Por: admucom | 16/09/2022

E-Commerce

08 min de leitura

como montar um blog

Ter um blog e criar seu próprio conteúdo é uma estratégia muito eficaz para aumentar o seu reconhecimento de marca, ganhar mais autoridade no mercado e atrair visitantes e clientes para o seu site. Por isso, aprender como montar um blog para o seu e-commerce pode abrir muitas possibilidades para o seu negócio.

Se você leu nosso texto com 6 motivos porque sua empresa precisa criar um blog já deve estar bem familiarizado com o assunto e está aqui para aprender como criar seu blog. Porém, se ainda não leu, recomendo que leia para você descobrir todo o potencial que essa ferramenta tem.

Ter seu próprio blog permite a você compartilhar opiniões, experiências, educar clientes sobre seus produtos, criar um canal de comunicação com seu público e desenvolver sua marca.

Se sua loja vende produtos eletrônicos, por exemplo, seu blog pode conter resenhas sobre os principais produtos, listas com indicações de televisores, guias sobre como escolher um notebook e até notícias sobre lançamentos relevantes para o seu público.

Para conseguir aproveitar todas essas possibilidades, continue lendo esse artigo e veja como montar um blog para seu e-commerce em 6 passos.

1) Hospedagem

Tendo em mente que você já decidiu criar um blog para seu e-commerce, a primeira coisa a fazer é decidir onde você irá hospedar esse blog. A hospedagem é como se fosse o aluguel de um espaço na internet.

As diversas plataformas de hospedagem na internet possuem servidores onde você paga uma quantia por ano para manter seu site ou blog hospedado nela. Escolher uma boa plataforma garante que você tenha acesso a diversos recursos, suporte e ferramentas para melhor atendê-lo

Existem várias opções no mercado que você pode escolher, mas lembre-se de considerar: preço, suporte e avaliação de clientes que já utilizaram essa plataforma. Com isso em mãos você consegue escolher aquela com melhor custo benefício para você.

2) Domínio

O próximo passo é definir o seu domínio. Seguindo aquela analogia do aluguel, o domínio seria seu endereço. É com ele que os visitantes conseguirão chegar até seu blog.

Exemplo de domínio; como montar um blog
Foto: Reprodução: Oxford Web Studio

Se você tem um e-commerce provavelmente já possuí um domínio próprio, agora precisa decidir como será o direcionamento para esse blog. Você pode escolher um endereço dentro do seu próprio domínio, como, por exemplo “meudomínio.com.br/blog” ou pode querer criar outro.

3) Plataforma (CMS)

O próximo passo é escolher o CMS, Content Management System ou Sistema de Gerenciamento de Conteúdo, em português. É com ele que você consegue criar, editar e gerenciar todo o seu blog.

Um bom CMS possuí uma interface simples e intuitiva, onde você consegue navegar e realizar ações como criar ou editar posts sem dificuldade. Além disso, os CMS oferecem diversos plugins que vão te auxiliar na hora de criar e otimizar seus conteúdos. Vamos falar mais sobre plugins no passo 5.

como montar um blog WordPress

O CMS mais famoso do mundo, e o mais recomendado, é o WordPress. Ele possui uma comunidade enorme de usuários que estão constantemente criando e desenvolvendo novas ferramentas muito úteis.

Existem outras opções bem famosas de CMS como o Wix, Blogger e muitos outros. Escolha a melhor opção para seu negócio e que ofereça boas ferramentas e suporte para seu blog.

4) Instalar o blog

Você deve estar se perguntando, “Ué? Como assim instalar o blog?”. É isso mesmo, com sua hospedagem escolhida e o CMS também, você precisará instalar o blog dentro do servidor da plataforma de hospedagem.

A maioria das plataformas oferece ferramentas que realizam essa instalação automaticamente. É só abrir o painel de controle da hospedagem e procurar pela instalação automática do seu CMS.

Porém, se o CMS que você escolheu não possuí instalação automática, é possível fazer o procedimento manualmente.

5) Instalar plugins

Agora, seu blog já está instalado e quase pronto para ser usado. O próximo passo é instalar os plugins que facilitarão na hora de administrar e criar conteúdos para seu blog.

Eles são extensões que abrem muitas possibilidades de personalização para o blog, como, por exemplo, melhorar sua segurança, otimizações para SEO, analises com o Google Analytics e muito mais.

Alguns dos plugins mais importantes para o seu blog são: 

  • Yoast: que auxilia na otimização para SEO e mecanismos de busca.
  • Google Analyticator: permite realizar análises com o Google Analytics.
  • Jetpack: melhora o desempenho e a segurança, além de outros recursos.

Existe uma biblioteca gigantesca com plugins que você pode procurar e adicionar novos.

6) Layout

Por último, falta apenas escolher como será a aparência do seu blog. Todos os CMS possuem galerias enormes com modelos de layouts que você pode usar ou se inspirar para criar seu blog de maneira rápida simples e sem abrir mão da beleza e da experiência dos usuários.

Conclusão

Agora que você já tem todas as informações necessárias sobre como criar um blog para e-commerce, não deixe de investir nessa estratégia de marketing que pode trazer resultados muito positivos para sua marca!

Depois de ter seu site montado é hora de criar conteúdos de qualidade para atrair mais clientes, nossos próximos artigos serão com dicas de como criar conteúdo para seu blog e dicas de SEO para melhorar seu ranqueamento no Google.

Lembre-se, após criar seus conteúdos, é sempre importante realizar analises das métricas para entender seu desempenho e melhorar sua estratégia. Para isso, você pode usar o Google Analytics, leia nosso guia para iniciantes e domine essa ferramenta.

notfound

Tags

  • e-commerce
  • marketing digital
  • blog

Escrito por: admucom

Publicado em 16 de setembro de 2022

Acelere seu crescimento
digital com a Eficaz

Para atingir todos os seus objetivos de negócio e crescer digitalmente com velocidade,
você precisa do melhor em criatividade, performance e tecnologia.

FALE CONOSCO