Instagram Shopping e pagamentos nativos

Publicado em 09 de fevereiro de 2021

Uma pesquisa realizada pela Neotrust, mostrou que foram realizadas 78,5 milhões de compras online nos três primeiros meses de 2021, isso representa um aumento de 57,4% em comparação ao primeiro trimestre de 2020.

As expectativas para o e-commerce é de mais crescimento nos próximos anos. Em matéria da Forbes, a empresa de consultoria italiana Finaria, apresentou dados sobre a tendência das vendas mundiais no e-commerce. Segundo a matéria, as vendas online devem alcançar 3,4 trilhões de dólares em 2025.

Ou seja, as compras online são o presente e o futuro e se você quiser fazer parte desse grupo de comerciantes que vão aproveitar desse cenário, você precisa ter uma forma de vender seus produtos na internet.

O Instagram não pára de trazer inovações que facilitam as compras online, nesse texto você irá conhecer o Instagram Shopping, recurso que favorece o e-commerce e permite o pagamento nativo! 

Ou seja, o pagamento pode ser realizado dentro do aplicativo. 

Em outras palavras, o Instagram Shopping faz com que o diálogo com o vendedor seja desnecessário. Ao mesmo tempo, evita limitações na hora do pagamento e melhora a usabilidade dos usuários.

Esse recurso é um grande incentivo para comerciantes de todos os tamanhos, que podem vender seus produtos de maneira rápida, segura e confortável para o cliente.

Além disso, a plataforma também investiu em uma mudança no layout: agora, a mesma possui as funções Reels e Shop.

O objetivo é ajudar a explorar a variedade de conteúdo para assistir (Reels) e produtos para comprar diretamente no aplicativo (Shop). 
Ou seja, uma excelente forma de aumentar as conversões da sua loja, não é?

instagram shopping

Como funciona o Instagram Shopping?

O Instagram Shopping permite que você coloque links de produtos em fotos publicadas no feed e nos stories. Esses links funcionam de forma semelhante à marcação de usuários, mas será informado o nome do produto e o preço.

No feed, o usuário pode optar por abrir a aba de loja, onde pode ser encontrado todos os produtos marcados como produtos.  

Existem duas formas de finalizar a compra no Instagram Shopping. Elas vão depender da sua estratégia e de sua disponibilidade de recursos. 

Se você já tiver um site onde faz suas vendas, é possível colocar o link do seu site com o produto para gerar tráfego para o seu site. Nesse caso a venda será feita fora do ambiente do Instagram.

A outra forma é a venda interna. Caso você não possua um site ou queira vender dentro do próprio Instagram, você pode usar os recursos da plataforma. 

As pessoas sempre tiveram muito receio de comprar online, até hoje muita gente ainda torce o nariz para fazer compras na internet. O ambiente criado pelo Instagram onde é possível fazer o checkout é totalmente seguro. Basta cadastrar seus dados, cartão de crédito e, para mais segurança, um PIN.

Utilizar a venda nativa do Instagram é uma excelente opção para pequenos empresários que, muitas vezes, não conseguem dispor de recursos suficientes para montar um ambiente seguro e otimizado para vendas.

Além disso, é uma opção mais atrativa do que usar plataformas de marketplace como: Amazon, MagaLu, etc. Visto que colocando seus produtos nessas plataformas, sua marca estará em segundo plano. No Instagram, será o seu próprio ambiente, com sua marca.

Como cadastrar um produto?

Para que sua empresa possa usufruir do Instagram Shopping, algumas condições de vem ser seguidas. 

  1. A empresa deve vender bens materiais e não serviços.
  2. A conta precisa ser comercial
  3. Ela deve cumprir as políticas do Instagram
  4. A conta deve estar vinculada com uma conta comercial do Facebook e a página do Facebook deve ter um catálogo. 

Caso você cumpra todas as condições, você precisará cadastrar sua empresa no catálogo do Facebook. Acesse sua página comercial do Facebook e clique em loja, depois basta preencher com os dados dos produtos e as informações necessárias.

Após esse passo, você poderá cadastrar seus produtos. O Facebook vai revisar os produtos inseridos por você, para garantir que eles sejam de qualidade, por isso pode demorar algum tempo até que o recurso visual apareça na sua conta.
Quando você receber sua resposta, basta inserir os produtos nas fotos como se você estivesse marcando usuários. Clique na foto. Você encontrara a opção inserir tag de produto, clique nela e coloque o nome, preço e fotos adicionais. Nos stories você consegue compartilhar o link para a venda do seu produto, mas o Instagram exige que sua página tenha ao menos, 10 mil seguidores.

instagram shopping

Qual a importância disso para as marcas?

A inovação de Mark Zuckerberg favoreceu as marcas: agora é possível oferecer mais um canal de compra ao consumidor, de forma simples e rápida. 

Se antes o Instagram era uma rede social focada em estilo de vida, hoje podemos dizer que seu foco é vendas.

Além do pagamento nativo na rede social, o Instagram já contava com a aba “Loja”, exclusiva para esse tipo de publicação.

Ali, o consumidor clica na imagem e visualiza o preço de cada produto, além de ser direcionado à loja virtual, aumentando o tráfego do e-commerce. Aproveite e confira nossas dicas de como divulgar um produto no Instagram.

Agora, entre em contato conosco e descubra como configurar seu Instagram Shopping e fazer uma campanha de divulgação! 

E-Commerce
Por:
Publicado em 09 de fevereiro de 2021

Marilia - SP

Av. Hygino Muzi Filho, 529

Sala 140 A

+55 (14) 2105-0087

contato@eficazconsultoria.net.br

Barueri - SP

Calçada das Margaridas,

51 - Alphaville Comercial

+55 (11) 3185-4804

contato@eficazconsultoria.net.br

Link para acessar a página ABCOM – selo que Associação Brasileira de Comércio Eletrônico
Ícone que mostra que somos empresa Microsoft Partner
whatsapp