Por: Bianca Barbosa | 15/02/2024

E-Commerce

08 min de leitura

Sustentabilidade é um fator que você leva em conta na hora de comprar? E se eu te disser que esse é um fator decisivo de compra para mais da metade dos consumidores brasileiros? 

Dados do Índice de Sustentabilidade de 2023 revelam que 56% dos consumidores deixam de consumir de uma marca que não investe em sustentabilidade. Indo mais profundo, estudos também mostram que 63% dos consumidores procuram e escolhem marcas com um histórico ESG. Mas o que isso revela para o mercado do e-commerce? 

Hoje, vamos entender melhor sobre a relação do ESG com o sucesso das marcas no cenário atual e te daremos 5 dicas valiosas de como trabalhar esse assunto no seu negócio. Vamos lá? 

Afinal, você sabe o que é ESG? 

ESG (Governança Social, Ambiental e Corporativa) é uma sigla que se refere a três critérios principais utilizados por empresas e investidores para avaliar e medir o desempenho ambiental, social e de governança. Essa abordagem consiste em avaliar até que ponto o negócio trabalha em prol de objetivos sociais que vão além de números e resultados. 

Vamos entender melhor o significado da sigla: 

Ambiental (Environmental): Este critério se refere às práticas e políticas relacionadas ao meio ambiente que uma empresa adota em suas operações. Isso inclui a gestão de recursos naturais, eficiência energética, emissões de gases de efeito estufa, conservação da biodiversidade, gestão de resíduos, entre outros aspectos ambientais.

Social (Social): O critério social engloba as questões relacionadas ao impacto da empresa na sociedade em que está inserida, bem como nas comunidades locais, seus funcionários e outras partes interessadas. Isso pode incluir práticas de trabalho justo, diversidade e inclusão, saúde e segurança no trabalho, direitos humanos, relações com a comunidade, entre outros.

Governança (Governance): O critério de governança refere-se à estrutura de liderança e tomada de decisões dentro de uma empresa. Isso inclui a composição do conselho de administração, transparência nas práticas de contabilidade e relatórios financeiros, políticas anti-corrupção, remuneração dos executivos, bem como a proteção dos direitos dos acionistas.

E-commerce e ESG: qual a relação?

Não é novidade que o e-commerce vem ganhando cada vez mais força e tomando espaço na sociedade. Com a expansão da conectividade digital e o aumento da confiança dos consumidores em transações online, o e-commerce testemunhou um crescimento exponencial em todo o mundo. 

No entanto, o crescimento do e-commerce também trouxe consigo uma série de questões ambientais, sociais e de governança que precisam ser abordadas de forma responsável e sustentável. O e-commerce e os princípios ESG estão intrinsecamente interligados, e as empresas que operam no espaço digital devem reconhecer a importância de integrar considerações ambientais, sociais e de governança em suas estratégias e práticas comerciais. 

Ao adotar uma abordagem sustentável e responsável, as empresas de e-commerce não apenas mitigam riscos e protegem suas reputações, mas também contribuem para um futuro mais justo, equitativo e ambientalmente consciente. 

Como impulsionar o seu e-commerce com o ESG

Com as mudanças climáticas emergentes, esse assunto conseguiu furar a bolha e não é mais pautado somente por ativistas e como foi dito anteriormente, os consumidores estão cada vez mais ligados com as questões de sustentabilidade. 

Isso mostra a urgência das empresas de se posicionarem referente a essa questão. 

Como se posicionar? 

#1 Comunique claramente suas práticas ambientais, sociais e de governança para seus clientes. Isso pode incluir informações sobre materiais sustentáveis, processos de produção éticos e iniciativas comunitárias.

#2 Busque fornecedores que adotem práticas ambientais responsáveis ​​e ofereça produtos sustentáveis ​​e de origem ética em seu e-commerce. Isso pode incluir produtos orgânicos, reciclados, de comércio justo ou feitos localmente.

#3 Busque maneiras de reduzir a pegada de carbono de suas operações logísticas, otimizando rotas de entrega, usando embalagens eco-friendly e explorando opções de transporte sustentável, como veículos elétricos.

#4 Explore soluções tecnológicas que possam ajudar a reduzir o consumo de energia, otimizar processos e minimizar o desperdício em suas operações de e-commerce.

#5 Implemente métricas e indicadores para acompanhar seu desempenho ESG ao longo do tempo e divulgue regularmente seu progresso e iniciativas para seus stakeholders.

Mas atenção, o posicionamento da sua marca precisa ser verdadeiro! O público está atento às marcas que utilizam a pauta somente para o marketing, o conhecido “greenwashing”.

E aí, o seu e-commerce já utiliza das pautas da sustentabilidade? 

Escrito por: Bianca Barbosa

Publicado em 15 de fevereiro de 2024

Acelere seu crescimento
digital com a Eficaz

Para atingir todos os seus objetivos de negócio e crescer digitalmente com velocidade,
você precisa do melhor em criatividade, performance e tecnologia.

FALE CONOSCO