos falar primeiro sobre as principais tecnologias utilizadas no mercado hoje.

Big Data

Big Data são grandes conjuntos de dados armazenados que podem ser analisados e usados para fazer comparações, a fim de identificar padrões de consumo

Dessa forma, um sistema antifraude para e-commerce consegue identificar padrões em enormes bancos de dados que possuem todas as informações dos seus clientes. Isso permite identificar ações suspeitas e prevenir possíveis fraudes.

Geolocalização

A Geolocalização consegue rastrear a localização dos usuários e comparar com o local da compra.

Assim, é possível checar com o histórico de locais dos clientes e ver se faz parte do padrão ou se o endereço não existe.

Confirmação de Dados

A confirmação de dados permite comparar os dados do cartão de crédito com os dados fornecidos pelo usuário.

Machine Learning

Machine Learning ou Aprendizado de Máquinas é uma tecnologia que faz com que a ferramenta antifraude aprenda com os padrões utilizados pelos fraudadores

Com isso, qualquer movimentação que se pareça com os padrões identificados é considerado suspeita e pode ser bloqueada.

Código de Segurança

O Código de Segurança é uma das formas mais comuns de segurança antifraude. O tipo mais conhecido é os três números atrás do cartão.

Eles servem como uma garantia da autenticidade do cartão e dificulta a ação de fraudadores.

Como escolher um sistema antifraude

Agora, que explicamos como funciona e quais as principais ferramentas disponíveis, vamos dar dicas para escolher ferramenta antifraude para e-commerce. 

Para isso, diversos fatores devem ser considerados.

Custo

Normalmente, o custo de um sistema antifraude varia conforme o fornecedor e o número de análises feitas. Ou seja, depende de quantos clientes compram de você.

Pesquise bastante dentre as possibilidades e escolha um que tenha bons recursos e que caiba no seu bolso.

Confirmação de Dados

Procure por ferramentas que permitam que você possa confirmar os dados do cliente em caso de transações suspeitas

No caso de transação suspeita, você pode pedir os dados do cliente para garantir que aquela compra não seja fraudulenta. Se os dados forem confirmados corretamente a compra deve prosseguir, mas caso seja identificado algum erro, ela é cancelada.

Interação com o Usuário

Ninguém quer ser acusado de tentar fraudar uma compra, certo? Por isso, você deve optar por ferramentas que tenham menos contato possível com o cliente e consiga fazer a identificação rapidamente.

Dessa forma, não corre o risco de um cliente perceber que está sendo considerado potencial fraudador, pois caso ele não seja, terá uma péssima experiência com sua marca.

Alterações no Cadastro

Outro recurso muito importante que deve ser considerado na hora de escolher um sistema de antifraude para e-commerce é se ele consegue identificar alterações no cadastro dos clientes.

Quando houver alteração no endereço de entrega de algum cliente, o programa deve ser capaz de verificar a validade do novo endereço. Fraudes desse estilo são muito comuns, por isso, os sistemas antifraude devem identificar e confirmar diretamente com o cliente.

Plataforma de e-commerce

Por último, você deve observar a compatibilidade da ferramenta com a sua plataforma de e-commerce.

Não adianta nada você escolher o antifraude mais caro, com mais recursos se ele não funciona corretamente com a sua plataforma de e-commerce.

Para garantir um bom antifraude, os dois devem funcionar corretamente e todos os envolvidos devem conseguir utilizar as plataformas.

Conclusão

Ter um sistema antifraude é fundamental para qualquer loja online. Como falamos, os números de fraudes no Brasil só aumentam e com isso, você e seus clientes são prejudicados.

Então, não deixe de procurar pelas principais ferramentas que estão disponíveis como: ClearSale, Konduto e Big Data Corp.

Com eles, você e seus clientes estarão muito mais seguros e tranquilos. Aproveite e descubra o que é Chargeback e como diminuir o número deles na sua loja.

A Eficaz pode auxiliar seu negócio melhorando sua Performance e seu Marketing para e-commerce, entre em contato com o nosso time para saber como nós podemos ajudar.

notfound

Tags

  • e-commerce
  • marketing digital

Escrito por: admucom

Publicado em 05 de abril de 2022

Acelere seu crescimento
digital com a Eficaz

Para atingir todos os seus objetivos de negócio e crescer digitalmente com velocidade,
você precisa do melhor em criatividade, performance e tecnologia.

FALE CONOSCO