Por: admucom | 11/02/2020

Performance

08 min de leitura

conta comercial no instagram

O Instagram é a rede social que mais tem crescido. A cada dia, novos recursos e ferramentas têm sido implementados na plataforma. Além do entretenimento, o Instagram está se tornando um grande aliado dos negócios, principalmente para posicionamento de marca e vendas.

Tudo começou em 2016 com o surgimento do Instagram for Business ou Instagram para empresas. Se você ainda não sabe o que é, fique tranquilo! Nesse texto vamos explicar tudo o que você precisa saber.

Perfil Comercial no Instagram

O perfil comercial no Instagram foi criado a partir da observação da necessidade de separação entre contas comerciais e pessoais. 

Primeiramente, antes da criação da Conta Business, não havia diferença entre os perfis empresariais e particulares. Através de pesquisas, o Instagram percebeu que havia se tornado essencial que as contas fossem dividas para melhorar a experiência do usuário

Segundo dados da própria rede, cerca de 80% dos usuários seguem algum perfil comercial. Ou seja, os usuários do Instagram são abertos a presença de negócios, diferente de outras redes sociais que enfrentaram resistência ao fazer o mesmo. 

Assim surgiu o Perfil Comercial no Instagram, trazendo novos recursos e ferramentas para os usuários

5 Vantagens Do Instagram Comercial

Ter um Instagram para empresas não é apenas sobre deixar seu perfil com um ar mais profissional, afinal ele oferece diversos recursos que podem ajudar (e muito!) no desempenho da sua empresa. Vejamos os principais:

Mensuração

Uma das principais vantagens do Instagram para empresas é a mensuração de resultados e métricas.

Dessa forma, o chamado Instagram Insights fornece todas as informações necessárias para melhorar o crescimento da sua conta, fornecendo os resultados das suas publicações e do seu desempenho.

Instagram para empresas

Dentre as opções de métricas disponíveis, algumas são mais intuitivas do que outras. Por isso, preparamos algumas informações para você conseguir entender as principais métricas do Instagram para empresas.

  • Alcance

O alcance é o número de contas que visualizaram algum de seus posts. Esse número considera apenas contas únicas, ou seja, se a mesma pessoa visualizar um post mais de uma vez, será contabilizado apenas uma visualização.

O alcance é um bom representante do tráfego orgânico. Quanto mais tráfico orgânico sua conta conseguir, melhor classificada no algorítimo do Instagram ela será. Isso indica que seu conteúdo interessa para muita gente.

  • Impressões

As impressões mostram o número total de visualizações das publicações. Isso é, se uma pessoa visualizou mais de uma vez seu post, todas serão contabilizadas.

  • Cliques no site

Essa métrica é uma das mais importantes. Ela mostra quantos usuários você conseguiu levar para o seu site através do Instagram. Ou seja, quantos usuários clicaram no link que está na sua biografia.

Além das citadas acima, você consegue ter acesso a outras métricas importantes como quantidade de pessoas que salvou sua postagem, número de views em um vídeo, gênero, idade e origem do seu público, dia e horário nos quais seus posts têm melhor engajamento e muitos outros.

Ou seja, tudo que você precisa para analisar o crescimento do seu perfil comercial, está nos Insights.

Acessar os Insights é fácil. Basta ir no seu perfil na conta comercial e clicar no ícone na parte superior da tela, que tem um formato de gráfico.

Call’s to Action

Outro recurso muito útil é a inserção de botões com as famosas Call’s to Action (Chamadas para Ação). As Call’s to Action são uma forma de gatilho mental que levam o consumidor a tomar uma decisão.

A partir da criação do Instagram for Business, se tornou possível incluir informações como telefones, e-mail e endereços no seu perfil. No caso do Instagram, as Call’s to Action são direcionadas para o envio de e-mail, contato através de mensagem ou ligação e como chegar no seu estabelecimento.

As Call’s to Action podem ser adicionadas conforme a sua necessidade.

Anúncios e Impulsionamentos

Assim como no Facebook, com o Perfil Comercial no Instagram você será capaz de criar anúncios e impulsionar publicações. Dessa forma, pessoas que ainda não te seguem ou não conhecem a sua marca, receberão os seus anúncios. No Instagram também é possível que você segmente o público que receberá as suas postagens.

Além disso, você poderá acompanhar os resultados e métricas dos seus anúncios e postagens impulsionadas.

Existe também a possibilidade da inclusão das Call’s to Action nos posts impulsionados, direcionando o seu cliente a obter mais informações, comprar um produto ou visitar o site.

Compras no Instagram

Outro grande acerto do Instagram para negócios foi a possibilidade de realizar vendas na própria plataforma. Com o perfil comercial é possível que você cadastre produtos e adicione mais informações sobre eles para que os compradores tenham acesso. O preço de venda é um exemplo disso. Ao marcar os produtos, você poderá aparecer na aba Instagram Shopping como sugestão de compra para os clientes.

Compras no Instagram para empresas

Credibilidade e Conversão

Além de todas as vantagens acima, o perfil comercial também transmite a credibilidade e profissionalismo da sua empresa. Por isso, ao perceber que aquele é um Instagram comercial, o usuário entende que se trata de uma empresa séria. Da mesma forma, o perfil de Instagram comercial também é o que oferecer mais pontos de contato e oportunidade de conversão. Isso ocorre através dos botões de contato e call to action disponíveis.

Coloque em prática o que você aprendeu!

Agora que você já conhece todas as vantagens de ter um perfil comercial no Instagram, está na hora de fazer a transição da sua conta. Assim poderá começar a ver os resultados que você sempre buscou.

Se você quer mais dicas sobre como usar o Instagram a favor da sua empresa, não perca as próximas postagens do nosso blog.

Saiba também como usar o Facebook como aliado do seu negócio. É muito importante manter uma presença digital consistente para impulsionar sua marca.

Aproveite e descubra todos os serviços de marketing digital que a Eficaz Marketing tem para oferecer e facilitar a gestão do seu negócio em crescimento! Se você precisar de uma ajuda, entre em contato.

notfound

Tags

  • instagram para empresas
  • instagram

Escrito por: admucom

Publicado em 11 de fevereiro de 2020

Acelere seu crescimento
digital com a Eficaz

Para atingir todos os seus objetivos de negócio e crescer digitalmente com velocidade,
você precisa do melhor em criatividade, performance e tecnologia.

FALE CONOSCO