Por: Isabel Goes | 09/10/2023

E-Commerce

08 min de leitura

A Black Friday, um dos eventos de compras mais aguardados do ano, está se aproximando rapidamente e as expectativas são altas. Em 2022, os consumidores já mostraram um forte apetite por ofertas e promoções, mas este ano promete superar todas as expectativas. De acordo com a pesquisa de intenção de compra para a Black Friday do Méliuz, os consumidores podem estar dispostos a gastar 62% a mais durante a Black Friday de 2023 em comparação com o ano anterior. 

Vamos analisar o que impulsiona essa previsão otimista e o que os varejistas podem fazer para aproveitar ao máximo esse aumento nas compras.

Black Friday 2023: o que esperar? 

O dia 24 de novembro está se aproximando e, com ele, a ansiedade e empolgação dos consumidores e comerciantes para a Black Friday de 2023. Este evento anual, conhecido por suas ofertas irresistíveis e oportunidades únicas de compras, promete ser ainda mais impactante do que em 2022. Uma pesquisa realizada pela Méliuz revela insights impressionantes que lançam luz sobre as tendências que podem moldar essa edição da BF23.

Um Crescimento Expressivo nas Intenções de Compra

A primeira constatação que merece destaque é o aumento notável no interesse dos consumidores pela Black Friday de 2023. A pesquisa da Méliuz revelou que incríveis 95,2% dos entrevistados têm a intenção de realizar pelo menos uma compra durante o período da Black Friday. Isso reflete não apenas a popularidade contínua do evento, mas também a crescente confiança dos consumidores nas oportunidades oferecidas pelas promoções.

A Ascensão do Ticket Médio

Outro dado que chama a atenção é o crescimento significativo no ticket médio planejado pelos consumidores. Em 2022, 32% dos respondentes afirmaram que pretendiam gastar mais de R$1.000 na Black Friday. Isso representa um aumento notável de 62% em comparação com o ano anterior. 

Esse aumento no ticket médio é um indicador claro de que os consumidores estão dispostos a investir mais durante a Black Friday de 2023, possivelmente em produtos de maior valor ou em várias ofertas que atendam às suas necessidades.

Oportunidades para o Comércio

Para os comerciantes, esses insights fornecem uma visão valiosa sobre o comportamento e as expectativas dos consumidores. Para aproveitar ao máximo a Black Friday de 2023, é fundamental atender a essas tendências. 

Dentre as diversas categorias que despertam o interesse dos consumidores na Black Friday 23, destacam-se as seguintes:

  1. Eletrônicos e Informática: 49,2%;
  2. Eletrodomésticos e Eletroportáteis: 44,8%
  3. Roupas: 30,8%;
  4. Acessórios e Calçados: 27,7% 
  5. Perfumes e Cosméticos: 21,5%.

Esses números refletem não apenas a diversidade de interesses dos compradores durante a Black Friday, mas também a amplitude das oportunidades oferecidas pelos varejistas para atender às suas variadas demandas.

Black Friday 23 e e-commerce

O e-commerce continua a ser a opção preferida de compra para uma impressionante parcela de 98% dos entrevistados da pesquisa realizada pela Méliuz. Ao escolher o ambiente virtual para suas compras durante a Black Friday, eles destacam as seguintes razões:

  1. Melhores Preços (87,2%): A busca por ofertas e economia é um dos principais motores por trás da preferência pelo e-commerce durante a Black Friday, com uma esmagadora maioria de 87,2% dos consumidores buscando preços competitivos.
  2. Comodidade (82,4%): A conveniência de comprar sem sair de casa é altamente valorizada, com 82,4% dos participantes da pesquisa optando pelo e-commerce devido à comodidade que ele oferece.
  3. Melhores Promoções (51%): Além de preços atraentes, os consumidores também se voltam para o e-commerce em busca das melhores promoções disponíveis, com 51% deles enfatizando a importância desse fator na tomada de decisão.

Esses resultados destacam a importância do comércio eletrônico como plataforma de escolha para os compradores durante a Black Friday, com ênfase em preços competitivos, conveniência e oportunidades de economia como fatores determinantes para essa preferência notável.

O seu e-commerce está preparado para aproveitar ao máximo as oportunidades da Black Friday 2023? Gostou do conteúdo? Continue em nosso blog e saiba mais sobre como impulsionar o seu negócio! 

Escrito por: Isabel Goes

Publicado em 09 de outubro de 2023

Acelere seu crescimento
digital com a Eficaz

Para atingir todos os seus objetivos de negócio e crescer digitalmente com velocidade,
você precisa do melhor em criatividade, performance e tecnologia.

FALE CONOSCO