Por: Isabel Goes | 22/05/2023

Marketing

08 min de leitura

Você provavelmente já sabe que é importante manter um bom relacionamento com seu público nos canais digitais, a fim de transformá-los de seguidores em clientes. Mas você sabia que isso significa despertar emoções nas pessoas?

A crescente necessidade de ferramentas avançadas de marketing é um dos principais impulsionadores de mercado para o crescimento do mercado de neuromarketing.

Produzir conteúdo relevante e persuasivo pode ser um desafio, especialmente em um ambiente de negócios cada vez mais competitivo. Risos, surpresas, saudades, alegrias, lágrimas e até mesmo frustrações são algumas das emoções que um conteúdo deve buscar para se conectar com a audiência. Quando nenhuma dessas reações é despertada, o conteúdo provavelmente será ignorado, sem gerar interação ou vendas. 

É aí que entra o neuromarketing, uma abordagem científica que combina a neurociência com o marketing para entender como o cérebro humano processa informações e toma decisões. E o melhor: é mais simples do que parece!

Entendendo a mente do seu público

O primeiro passo para aplicar o neuromarketing ao marketing de conteúdo, é entender a mente do seu público. Para isso, é necessário conhecer seus hábitos, desejos, medos e motivações. A pesquisa de mercado e a análise de dados podem fornecer informações valiosas sobre o público-alvo, mas o neuromarketing vai além, investigando como o cérebro responde aos estímulos de marketing.

Outro aspecto importante do neuromarketing é a compreensão dos processos cognitivos do cérebro, como a atenção, a memória e a percepção. Por exemplo, o cérebro humano é programado para prestar mais atenção em informações visualmente atraentes, como imagens coloridas, vídeos e infográficos. Além disso, o cérebro é mais eficiente em processar informações que estão organizadas em um formato fácil de ler, com títulos, subtítulos e listas de marcadores.

Aplicando o neuromarketing ao marketing de conteúdo

Com base nas descobertas do neuromarketing, é possível criar conteúdo que se conecta com o público de maneira mais eficaz. Aqui estão algumas dicas práticas:

Conheça seu público-alvo

Antes de começar a produzir conteúdo, é importante conhecer bem o seu público-alvo. Quais são suas necessidades, desejos e interesses? Quais são as dores que eles enfrentam e como sua empresa pode ajudá-los a resolvê-las?

Ao entender melhor o seu público-alvo, você pode produzir conteúdo que fale diretamente com eles e aborde assuntos que realmente importam para eles. E isso é fundamental para criar conexão e engajamento.

Use gatilhos mentais

Os gatilhos mentais são estímulos que o cérebro recebe e que podem influenciar suas decisões. Eles são usados em diversas áreas do marketing e podem ser aplicados na produção de conteúdo.

Por exemplo, o gatilho mental da escassez pode ser usado para incentivar a ação do público. Você pode destacar a quantidade limitada de um produto ou serviço para criar um senso de urgência e motivar as pessoas a agirem rapidamente.

Outro exemplo é o gatilho da reciprocidade. Ao oferecer conteúdo de valor gratuito, você pode despertar o senso de obrigação no público e aumentar a chance deles retornarem ao seu site e se tornarem clientes.

Utilize imagens e vídeos

O cérebro humano processa informações visuais de forma mais rápida e eficiente do que informações escritas. Por isso, é importante incluir imagens e vídeos em seu conteúdo para chamar a atenção do público e aumentar o engajamento.

Mas não basta usar qualquer imagem ou vídeo. É preciso escolher aqueles que realmente se conectem com o público e reforcem a mensagem que você está transmitindo.

Conte histórias

As histórias são uma poderosa ferramenta de conexão emocional. Ao contar histórias em seu conteúdo, você pode despertar emoções no público e aumentar o engajamento.

Mas não basta contar qualquer história. É preciso que ela seja relevante para o público-alvo e esteja alinhada com a mensagem que você quer transmitir. Além disso, a história deve ser contada de forma envolvente e com uma linguagem acessível.

Conclusão

A produção de conteúdo é uma estratégia fundamental para empresas que desejam se destacar na internet e atrair clientes em potencial. Mas para produzir conteúdo realmente eficaz, é importante aplicar técnicas de neuromarketing que ajudem a conectar com o público.

Achou interessante esse conteúdo? Para não perder outros como este, continue navegando em nossa página e confira mais artigos como esse em nosso blog.

Escrito por: Isabel Goes

Publicado em 22 de maio de 2023

Acelere seu crescimento
digital com a Eficaz

Para atingir todos os seus objetivos de negócio e crescer digitalmente com velocidade,
você precisa do melhor em criatividade, performance e tecnologia.

FALE CONOSCO