Por: Redação Eficaz | 19/02/2021
08 min de leitura
As questões relacionadas a privacidade dos usuários de plataformas digitais e forma como as empresam tratam os dados é o assunto do momento. Com a aplicação da GDPR na Europa, a LGPD no Brasil, as empresas estão precisando se adaptar constantemente para continuar realizando ações de marketing e anúncios.
Uma dessas mudanças é a atualização do IOS 14 que impacta a coleta de dados de aplicativos, como os apps da família Facebook e muitos outros. Essa atualização permite que os usuários aceitem ou não a coleta de dados por parte dessas empresas, impactando nas métricas e recursos de mensuração de atividade, interesses e conversão.
Com essa notificação, o usuário pode permitir ou bloquear o aplicativo de rastrear seus dados.
Por isso, reunimos as principais informações que você precisa saber sobre a atualização do IOS e Facebook Ads. Entenda como essa mudança impacta suas campanhas e o que podemos fazer para nos adaptar a esse cenário.
A atualização do iOS 14 traz novos recursos de privacidade para os usuários. A partir de agora, é possível acessar uma nova seção de informações sobre os aplicativos instalados, mostrando de forma resumida como os desenvolvedores podem gerenciar os dados.
Essas permissões são concedidas de formas diferentes. A primeira delas, e a mais preocupante, é notificação pop-up no aplicativo, o AppTrackingTransparency (ATT) que mostramos no começo do post. Dessa forma, o sistema pergunta ao usuário se ele permite que aquele aplicativo rastreie ou não os dados.
Outra forma que essa atualização impacta as permissões de privacidade é pela função “Rótulos”, que serão exigidos aos desenvolvedores a cada nova atualização do aplicativo. Esses rótulos estarão disponíveis na página do app na App Store na seção “Privacidade do app”, com o objetivo de informar as práticas de coleta de dados do aplicativo antes de baixá-lo. Então, de acordo com a atualização do iOS 14.3, os rótulos são divididos em 3 categorias:
De qualquer forma, caso o usuário não permita o monitoramento de suas atividades, os aplicativos como o Facebook não poderão rastreá-los.
Vale lembrar que a medida se aplica a todas as plataformas da companhia, desde o iPhone ao iPad, Mac, Apple Watch e Apple TV.
Com as novas políticas de privacidade da Apple, muitos dados que as plataformas de mídia têm acesso e utilizam para que seus anunciantes alcancem resultados melhores passam a ser limitados.
Para entender o que mudou, vamos esclarecer como funcionava anteriormente. Ao utilizar o aplicativo do Facebook, as ações dos usuários são monitoradas dentro e fora da plataforma. O comportamento e ações externas são medidas pelo pixel (para sites) ou SDK (para aplicativos). Por isso, pixel identifica se um usuário acessou o site, as páginas que acessou, compras realizadas e outras informações.
Ao criar uma campanha com objetivo de acessar um website, por exemplo, o anúncio é exibido para pessoas que tem a maior probabilidade de executar essa ação. Pois é o monitoramento do pixel que permite criar esses públicos personalizados e semelhantes (lookalike), fornecendo informações que usamos para segmentar e aplicar estratégias de campanhas.
Porém, se usuário escolhe não permitir o rastreamento dos dados, isso cria uma limitação das informações que o Pixel consegue monitorizar e transmitir à plataforma.
Com a mudança da atualização do IOS 14 para Facebook Ads, alguns avisos como foram exibidos no próprio gerenciador de negócios:
Isso mostra que, a atualização impacta o monitoramento e otimização das campanhas, assim como a janela de atribuição. Alguns dos recursos afetados são: eventos de conversão, relatórios, remarketing, anúncios dinâmicos, criação de públicos e distribuição do anúncio.
Entretanto, o Facebook já informou boas práticas e configurações que podem ajudar a contornar os problemas gerados por essa mudança.
Em seguida, confira nossa lista de dicas para se adaptar aos requisitos da nova atualização e continuar anunciando o seu negócio.
Os analistas de Facebook & Instagram Ads da Eficaz já estão se adaptando às transformações causadas pela nova atualização do IOS 14. Por isso temos algumas recomendações passadas pelo Facebook para Empresas para esse processo de adaptação:
Importante: ao escolher os oito eventos de conversão, considere a necessidade de otimizar para objetivos de funil superior, como visualizações da página de destino e cliques no link.
As empresas precisarão de tempo para entender como isso de fato afetará o cotidiano e a aplicação das estratégias. Mas o primeiro passo é se preparar para a perda de agilidade de ação e também de informação.
O jeito é buscar informações sobre o assunto, adaptar relatórios, mudando a metodologia de análise e otimização de campanhas conforme a necessidade.
Para saber mais como obter resultados SURPREENDENTES nas campanhas de Facebook Ads, conheça nossos serviços.
Para atingir todos os seus objetivos de negócio e crescer digitalmente com velocidade,
você precisa do melhor em criatividade, performance e tecnologia.