Por: admucom | 19/02/2021

Sem categoria

08 min de leitura

atualização ios 14 facebook ads

As questões relacionadas a privacidade dos usuários de plataformas digitais e forma como as empresam tratam os dados é o assunto do momento. Com a aplicação da GDPR na Europa, a LGPD no Brasil, as empresas estão precisando se adaptar constantemente para continuar realizando ações de marketing e anúncios.

Uma dessas mudanças é a atualização do IOS 14 que impacta a coleta de dados de aplicativos, como os apps da família Facebook e muitos outros. Essa atualização permite que os usuários aceitem ou não a coleta de dados por parte dessas empresas, impactando nas métricas e recursos de mensuração de atividade, interesses e conversão.

notificação da atualização ios 14

Com essa notificação, o usuário pode permitir ou bloquear o aplicativo de rastrear seus dados.

Por isso, reunimos as principais informações que você precisa saber sobre a atualização do IOS e Facebook Ads. Entenda como essa mudança impacta suas campanhas e o que podemos fazer para nos adaptar a esse cenário.

O que muda com a atualização IOS 14?

A atualização do iOS 14 traz novos recursos de privacidade para os usuários. A partir de agora, é possível acessar uma nova seção de informações sobre os aplicativos instalados, mostrando de forma resumida como os desenvolvedores podem gerenciar os dados.

Essas permissões são concedidas de formas diferentes. A primeira delas, e a mais preocupante, é notificação pop-up no aplicativo, o AppTrackingTransparency (ATT) que mostramos no começo do post. Dessa forma, o sistema pergunta ao usuário se ele permite que aquele aplicativo rastreie ou não os dados.

Outra forma que essa atualização impacta as permissões de privacidade é pela função “Rótulos”, que serão exigidos aos desenvolvedores a cada nova atualização do aplicativo. Esses rótulos estarão disponíveis na página do app na App Store na seção “Privacidade do app”, com o objetivo de informar as práticas de coleta de dados do aplicativo antes de baixá-lo. Então, de acordo com a atualização do iOS 14.3, os rótulos são divididos em 3 categorias:

  • “dados utilizados para rastrear você”: informações mais sensíveis como localização e dados pessoais;
  • “dados vinculados a você”: dados que podem ser utilizados para identificar o usuário;
  • “dados não vinculados a você”: são informações vinculadas a uma pessoa, mas que não permitem que ela seja identificada.

De qualquer forma, caso o usuário não permita o monitoramento de suas atividades, os aplicativos como o Facebook não poderão rastreá-los.

Vale lembrar que a medida se aplica a  todas as plataformas da companhia, desde o iPhone ao iPad, Mac, Apple Watch e Apple TV.

Como a atualização muda os dados coletados em anúncios?

Com as novas políticas de privacidade da Apple, muitos dados que as plataformas de mídia têm acesso e utilizam para que seus anunciantes alcancem resultados melhores passam a ser limitados. 

Para entender o que mudou, vamos esclarecer como funcionava anteriormente. Ao utilizar o aplicativo do Facebook, as ações dos usuários são monitoradas dentro e fora da plataforma. O comportamento e ações externas são medidas pelo pixel (para sites) ou SDK (para aplicativos). Por isso, pixel identifica se um usuário acessou o site, as páginas que acessou, compras realizadas e outras informações. 

Ao criar uma campanha com objetivo de acessar um website, por exemplo,  o anúncio é exibido para pessoas que tem a maior probabilidade de executar essa ação. Pois é o monitoramento do pixel que permite criar esses públicos personalizados e semelhantes (lookalike), fornecendo informações que usamos para segmentar e aplicar estratégias de campanhas.

Porém, se usuário escolhe não permitir o rastreamento dos dados, isso cria uma limitação das informações que o Pixel consegue monitorizar e transmitir à plataforma.

Qual impacto da atualização para anunciantes do Facebook?

Com a mudança da atualização do IOS 14 para Facebook Ads, alguns avisos como foram exibidos no próprio gerenciador de negócios:

Alterações nas configurações de atribuição Facebook Ads

Isso mostra que, a atualização impacta o monitoramento e otimização das campanhas, assim como a janela de atribuição. Alguns dos recursos afetados são: eventos de conversão, relatórios, remarketing, anúncios dinâmicos, criação de públicos e distribuição do anúncio.

Entretanto, o Facebook já informou boas práticas e configurações que podem ajudar a contornar os problemas gerados por essa mudança.

Em seguida, confira nossa lista de dicas para se adaptar aos requisitos da nova atualização e continuar anunciando o seu negócio.

O que fazer para se adaptar a essas mudanças?

Os analistas de Facebook & Instagram Ads da Eficaz já estão se adaptando às transformações causadas pela nova atualização do IOS 14. Por isso temos algumas recomendações passadas pelo Facebook para Empresas para esse processo de adaptação:

  1. Para websites, realize a verificação do domínio: para evitar interrupções futuras nas campanhas, a verificação de domínio precisa ser realizada no domínio de nível superior efetivo mais um (eTLD+1);
  2. Para aplicativos, atualize o SDK do Facebook para iOS 14 versão 8.1 para personalizar os anúncios veiculados para usuários de dispositivos iOS 14 e continuar a receber relatórios de eventos de conversão no aplicativo;
  3. Prepare-se para trabalhar com oito eventos de conversão por domínio. Só é possível configurar até oito eventos de conversão únicos por domínio do site que podem ser usados na otimização da campanha.

Importante: ao escolher os oito eventos de conversão, considere a necessidade de otimizar para objetivos de funil superior, como visualizações da página de destino e cliques no link.

As empresas precisarão de tempo para entender como isso de fato afetará o cotidiano e a aplicação das estratégias. Mas o primeiro passo é se preparar para a perda de agilidade de ação e também de informação.

O jeito é buscar informações sobre o assunto, adaptar relatórios, mudando a metodologia de análise e otimização de campanhas conforme a necessidade.
Para saber mais como obter resultados SURPREENDENTES nas campanhas de Facebook Ads, conheça nossos serviços.

Escrito por: admucom

Publicado em 19 de fevereiro de 2021

Acelere seu crescimento
digital com a Eficaz

Para atingir todos os seus objetivos de negócio e crescer digitalmente com velocidade,
você precisa do melhor em criatividade, performance e tecnologia.

FALE CONOSCO