Por: Isabel Goes | 21/11/2023

E-Commerce

08 min de leitura

A Black Friday é o evento mais aguardado por todo lojista, e a edição deste ano está mais próxima do que nunca. A Black Friday 2023 se aproxima e promete ser ainda melhor do que a do ano anterior. Suas estratégias para faturar nesta data estão traçadas? 

No artigo de hoje, vamos abordar os principais pontos sobre a Black Friday 2023, como se preparar estrategicamente para faturar muito nesta data e todos os dados para você traçar as suas ações com precisão. Vamos lá? 

Black Friday 2023: intenção de compra cresce em 32%

Com data marcada para o dia 24 deste mês, a Black Friday 2023 promete ser ainda maior do que a do ano anterior. A MField revela, em sua pesquisa sobre a expectativa de compra durante o período, dados animadores sobre a campanha.

Enquanto em 2022 43,2% compraram na Black Friday, a estimativa para este ano é de 75,4%: um aumento significativo de 32%. Além disso, a pesquisa indica dados valiosos sobre o perfil de consumo: 32,8% dos consumidores comparam os preços com um mês de antecedência, 27% durante a semana da Black Friday e 25,1% realizam próximo ou no dia da campanha. 

Boas notícias para o e-commerce! Ainda sobre a análise das informações coletadas pela MField a respeito da Black Friday 2023, os resultados são animadores para o comércio eletrônico: 56,7% dos consumidores pretendem comprar em lojas onlines, enquanto 18,6% irão mesclar as comprar entre o virtual e físico e apenas 3,9% irão comprar exclusivamente em lojas físicas. 

BF23: Consumidores cada vez mais atentos

Não é novidade que a precificação é o fator decisivo de compra na Black Friday – 91,6% dos consumidores elencam esse quesito em primeiro lugar para realizarem suas compras – O estudo da MField também mostra um dado interessante acerca disso: os consumidores se mostram mais desconfiados. 53,6% não acreditam nos descontos da Black Friday, não consideram verdadeiros ou significativos. Portanto, se você deseja faturar de verdade, ofereça descontos atrativos. 

#5 Fatos sobre a maior Black Friday de todas!

Informação é fundamental para traçar estratégias sólidas, vamos à mais insights sobre a Black Friday 2023? A Olist realizou um Relatório de Black Friday 2023, os dados revelam que:

#1 Os lojistas estão otimistas! 68,8% das lojas afirmam que pretendem vender mais neste ano do que em 2022. 

#2 A Black Friday no Brasil não se limita a apenas 1 dia. Estender os descontos por 1 semana é uma excelente oportunidade para faturar ainda mais. 

#3 O preço é o fator decisivo de compras para 63,5% dos consumidores. É essencial que os preços sejam competitivos para ter sucesso na Black Friday. 

#4 Quase 50% dos consumidores planejam gastar mais de R$500 na Black Friday e 21,9% pretendem gastar mais de R$1000. Uma grande oportunidade de elevar o ticket médio, hein? 

#5 88,5% das lojas formalizadas pretendem participar da Black Friday 2023, isso indica uma alta de 6% em relação ao ano anterior. 

Ao que tudo indica, a Black Friday 2023 tende a ser um verdadeiro sucesso para todos os lojistas, especialmente para o setor de e-commerces. Pensando nisso, preparamos um checklist para você arrasar nas vendas na Black deste ano. Anote aí: 

  • desmarcadaEstoque organizado com os produtos que estarão em promoção;
  • desmarcadaCanais de atendimento habilitados e de fácil acesso aos consumidores; 
  • desmarcadaSite otimizado e responsivo; 
  • desmarcadaPreços competitivos com descontos REAIS; 
  • desmarcadaAções de marketing para divulgação da promoção.

Quer dobrar o seu faturamento na Black Friday 2023 e não sabe por onde começar? Nós podemos te ajudar! Conte com a Eficaz para impulsionar seu negócio com as estratégias certas. Entre em contato agora mesmo com um de nossos consultores.

Escrito por: Isabel Goes

Publicado em 21 de novembro de 2023

Acelere seu crescimento
digital com a Eficaz

Para atingir todos os seus objetivos de negócio e crescer digitalmente com velocidade,
você precisa do melhor em criatividade, performance e tecnologia.

FALE CONOSCO