Por: Isabel Goes | 09/11/2023

Marketing

08 min de leitura

Em tempos de aceleração digital, onde vídeos de até 90 segundos estão em ascensão, cresce o pensamento de que o e-mail marketing é coisa do passado. Porém, engana-se quem descarta o e-mail marketing de suas estratégias de comunicação e venda. 

Uma pesquisa realizada pela Statista indica que até o fim deste ano, 4,3 milhões de usuários devem utilizar o e-mail diariamente. Além disso, um estudo da CampaignMonitor revela que o e-mail marketing demonstra 40 vezes mais chances de aquisição de clientes em comparação com as redes sociais. Incrível, não?

Hoje vamos te contar 5 estratégias infalíveis de e-mail marketing para bombar as suas vendas na Black Friday 2023. Vamos lá? 

Afinal, o que é e-mail marketing? 

Podemos definir o e-mail marketing como um tipo de publicidade via e-mail, mas na verdade o e-mail marketing vai muito além disso. O e-mail marketing é uma estratégia de publicidade, que consiste em disparar e-mails para diferentes fins: fortalecer o relacionamento cliente-marca e/ou a presença da marca, otimizar o funil de vendas e converter leads em clientes, promover produtos e vender. Sim, o e-mail marketing VENDE.

É claro que para um e-mail marketing ser efetivo, é fundamental seguir boas práticas, entre elas destacamos as principais: 

  1. Conheça seu público-alvo para escrever de forma com que o consumidor perceba que você entende de suas preferências.
  2. Não compre listas prontas de leads. 
  3. Tenha um domínio que demonstre credibilidade e confiança.
  4. Escolha o melhor assunto para seus e-mails.
  5. Dê um toque de personalização a seus e-mails e se aproxime dos seus leads. 
  6. Crie e-mails responsivos. 
  7. Não utilize muito texto e invista num layout agradável. 
  8. Ofereça outros canais de comunicação dentro do e-mail.
  9. Importante: realize testes a/b para identificar a melhor estratégia. 

E-mail Marketing para Black Friday 

Com os diversos feriados comemorativos de final de ano, a Black Friday se consolida como uma das datas mais aguardadas pelos lojistas e consumidores pelos preços atrativos e ótimas oportunidades de compra e venda. É fato que os preços competitivos com descontos exclusivos são por si só excelentes chamariz, mas é inegável que uma boa estratégia de comunicação para anunciar e divulgar a promoção é fundamental para quem deseja romper a bolha e ir além no quesito faturamento. 

O e-mail marketing é uma estratégia que não pode faltar no seu planejamento de Black Friday. Por isso, hoje separamos 6 estratégias, além de dicas e exemplos para seus emkts bombarem na Black Friday. 

6 estratégias para potencializar seus disparos de e-mails marketing na Black Friday 

#1 Crie e-mails temáticos semanais, promovendo a sua campanha de Black Friday. 

#2 Atualize e-mails programados com gatilhos mentais que remetem diretamente à Black Friday.

#3 Escolha assuntos chamativos e personalizados!

#4 Faça comparações para gerar expectativas. Ex. “Economia de R$999 em produtos selecionados”

#5 Realize a segmentação de usuários para disparos mais assertivos.

#6 Inicie o disparo dos seus e-mails com uma semana de antecedência para gerar expectativas sobre a Black Friday. 

Ideias de E-mail Marketing para vender na Black Friday 2023 

  1. E-mkt com lista de sugestões de presentes de final de ano com produtos da sua Black Friday 

Essa é uma excelente estratégia para quem deseja aumentar a taxa de abertura, conversão e relacionamento com o cliente. Afinal, esse tipo de e-mail tem como forte a personalização com base nos interesses do lead, além do fator atrativo que são os produtos em promoção. A dica é utilizar um assunto chamativo para instigar a abertura do e-mail. 

  1. Sequência de e-mails sobre a Black Friday 

É muito efetivo utilizar sequências de e-mails para ter melhores resultados. No caso da Black Friday, é ainda melhor. Crie uma sequência de e-mails estratégica, com disparos em dias espaçados. Você pode se basear nesta ideia: um primeiro e-mail com informações gerais sobre a promoção, porcentagem geral de desconto, etc. O segundo informará aos leads informações mais precisas, como data de começo e fim e anúncio dos produtos que estarão em promoção. Por fim, envie o terceiro e-mail avisando sobre os últimos dias para aproveitar a Black Friday.

  1. E-mails com mais condições especiais para quem já é cliente 

No caso deste e-mail, a ideia é segmentar a sua base de e-mails e disparar um e-mail com condições ainda mais especiais, além dos descontos da sua Black Friday, para quem já é cliente da sua loja. Vale desde frete grátis, até compre 1 leve 2, brindes ou até mesmo mais descontos. Utilize um assunto impactante e um layout chamativo. Essa é uma opção para quem deseja aumentar ainda mais o faturamento. 

A hora de preparar as suas estratégias para a Black Friday 2023 é agora, não deixe para depois pois isso pode impactar significativamente a sua campanha e o seu faturamento. Utilize o e-mail marketing como uma ferramenta poderosa e potencialize ainda mais as suas vendas. 

A Eficaz conta com uma equipe completa e especializada para impulsionar as suas vendas na Black Friday com as melhores ações. Precisando de auxílio? conte com a Eficaz. 

notfound

Tags

  • black friday

Escrito por: Isabel Goes

Publicado em 09 de novembro de 2023

Acelere seu crescimento
digital com a Eficaz

Para atingir todos os seus objetivos de negócio e crescer digitalmente com velocidade,
você precisa do melhor em criatividade, performance e tecnologia.

FALE CONOSCO