Aproveite A Onda De Crescimento Do E-Commerce No Brasil E Comece A Vender Pela Internet

Publicado em 13 de outubro de 2020

Nesse artigo, você vai descobrir como a quarentena IMPULSIONOU o crescimento do e-commerce no Brasil, gerando um aumento de 104% no faturamento em relação ao segundo trimestre de 2019.

Em 2020, diversas pesquisas e indicadores do comércio eletrônico mostram um crescimento impressionante na primeira metade do ano, especialmente no período entre março e junho.


Recorde de crescimento em 20 anos de e-commerce

Segundo dados fornecidos pela pesquisa Webshoppers 42, o e-commerce bateu um recorde de faturamento em 20 anos.

No comparativo do primeiro semestre de 2020 com o ano anterior, o faturamento atingiu 38,8 bilhões, representando 47% de crescimento do e-commerce no Brasil.

E-commerce cresce 47% no primeiro semestre de 2020


E-Commerce Teve Um Aumento De 104% No Faturamento No Segundo Trimestre

Sabemos que o fator principal do crescimento do comércio eletrônico foi o efeito da pandemia, com as consequências do isolamento social e do fechamento do comércio físico.

Por esse motivo, o pico de crescimento do e-commerce no Brasil se concentra especialmente no segundo trimestre. Confira a seguir os dados da 42ª edição da Neotrust/Compre &Confie, que mostra:

  • O número de pedidos online DOBROU;
  • O faturamento do segundo trimestre foi de R$16,2 bilhões em 2019 para R$33 bilhões em 2020.
crescimento do e-commerce no Brasil no segundo trimeste de 2020


Novos consumidores representam 24,2% das vendas

Além do número maior de pedidos e faturamento superior, a mesma pesquisa mostra que os novos consumidores online representam 24,2% dessas vendas.

Até mesmo porque foram 5,7 milhões de pessoas realizando sua primeira compra online, como mostra nosso relatório de tendências e inovações no varejo brasileiro.

Isso mostra que é preciso estar atento as necessidades e expectativas dos consumidores de todas as gerações, com destaque para a presença da terceira idade na era digital.


Fatores que influenciaram o crescimento do e-commerce no Brasil:

Existem alguns fatores relacionados a quarentena que podem ter sido responsáveis por impulsionar o crescimento do comércio eletrônico. Portanto, montamos essa lisa com 4 motivos que fizeram o e-commerce crescer no Brasil:

  • Dificuldade de comprar itens de necessidade básica, devido ao fechamento do comércio;
  • Medo de sair de casa – o fenômeno FOGO (Fear Of Going Out), que levou os consumidores a buscar alternativas como delivery e retire na loja;
  • Busca por compras mais seguras, ou seja, com menor risco de contaminação;
  • Mais facilidade e comodidade para comprar em um período de incertezas.

Ao entender a motivação do consumidor, que está por trás dessa transição do mundo físico para o digital pode ajudar as empresas a criar soluções inovadoras e relevantes para esse período atípico.


Encontre o espaço do seu produto no mercado digital: consumidores buscam por diferentes produtos

Desde ovos de páscoa até aviamentos: os consumidores passaram a comprar diversos tipos de produtos online. Até mesmo aquele tipo de compra que costuma ser majoritariamente presencial, como itens de hortifrúti.

Isso ocorreu por causa do distanciamento social, que levou até as microempresas a diversificarem suas formas de venda e entrega para continuar atendendo a demanda dos consumidores durante o período de isolamento social.

Principais crescimentos registrados nas buscas

Por isso, a sua empresa pode conquistar um espaço no mercado de vendas online, seja qual for o segmento que você atua. Pesquise como seus concorrentes estão trabalhando para superar as barreiras do mundo físico –  e atue para oferecer um diferencial competitivo que entrega valor aos seus clientes em potencial.


Como você pode surfar essa onda de crescimento e vender mais online?

Se você também quer fazer parte desse crescimento astronômico do comércio eletrônico, temos algumas dicas essenciais. Aproveite essa oportunidade para estabelecer o posicionamento da sua empresa no mercado digital e ampliar suas vendas.


Ative seus canais de vendas pela internet: loja virtual

Ter o seu próprio canal de e-commerce é o mesmo que ter uma loja aberta em todo o Brasil! Se você ainda não sabe como abrir sua própria loja virtual, nós podemos te ajudar com isso. Afinal, a Eficaz Marketing é especialista em soluções e tecnologia para comércio eletrônico.

Então, não espere muito para colocar sua loja virtual no ar e aproveitar esse crescimento para vender muito mais.


Impulsione suas vendas pelas redes sociais

As redes sociais são um canal poderoso para vendas remotas. Além de ser um canal de descoberta de novas marcas e produtos, ter a sua marca presente e ativa nas redes sociais pode gerar uma conexão ainda mais estreita com seu público-alvo.

Aproveite e confira nosso artigo com 20 dicas essenciais para vender mais pelas redes sociais, e comece hoje mesmo a otimizar seu processo de postagem de conteúdos e atendimento.


Esteja pronto para atender por aplicativos de mensagem

Como você pode ver no post sobre compras via whatsapp e apps de mensagem, esse hábito de conversar diretamente com um vendedor se tornou mais comum nesses últimos meses.

A sua empresa oferece atendimento pelo whatsapp? Você responde as mensagens e comentários das suas redes sociais? Se ainda não verificou como está o atendimento nesses canais, comece hoje.

Estar presente onde o seu público espera que você esteja pode fazer toda a diferença nos resultados do seu negócio.


Diversifique suas opções de entrega

Devido aos novos riscos da exposição ao contato social, as pessoas estão buscando por formas mais seguras de comprar. As opções de delivery e retire na loja são cada vez mais buscadas pelos consumidores, assim como a entrega sem contato.

Revise as formas de entrega que a sua empresa oferece hoje, e descubra como você pode oferecer uma experiência encantadora, com praticidade e segurança para seus clientes.


Impulsione seu e-commerce com mídias pagas

Através das campanhas de Facebook & Instagram Ads e Google Ads, você pode alcançar consumidores cada vez mais qualificados para conhecer sua loja virtual.

Aqui ressaltamos a importância da mídia paga para ampliar o alcance de uma nova empresa online, e também para gerar conversões.

Sendo assim, descubra como marketing de performance pode ajudar o seu e-commerce a crescer num ambiente competitivo.


Com tudo isso em mente, fica evidente que se um negócio quer se manter relevante agora e a longo prazo, precisa estar presente nos canais digitais.

Por isso, os números crescimento do e-commerce no Brasil são o incentivo que você precisava para seguir em frente com transformação digital da sua loja. Para quem tem uma loja física e deseja migrar para o digital, agora é melhor momento! E se você já possui um e-commerce ativo, saiba que pode investir em campanhas inteligentes que vão te ajudar a aumentar as vendas.

Para isso a Eficaz tem especialistas certificados em anúncios pagos, preparados para gerenciar as campanhas da sua loja. Acesse nosso site e descubra como podemos levar sua loja ao sucesso nesse momento de crescimento do e-commerce.

E-Commerce
Mercado
Por: Redação Eficaz | Isadora Souza
Publicado em 13 de outubro de 2020

Marilia - SP

Av. Hygino Muzi Filho, 529

Sala 140 A

+55 (14) 2105-0087

contato@eficazconsultoria.net.br

Barueri - SP

Calçada das Margaridas,

51 - Alphaville Comercial

+55 (11) 3185-4804

contato@eficazconsultoria.net.br

Link para acessar a página ABCOM – selo que Associação Brasileira de Comércio Eletrônico
Ícone que mostra que somos empresa Microsoft Partner
whatsapp