Por: admucom | 02/12/2022

E-Commerce

08 min de leitura

ferramenta de seo

Trabalhar com SEO pode não ser a tarefa mais fácil do mundo, mas existem diversas ferramentas que podem auxiliá-lo na hora de realizar suas análises, busca por palavras-chave e em outros momentos da jornada do SEO.

Por isso, separamos algumas ferramentas de SEO para você conhecer e usar no seu e-commerce.

Se você ainda não sabe o que é SEO ou quer aprender mais sobre essa poderosa estratégia de Marketing, confira nosso Guia de SEO para iniciantes e nosso artigo com 12 dicas de SEO para e-commerce.

As principais funções que alguém que trabalha com SEO precisa exercer são: busca de palavras-chave, otimização do texto e análise dos resultados. Entre as nossas indicações você vai encontrar ferramentas de SEO para esses três momentos, confira. 

Keyword Planner

A primeira ferramenta que vamos apresentar é o Google Keyword Planner. Ele é uma ferramenta gratuita, focada, principalmente, em anúncios para mídias pagas, mas pode ser muito bem utilizada para encontrar palavras-chave para SEO.

Basta entrar com sua conta do Google Ads e digitar as palavras-chave que você quer checar.

Após realizar a pesquisa você consegue saber o volume de pesquisa das palavras, a dificuldade e sugestões de outras palavras-chave que podem ser relevantes para o seu negócio.

Ubersuggest

Talvez a ferramenta de SEO mais fácil de utilizar seja o Ubersuggest. Ele funciona de maneira semelhante ao Keyword Planner, você procura uma ou mais palavras-chave e ele retorna diversas informações sobre ela e ideias de palavras semelhantes.

O diferencial dessa ferramenta é que ela possui diversos recursos adicionais que podem ser utilizados pela sua loja virtual, como comparação com concorrente, auditoria de SEO e relatórios com o número de palavras ranqueadas ao longo do tempo.

O Ubersuggest possui uma versão gratuita, mas com recursos e usos limitados. Já a versão paga é completa e você pode realizar quantas pesquisas quiser no dia.

Google Analytics

Com certeza você já utiliza o Google Analytics para analisar seu e-commerce. Fique sabendo que ele é uma ferramenta que contem informações riquíssimas sobre o SEO da sua loja virtual.

Ele é totalmente gratuito e possuí diversas análises, dados e insights sobre seu site e e-commerce. Com ele você consegue analisar separadamente todo o tráfego orgânico que está chegando, as conversões que ele gerou, número de clique, páginas mais visitadas e muitas outras métricas.

É uma ferramenta indispensável para qualquer estratégia de marketing e, principalmente, para SEO.

Google Search Console

O Google Search Console é outra ferramenta gratuita que pode complementar o Analytics. Com ele você consegue informações sobre posicionamento das suas palavras-chave no Google, número de cliques e impressões que cada página teve, os termos que mais trazem visitantes para o seu site e muito mais.

Ele se tornou uma ferramenta praticamente obrigatória para quem trabalha com SEO. Usar esses dois sites juntos pode proporcionar grandes benefícios para sua loja, já que quanto mais dados e informações você conseguir melhores serão as decisões que vai tomar na hora de planejar sua próxima estratégia.

Pagespeed

Um critério de ranqueamento no Google que tem ganhado muita importância é a velocidade de carregamento das páginas. Cada segundo a mais que sua página demora para carregar aumenta as chances do usuário fechar sua loja e ir para o site de um concorrente.

Com o crescimento dos acessos em smartfones e dispositivos móveis, tornou-se cada vez mais importante oferecer boas experiências para esses aparelhos. O Pagespeed é uma ferramenta gratuita que analisa a velocidade de carregamento do seu site, tanto no celular quanto no computador.

Ela dá uma nota para a análise e apresenta, com bastante informação, o que precisa ser melhorado para que o carregamento seja mais rápido. Essa é uma ferramenta muito simples de usar e pode melhorar muito o desempenho da sua loja virtual.

ferramenta de seo

SEMrush

O SEMrush é uma das ferramentas de SEO mais famosas e utilizadas do mercado. Ela abrande uma grande parcela de utilidades necessárias na área de SEO, como busca por palavras-chave, mas onde realmente se destaca é no monitoramento de posições e na auditoria técnica.

Com ele você consegue acompanhar o desenvolvimento de palavras-chave cadastradas, observar o melhoramento geral do posicionamento, ranking com suas palavras-chave posicionadas no Google entre outros.

Já a parte de auditoria técnica de SEO é super completa e apresenta informações detalhadas de erros e melhorias que podem ser feitos no seu site e conteúdo para melhorar as posições.

O SEMrush é uma ferramenta paga, mas existe uma versão gratuita de teste onde você pode realizar um número limitado de análises e pesquisas.

Google Trends

O Google Trends pode oferecer diversas informações úteis sobre palavras-chave que você tenha selecionado, mostrando sazonalidades, comparação de volume de busca, volume de busca por região, etc.

São informações que podem agregar na hora de preparar novas estratégias para suas campanhas.

Scremingfrog

ferramenta de seo

Por último, vamos falar da ferramenta Screamingfrog. Ela é super completa quando falamos sobre SEO on-page e possui diversas funcionalidades que permitem identificar erros e melhorias na sua página.

Algumas das principais são: encontrar erros de rastreamento, erros de direcionamento, localizar conteúdos duplicados, URLs que podem ser otimizadas, analisar links internos e externos e muito mais.

Ela possui uma versão gratuita com algumas limitações, mas sua versão paga é super útil e completa com todas as funcionalidades que falamos anteriormente.

Agora que você já conhece algumas das melhores ferramentas de SEO para você utilizar no dia a dia da sua loja virtual ou no blog, não deixe de conferir cada uma delas e usá-las na hora de realizar as otimizações de páginas ou criar conteúdo para o site.

Algumas das ferramentas que falamos aqui já fizemos artigos com mais detalhes sobre elas, então você pode conferi-los para ficar um especialista no assunto.

Não deixe de ler nossos outros artigos sobre SEO Local ou se quiser saber mais sobre como fazer busca de palavras-chave.

Se estiver querendo aumentar o tráfego orgânico para sua loja virtual e vender mais, entre em contato com nosso time de especialistas em SEO e venha fazer parte da Eficaz Marketing!

notfound

Tags

  • e-commerce
  • marketing digital
  • seo

Escrito por: admucom

Publicado em 02 de dezembro de 2022

Acelere seu crescimento
digital com a Eficaz

Para atingir todos os seus objetivos de negócio e crescer digitalmente com velocidade,
você precisa do melhor em criatividade, performance e tecnologia.

FALE CONOSCO