Por: Isabel Goes | 28/11/2023

Marketing

08 min de leitura

A pandemia promoveu a aceleração digital no mundo todo, intensificando o uso das redes sociais para pelo menos 72% da população, segundo pesquisa da Stackla. Com isso, cada vez mais empresas fortalecem suas presenças no digital, através das redes sociais. 

A presença na internet desempenha um papel crucial, especialmente quando se leva em conta o aumento constante das vendas através de canais online a cada ano. De acordo com informações fornecidas pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm):

  • Prevê-se que o setor de comércio eletrônico alcance a marca de R$ 185,7 bilhões em 2023.
  • Esse número é projetado para atingir R$ 273 milhões até 2027.

Essa ascensão representa um incremento de quase 50% ao longo dos próximos quatro anos.

Atualmente, 75% das micro e pequenas empresas utilizam as redes sociais para atrair vendas. Hoje, vamos te contar como as redes sociais impulsionam as microempresas e a importância da presença digital para esse modelo de negócio. 

Microempresas e redes sociais

Microempresas são um tipo de empresa caracterizado pelo seu tamanho e escala de operações. A definição exata de uma microempresa pode variar de um país para outro, mas geralmente são as menores entre as pequenas empresas. Alguns dos traços distintivos de uma microempresa incluem:

Número limitado de funcionários: uma microempresa tem um número muito reduzido de funcionários, geralmente menos de 10 ou 5, dependendo da definição específica em vigor em um determinado local.

Faturamento anual limitado: o faturamento ou receita anual de uma microempresa também é limitado, frequentemente abaixo de um determinado valor pré-estabelecido pelas autoridades locais ou regulatórias.

Atuação local ou regional: microempresas normalmente operam em um mercado local ou regional.

Estrutura organizacional simples: em comparação com empresas maiores, as microempresas geralmente têm uma estrutura organizacional simples, com menos hierarquias e departamentos. Frequentemente, os proprietários desempenham um papel ativo na gestão do negócio.

Com uma “estrutura” menor, o alcance também tende a ser reduzido em comparação a empresas maiores. As redes sociais vem justamente para romper essa bolha e possibilitar a expansão do negócio. Não somente por isso, as redes sociais se mostram importantes para microempresas por diversas razões, como: 

  • Maior visibilidade e alcance.
  • As redes sociais proporcionam uma maneira eficaz de se envolver com os clientes. Microempresas podem responder a perguntas, fornecer suporte ao cliente e criar relacionamentos mais próximos com seu público-alvo.
  • As redes sociais permitem que as microempresas promovam seus produtos ou serviços de maneira eficaz por meio de postagens, imagens, vídeos e anúncios.
  • O uso de plataformas de redes sociais muitas vezes é gratuito, e até mesmo a publicidade paga nas redes sociais pode ser muito mais acessível do que anúncios em outros meios de comunicação. Isso é uma vantagem para empresas com orçamentos limitados.
  • As redes sociais permitem que as microempresas obtenham feedback direto dos clientes. Comentários, curtidas, compartilhamentos e análises de desempenho podem fornecer insights valiosos para melhorar produtos, serviços e estratégias de marketing.
  • Uma presença consistente nas redes sociais ajuda as microempresas a construir e fortalecer a identidade de sua marca. Isso ajuda a estabelecer confiança e reconhecimento no mercado.

Como começar? 

Iniciar um trabalho nas redes sociais requer planejamento, estudo e análise de diversos fatores, além da definição de estratégias sólidas e assertivas de comunicação. Os principais pontos a serem analisados, a princípio, são: 

#1: Definição dos objetivos. 

#2: Análise do público-alvo.

#3: Identificar as plataformas ideais a serem utilizadas. Nem todas as redes sociais são efetivas para o seu negócio. 

Após isso, é hora de começar o trabalho e definir o calendário de conteúdo. Certifique-se de produzir um conteúdo original, de relevância e qualidade, que seja útil para os seus clientes. Atente-se na qualidade das imagens e layout dos posts, bem como o copywriting que é parte fundamental para as vendas. 

É importante ressaltar que as redes sociais são ferramentas de longo prazo e os resultados podem não ser imediatos. Por isso, é fundamental que o trabalho seja constante. 

Se você é microempreendedor, já sabe que para sair na frente da concorrência ter um perfil do seu negócio bem estabelecido nas redes sociais é a chave. Não deixe para depois, conte com a Eficaz para vender muito mais nas redes sociais com as estratégias corretas. 

Escrito por: Isabel Goes

Publicado em 28 de novembro de 2023

Acelere seu crescimento
digital com a Eficaz

Para atingir todos os seus objetivos de negócio e crescer digitalmente com velocidade,
você precisa do melhor em criatividade, performance e tecnologia.

FALE CONOSCO