O planejamento estratégico é um pilar fundamental para o sucesso do seu negócio, você sabia? Desde as menores até as maiores empresas, esse processo deve ser estruturado e pensado detalhadamente se há pretensão de crescimento no mercado. 

Apesar de ser um fato que o planejamento de forma estratégica traz inúmeros benefícios, apenas 10% das empresas o realizam. Não é uma tarefa fácil mas sim necessária, e neste artigo iremos discorrer sobre essa prática essencial e como planejar de forma eficaz. 

O que é planejamento estratégico? 

Planejamento estratégico é o que norteia os próximos passos de toda e qualquer empresa. Nada mais é que um processo que está ligado diretamente às oportunidades, objetivos e metas que um negócio deseja alcançar. É através dele que há a compreensão do lugar em que se quer chegar e o que e como fazer para chegar até lá. 

Mas como? Todo planejamento parte de análises dos cenários e definições já existentes, e a partir disso se traçam os próximos passos. Vale lembrar que o planejamento estratégico pode ser feito mensalmente, semestralmente, anualmente ou a prazos muito maiores. 

Características de um bom planejamento estratégico 

Para estruturar um bom planejamento é necessário se certificar de algumas premissas, como por exemplo: 

Vantagem competitiva: esse fator é crucial para traçar o seu planejamento, afinal, é esse o diferencial da sua empresa e o que faz o seu cliente comprar com você ao invés de comprar com o seu concorrente. Atenção: todo o seu planejamento estratégico terá que se apoiar em torno desse tópico.

Visão organizacional compartilhada: para funcionar, é imprescindível que todos da empresa tenham conhecimento das mesmas informações, afinal, se o processo é visto de forma individual é muito mais difícil de atingir as metas. 

Ação! É necessário agir através de estratégias delineadas até alcançar o objetivo esperado. É importante ressaltar a necessidade de avaliar e ajustar o planejamento durante a sua execução. 

Vantagens de um planejamento estratégico para o seu negócio

As empresas que possuem um planejamento estratégico saem na frente e se destacam no mercado, isso porque esse processo traz inúmeras vantagens e benefícios. Dentre elas estão: 

  • Decisões assertivas
  • Maior produtividade da equipe
  • Aumenta o nível de organização da empresa
  • Priorização de tarefas e ações seguindo o cronograma estabelecido no planejamento
  • Senso de direção 
  • Maior durabilidade do negócio 
  • Desenvolvimento contínuo
  • Comunicação alinhada 

Como realizar um planejamento estratégico

Agora que você já sabe o que é, qual a importância e as vantagens de um planejamento, mãos à obra! 

Para começar o seu planejamento estratégico realize um diagnóstico geral do seu negócio. Avalie os fatores internos e externos, oportunidades atuais e futuras, missão visão e valores e todos os pontos fracos e fortes da empresa. Este detalhamento deve ser feito de forma precisa e minuciosa

Após realizar o diagnóstico inicial é hora de definir os objetivos através de indicadores e métricas levantadas anteriormente. Com as metas traçadas, é o momento de agir e realiza-las. 

É importante acompanhar e monitorar o seu planejamento estratégico de perto, verificar o que está funcionando e ajustar estratégias no caminho. 

Não se esqueça: envolver a equipe é fundamental! 

Conclusão

Comece já o seu planejamento e saia na frente no mercado competitivo. Se você gostou de saber mais sobre planejamento estratégico continue navegando em nossa página e confira muito mais conteúdos como esse em nosso blog.

Escrito por: Isabel Goes

Publicado em 11 de abril de 2023

Acelere seu crescimento
digital com a Eficaz

Para atingir todos os seus objetivos de negócio e crescer digitalmente com velocidade,
você precisa do melhor em criatividade, performance e tecnologia.

FALE CONOSCO