Por: Isabel Goes | 20/07/2023

Marketing

08 min de leitura

Em tempos em que a rotina se torna cada vez mais cheia, a comunicação assíncrona se mostra como uma ferramenta muito útil. De forma básica, a comunicação assíncrona é toda comunicação que não é feita em tempo real ou seja, quando o receptor pode visualizar e responder em qualquer momento. Apesar de muito prática, esse tipo de ação deve ser feita com objetividade para ser assertiva. 

Se você deseja saber mais sobre comunicação assíncrona, continue neste artigo! 

Comunicação Assíncrona vs. Comunicação Síncrona

A comunicação síncrona consiste em todo tipo de comunicação que acontece em tempo real, como telefonemas, videochamadas ou uma reunião presencial. Autoexplicativo, o nome Comunicação Assíncrona se dá ao conceito de comunicações que não compartilham o mesmo tempo e momento de interação. 

Exemplos de comunicação assíncrona

Postagens em redes sociais;

Notificações de aplicativos;

E-mail;

Mensagens em redes sociais;

Artigos de blog; 

Vídeos pré-gravados. 

Como utilizar a comunicação assíncrona de forma assertiva 

Existem alguns pontos característicos e essenciais para uma comunicação assíncrona efetiva. Isso se deve ao fato do timing, por isso, a mensagem deve ser sempre objetiva e clara. 


Certifique-se que o conteúdo da comunicação em questão não dê margem para dúvidas ou interpretações ambíguas, afinal, caso surjam dúvidas, você não poderá respondê-las no mesmo instante. 

Lembre-se de revisar todos os elementos das ações assíncronas antes de enviá-las ou publicá-las. 

Qual o momento para a comunicação síncrona e assíncrona?

Você já esteve em uma reunião que poderia ter sido resumida em um e-mail? Esse é um ótimo exemplo para saber quando realizar uma comunicação assíncrona. 

A comunicação assíncrona deve ser utilizada em momentos em que o assunto demanda uma compreensão mais profunda, para que assim possa ser analisado e respondido de forma assertiva. 

Já a comunicação síncrona é indicada para situações como brainstorm ou planejamentos, por exemplo. 

Canais para utilizar a comunicação assíncrona

  1. Ferramentas de gerenciamento de projetos, como o Trello ou Operand, são excelentes canais de comunicação assíncrona. Nas plataformas é possível encontrar espaços para registros de comentários e tarefas. 
  2. No Google WorkSpace as comunicações assíncronas podem ser realizadas através de e-mails, criação de documentos e pastas para armazenar arquivos  e muito mais. 
  3. O Slack é uma plataforma de chat, com versão paga e gratuita, é muito utilizada por diversas empresas, também uma ótima ferramenta para uma comunicação assíncrona assertiva. O chat transforma conteúdos de e-mails em mensagens e é capaz de criar grupos de transmissão. 

Essas são algumas das ferramentas de comunicação assíncrona que são muito utilizadas por diversas empresas. 

Conclusão

A comunicação assíncrona é um excelente método que facilita a troca de informações no dia a dia empresarial. O seu negócio já aderiu a essa modalidade?

Achou interessante esse conteúdo? Para não perder outros como este, continue navegando em nossa página e confira mais artigos como esse em nosso blog.

Escrito por: Isabel Goes

Publicado em 20 de julho de 2023

Acelere seu crescimento
digital com a Eficaz

Para atingir todos os seus objetivos de negócio e crescer digitalmente com velocidade,
você precisa do melhor em criatividade, performance e tecnologia.

FALE CONOSCO