Entenda como funciona o algoritmo do Instagram e se prepare pare as mudanças que estão por vir

Publicado em 12 de novembro de 2021

Provavelmente você já deve ter ouvido falar do algoritmo do Instagram. Depois das mudanças feitas em 2016, muitos marcas e usuários passaram a reclamar que suas postagens não estavam tendo o mesmo alcance que antes.

Mas não se preocupe, nós vamos te ajudar a entender como funciona o algoritmo do Instagram e você irá conseguir melhorar o alcance e o engajamento das suas publicações.

Para que serve o algoritmo do Instagram? 

O algoritmo do Instagram é um conjunto de regras e fundamentos que o aplicativo leva em consideração na hora de mostrar as postagens no feed. Ele serve para que o Feed seja apresentado de maneira personalizada e única para cada usuário. Até 2016, a maneira usada para organizar o Feed era em ordem cronológica. Ou seja, as publicações eram mostradas da mais recente para a mais antiga. 

Agora, o Instagram posiciona as publicações no feed de acordo com a relevância daquele conteúdo para você. Para isso, ele analisa coisas como: publicações que você curte, interações com outras contas, semelhança entre os conteúdos que você consome, etc.

Essa organização tem a função de entregar para os usuários, primeiro, aquele conteúdo que eles mais gostam, prendendo a sua atenção por mais tempo e fazendo você ficar mais no aplicativo.

Para melhorar o seu alcance e fazer sua marca chegar a mais pessoas, vamos entender como funciona o algoritmo.

Como funciona o algoritmo do Instagram?

Nós podemos resumir os critérios do Instagram em três tópicos. Informações sobre as postagens, atividade do usuário, interação entre os perfis.
O algoritmo usa inteligencia artificial para aprender os gostos e preferencias de cada um dos usuários. Através desse aprendizado, o algoritmo identificou que conteúdos de amigos e familiares são muito mais atrativos, por isso, a principal forma de ordenação do Feed e dos Stories é as publicações mais recentes de contas que você mais interage.

Informações sobre as postagens

O Instagram leva muito em consideração o engajamento e outras informações (número de curtidas, comentários, quando foi postado e sua localização).

Apesar de não usar mais a ordem cronológica, o Instagram ainda se preocupa em mostrar postagens recentes sempre que o usuário entrar no aplicativo.

Algoritmo do instagram

A velocidade com que o post é curtido também é um sinal analisado pelo Instagram. A rede social da preferência por postagens que gerem bastante engajamento nas primeiras horas após serem postadas.

Por isso, publicações com mais engajamento tem mais oportunidade de aparecer primeiro e para mais usuários.

Atividades do usuário

Esse critério analisa os interesses dos usuários, considerando os tipos de postagens que ele curtiu e a quantidade de vezes. 

Por exemplo, se em um período você curtiu mais publicações sobre filmes, a tendência é que nas próximas vezes que você abrir seu aplicativo, mais postagens sobre filmes apareçam e em posições mais altas.

Interação entre os perfis

Aqui, o Instagram analisa dois critérios: a sua interação com uma conta específica e a interação das duas contas.

Quanto mais vezes você interagir com um usuário específico, mais vezes o conteúdo criado por ele será recomendado para você.

O Instagram também considera as interações entre os dois perfis relacionados com aquela postagem. 

Se você interage muitas vezes nas publicações de uma conta e ela interage com a sua, a chance de publicações serem recomendadas para vocês é maior.

Por isso, é importante lembrar que apenas receber comentários pode não ser o suficiente para aumentar seu alcance, você também precisa interagir com os outros usuários. As interações consideradas são: comentários, curtidas, salvos e compartilhamento.

Explorar e Reels

algoritmo do instagram

Os conteúdos que você encontra no Reels e na aba Explorar, possuem algumas diferenças na hora de serem recomendadas. Os dois recursos são mais voltados para o descobrimento de novos perfis, por isso as suas interações com uma página específica não é tão relevante para o algoritmo do Instagram, mas sim se o tema das publicações corresponde ao tipo de conteúdo que você consome e a popularidade da conta que criou aquele conteúdo.

Dominando o algoritmo do Instagram

É possível que você já tenha tido algumas ideias de como usar o algoritmo a seu favor ao longo desse texto, mas vamos dar algumas sugestões de como você pode adaptar o conteúdo da sua empresa e ter mais alcance.

Descubra os melhores horários para suas postagens

Como já falamos, o Instagram beneficia aqueles perfis e postagens que recebem mais engajamento em pouco tempo. Quanto mais tempo passar da sua postagem, menos relevância ela vai ter.

Por isso, descobrir quais horários suas postagens geram mais engajamento é extremamente importante. Use as métricas disponíveis no Instagram Insight para chegar no seu horário ideal.

Use programas que agendem postagens para que você não precise se preocupar em estar presente sempre no seu horário ideal. Se os seus seguidores estiverem online no momento da sua publicação, maiores são as chances deles verem seu post.

Responda seus seguidores

Para ter mais alcance, você precisa incentivar a interação dos seus seguidores, mas você também precisa interagir com eles! Principalmente nos primeiros minutos após as postagens. 

algoritmo do instagram

Comentários geram mais engajamento e o algoritmo vai entender que sua publicação é relevante e ela será mais recomendada para os usuários.

Lembre-se de fazer post que incentivem os comentários! Pedir para que seus seguidores curtam, comentem e marquem os amigos, não é atoa! Esse tipo de coisa realmente aumenta o engajamento. 

Outra forma de demostrar sua atenção com seus seguidores é através dos Directs. Permitir que eles tirem dúvidas ou mandem mensagens no DM (Direct Message) mostra ao Instagram que sua conta é relevante, e tem mais chance de seu conteúdo aparecer no Feed desses usuários.

Nós sabemos que podem ser muitos comentários, mas existem ferramentas que podem salvar sua vida nessa hora.

Crie conteúdos interessantes

Nós podemos te dar todas as dicas do mundo ou mesmo entregar uma fórmula mágica, mas se o seu conteúdo não for interessante para os usuários, ele será, naturalmente, deixado de lado pelo Instagram.

Gaste um tempo para descobrir quem é o seu público, o que eles mais gostam de consumir? Em qual formato eles preferem, fotos ou vídeos? Qual o tipo de linguagem combina mais com eles? 

Isso tudo você consegue descobrir usando as métricas do Instagram Insight, nós já temos um texto que pode te ajudar a interpretar suas métricas do Insight.

Invista em conteúdos em vídeo

Ao longo do tempo, o Instagram adicionou cada vez mais recursos que permitem o compartilhamento de vídeos. 

Esse tipo de conteúdo tem ganhado muito espaço com o Reels, IGTV e as transmissões ao vivo. Tanto espaço que o próprio head do Instagram, Adam Mosseri, afirmou que o Instagram não é mais uma rede de compartilhamento de fotos e sim uma rede de entretenimento.
Por isso, uma boa forma de diversificar seu conteúdo e prender a atenção do seu público é apostar em conteúdos para esses recursos.

algoritmo do instagram

O alcance do Reels é o maior dos três, é um formato que está crescendo bastante e gera muito engajamento. Não é atoa que, na aba Explorar os Reels sempre ocupam lugar de destaque, mesmo que você não consuma esse conteúdo.

As transmissões ao vivo também são boas escolhas. Quando você começa uma live, seus seguidores são notificados e o seu ícone fica em destaque na barra de Stories.

Colocando a mão na massa

O algoritmo do Instagram pode assustar no começo, mas não é nenhum bicho de sete cabeças. Agora você já sabe como ele funciona e algumas formas de tirar o máximo do algoritmo. Tá na hora de colocar a mão na massa e identificar onde você está acertando e onde pode melhorar.

Combine essas dicas com nossas dicas de novas maneiras para divulgar o seu produto e traga novos conteúdos muito interessantes para o seu perfil!

Tags:

E-Commerce
Por: João Martinez
Publicado em 12 de novembro de 2021

Marilia - SP

Av. Hygino Muzi Filho, 529

Sala 140 A

+55 (14) 2105-0087

contato@eficazconsultoria.net.br

Barueri - SP

Calçada das Margaridas,

51 - Alphaville Comercial

+55 (11) 3185-4804

contato@eficazconsultoria.net.br

Link para acessar a página ABCOM – selo que Associação Brasileira de Comércio Eletrônico
Ícone que mostra que somos empresa Microsoft Partner
whatsapp