Por: admucom | 09/12/2022

E-Commerce

08 min de leitura

Atrair clientes para sua loja virtual e aumentar as vendas é o desejo de qualquer lojista dono de um e-commerce. Uma maneira muito eficaz de conseguir é através do SEO para e-commerce, uma série de técnicas que farão sua loja alcançar as primeiras posições do Google e superar os concorrentes.

Estar no Google é fundamental para o sucesso de qualquer negócio na internet, hoje em dia, se você não tem uma conta no Google Meu Negócio, ou se não é encontrado quando procuram em buscadores, você está perdendo clientes.

Além disso, você precisa estar na primeira página, entre os primeiros resultados. O tráfego orgânico, aquele gerado por cliques em sites de buscas, tem uma possibilidade enorme de conversão, já que as pessoas estão ativamente procurando por uma solução ou produto.

A primeira página do Google é responsável por gerar 90% dos cliques de quem realiza uma pesquisa no site. O primeiro resultado orgânico recebe 33% dos cliques e os 3 primeiros resultados orgânicos 61%.

E como alcançar essas posições? Com as técnicas de SEO para lojas virtuais. Nesse artigo separamos 12 dicas de SEO para você implementar no seu e-commerce e alavancar suas vendas.

O que é SEO para e-commerce?

Para começar, SEO significa Search Engine Optimization, em português significa otimização para ferramentas de busca. Essas otimizações são dicas e estratégias que, quando utilizadas, facilitam para que o algorítimo do Google consiga identificar as páginas e os conteúdos do seu site.

Os mecanismos de buscas possuem diversos critérios de ranqueamento utilizados na hora de mostrar as páginas de resultados. Com a utilização do SEO você consegue melhorar aquilo que o Google identifica no seu site e, assim, aumentando a sua posição.

seo para loja virtual

2 Dicas de SEO para E-commerce

Sabendo o que é SEO podemos passar para as dicas aplicáveis no seu e-commerce. Separamos 12 dicas incríveis que, se aplicadas corretamente, vão melhorar muito a posição das suas páginas.

Busca de palavras-chave

A primeira dica é procurar palavras-chave de qualidade. Palavras-chave são parte fundamental do SEO para lojas virtuais. É através delas que o cliente vai encontrar o seu produto.

Ou seja, se você estiver usando palavras ruins, com baixo volume de busca e alta dificuldade de ranqueamento, dificilmente você chegará aos primeiros resultados de pesquisas ou levará muito tempo até que consiga alcançar essas posições.

Por isso, use ferramentas como o Google Keywords Planner ou o Ubersuggest para encontrar as palavras-chave relevantes para o seu negócio e utilizá-las durante toda a otimização para aquela página.

Não existe uma regra de quantas keywords você precisa, mas é importante não exagerar.

Análise da concorrência

Após selecionar as suas palavras, observe as palavras-chave que seus concorrentes estão tentando ranquear. Com elas em mãos, compare a autoridade de domínio (DA) e autoridade de páginas (PA) com as suas.

Existem diversas ferramentas e extensões que mostram essas informações para você. Uma delas é a Moz SEO Toolbar, com ela você consegue observar os dados de autoridade dos concorrentes. 

Se os valores dos concorrentes for muito maior do que o seu, talvez seja uma boa ideia procurar outras palavras-chave para ranquear.

Títulos

Os títulos são fundamentais para convencer e atrair os clientes para dentro do seu site. Por isso, crie títulos criativos e atraentes.

É importante utilizar a palavra-chave principal no título, dessa forma, facilitando a identificação da página pelo Google. Mantenha o título com, no máximo, 100 caracteres.

seo para loja virtual

Descrição de categorias e produtos

As descrições de produtos e categorias são importantíssimas para um bom SEO para e-commerce, elas podem ser o diferencial para um cliente comprar algo ou não

Todo mundo já passou pala situação de encontrar um produto com uma descrição ruim, vaga e incompleta. Uma boa descrição serve para auxiliar e orientar o leitor sobre aquele produto ou categoria.

Por isso, quando for escrever as categorias para seu site, lembre-se de informar funcionalidades do produto, formas de uso, manutenção, vantagens e outras características que possam ajudar nas dúvidas e resoluções de problemas dos clientes.

Ela deve ser escrita de maneira convincente, criativa e atraente para os clientes. Além disso, você precisa usar as palavras-chave ao longo do corpo do texto, isso facilita a identificação do algorítimo.

Utilize headingtags

As headingtags são inter títulos que podem ser utilizados para dividir e organizar os textos. Eles são conhecidos como h1, h2, h3 até h6 e obedecem a uma hierarquia, onde o h1 é o título da página, o h2 está dentro do h1, o h3 dentro do h2 e assim em diante.

Respeitar essa hierarquia é fundamental para alcançar bons resultados com SEO, pois facilita que o algorítimo identifique quais os assuntos mais importantes dentro desse texto. 

Sendo assim, a tag h1 só pode ser utilizada uma única vez, já as outras podem ser repetidas, desde que respeitem a hierarquia e não exagere na quantidade.

Meta title

O meta title é aquele título que aparece nos resultados de buscas do Google. Ele deve ser diferente do título da página, mas também procura atrair e convencer os clientes a clicarem no seu link.

Para isso, você pode usar de gatilhos mentais na tentativa de convencer os clientes. Ele deve ser escrito entre 45 e 65 caracteres e precisa conter a palavra-chave principal.

Meta descrição 

Assim como o meta title, a meta descrição também aparece para os usuários quando pesquisamos no Google. Elas são descrições curtas, quase um resumo, sobre aquele produto, categoria ou texto.

Fazer uma boa meta descrição significar informar e convencer o cliente sobre o que ele vai encontrar ao clicar no seu link. Procure manter-se entre 145 e 165 caracteres para que a descrição não seja cortada.

Aqui também deve-se utilizar a palavra-chave principal para identificar o assunto ao qual a página se refere. Quando o cliente procurar por essa palavra, e ela estiver presente na descrição, o texto ficará em destaque.

seo para ecommerce

URL

Outra dica é criar URLs amigáveis, ou seja, que possuam a palavra-chave escrita e não uma série de números, letras e símbolos. Quanto mais fácil for de lembrar, melhor.

Além de possibilitar que o cliente memorize a URL, a presença da palavra-chave também auxilia na identificação e indexação pelo Google.

A URL deve ter, no máximo, 125 caracteres.

Imagens

As imagens também são ótimas maneiras de levar usuários até o seu site. Para isso, você pode adicionar textos alternativos nas imagens com a descrição do que está sendo representado e usar a palavra-chave.

Além disso, o nome do arquivo também ajuda o Google a identificar o que é aquela imagem. Sendo assim, evite deixar nomes padrões gerados em câmeras fotográficas ou programas de edição de imagens.

Fazer isso aumenta as chances da sua imagem estar no Google Imagens.

Lincagem

Realizar a lincagem interna entre páginas do seu site também é muito importante. Isso gera relevância para todas as páginas e faz com que os clientes naveguem de uma para a outra, de uma maneira fácil.

Velocidade de carregamento

Outro fator muito considerado pelo Google na hora de definir a posição no ranking de pesquisa é a velocidade de carregamento do site. A demora no carregamento influencia de mais na decisão de compra e na experiência do cliente.

A cada segundo que sua página demora para carregar, mais usuários desistem de continuar e vão atrás procurar seus concorrentes. 

O Google tem priorizado sites que oferecem boa experiência para o usuário, sendo assim, você precisa garantir que a velocidade de carregamento do site e imagens seja rápida para aumentar suas vendas.

Para saber se a velocidade de carregamento está boa existem ferramentas como o PageSpeed Insights, que fará uma análise completa da sua página.

seo para ecommerce

Site responsivo

Outra dica de SEO para e-commerce relacionado com a experiência do usuário é a responsividade do site e imagens. Um site responsivo é aquele que se adapta para todas as telas, independente de dispositivo utilizado.

Ou seja, não importa se você está vendo no celular, computador ou tablet, a qualidade do layout será a mesma. Hoje em dia, muitas lojas virtuais possuem mais acessos por celulares do que qualquer outro dispositivo.

Se você não garante a melhor experiência para esses usuários, pode estar deixando do vender e lucrar.

A responsividade é um dos critérios para ranqueamento no Google, por isso, invista nesse recurso.

Erros comuns de SEO para loja virtual

Essas foram algumas dicas de SEO para e-commerce que você pode utilizar na sua loja virtual. Tome cuidado com erros que muitas lojas comentem, como a presença de textos, meta title e meta description duplicadas ou copiadas.

Utilizar descrições repetidas é extremamente prejudicial para seu posicionamento no Google. Isso porque o algorítimo identifica textos repetidos e atribui um deles como o “original”, diminuindo autoridade e a relevância dos outros. 

Você pode, inclusive, estar favorecendo o seu concorrente com o Google atribuindo a descrição dele como original.

Crie suas próprias descrições e textos, evitando aqueles disponibilizados pelos fabricantes dos produtos. 

Siga as dicas que demos anteriormente, apresentando as vantagens, formas de usar e características dos produtos para criar descrições únicas e melhorar seu posicionamento.

Evite copiar descrições, mesmo que sejam dentro do seu próprio site, isso será considerado como texto duplicado. Lembre-se, é importante que cada categoria, produto e página tenha sua descrição, title e meta descrição únicos.

Conclusão

Ter bons resultados com SEO não é uma tarefa fácil, mas podem trazer excelentes resultados para o seu negócio.

Com nossas dicas você consegue colocar em prática e verá resultados positivos logo. É importante ter em mente quais são seus objetivos com SEO, pois é uma estratégia de médio e longo prazo.

Aproveite que chegou até aqui e confira nosso artigo com ferramentas de SEO para você utilizar na sua estratégia e saiba as vantagens de criar um blog para sua loja virtual.

Se você está pensando em melhorar o seu tráfego orgânico e vender mais, a Eficaz Marketing possui um time de especialistas em SEO para e-commerce que pode ajudar seu negócio a alcançar os resultados desejados. Entre em contato com a gente!

notfound

Tags

  • e-commerce
  • marketing digital
  • seo

Escrito por: admucom

Publicado em 09 de dezembro de 2022

Acelere seu crescimento
digital com a Eficaz

Para atingir todos os seus objetivos de negócio e crescer digitalmente com velocidade,
você precisa do melhor em criatividade, performance e tecnologia.

FALE CONOSCO