Por: admucom | 09/09/2022

E-Commerce

08 min de leitura

blog ecommerce

Criar um blog para e-commerce pode ser muito útil para sua loja virtual. Nele você consegue trabalhar sua marca, educar clientes, gerar leads, aumentar o tráfego para o seu e-commerce e muito mais

Com a popularização do Marketing de Conteúdo e do Inbound Marketing, cada vez mais tem se falado na importância de negócios, independente do mercado, criarem seu próprio conteúdo digital e o blog é uma ferramenta poderosa e muito simples de ser utilizada.

Segundo a Pesquisa Anual Sobre Blogs realizada em 2021, pela Orbit Midia, os blogs continuam dando resultado e a projeção é continue pelos próximos anos. Por isso, são a escolha certa para você começar hoje mesmo.

Os tipos de conteúdos que você pode criar nele são infinitos. Vamos supor que você é dono de uma loja de roupas. Pode criar um blog com dicas de moda, como combinar cores, tendencias para o inverno, notícias sobre desfiles, etc.

Mas esse é apenas um exemplo, como falamos, qualquer um pode aproveitar das vantagens de criar um blog  para e-commerce. Por isso, separamos 6 motivos porque você precisa criar um blog para a sua loja virtual. 

Diferença entre site, blog e loja virtual

Para alguns, essa diferença é clara, mas muitos se perguntam “Por que ter um blog se já tenho um site?”. Por isso, vamos falar um pouco sobre essa diferença.

Um site é o espaço na internet onde você marca sua presença online, é nele que você coloca informações sobre sua empresa, contato, serviços que oferece e expõe os valores da sua empresa. Normalmente eles são chamados de sites institucionais, por estarem representando sua empresa.

Já o blog é um espaço mais voltado para a comunicação e a criação de conteúdo. Ele pode ou não estar vinculado a um site institucional, mas existem muitos blogs pessoais. É nele onde você pode fazer comunicados sobre sua empresa, informar clientes, mostrar melhorias e premiações do seu negócio e, como já falamos, gerar qualquer tipo de conteúdo que quiser.

Por fim, a loja virtual é exatamente isso, o local onde você expõe seus produtos e realiza suas vendas.
Se quiser saber um pouco mais sobre a diferença entre eles e conhecer mais sobre o cenário de sites no Brasil, leia esse artigo.

blog para ecommerce

Vantagens de criar um blog para e-commerce 

Seu espaço na internet

A primeira vantagem é que um blog é o seu espaço na internet. Toda audiência que você conseguir com ele é da sua empresa e de mais ninguém. 

Em redes sociais e marketplaces, aquela audiência não é realmente sua e sim do Facebook, Instagram ou Mercado Livre.

Trabalha o posicionamento da sua marca

Quem não quer fazer negócios com alguém especialista em determinado assunto, não é verdade? E qual a melhor maneira de demostrar que você realmente entende da sua área do que criando conteúdos relevantes e publicando-os no seu blog?

Vamos supor que você venda um produto ou serviço que seja um pouco complexo de explicar ou muito técnico, por exemplo, um software de gestão. No seu blog, você pode criar diversos conteúdos sobre esse mercado, não precisa necessariamente falar do produto.

Fazendo isso, quando alguém procurar por informações sobre essa área vai encontrar e aprender com sua marca. Além de estar qualificando seus leads, você está aumentando seu posicionamento e a autoridade como especialista, e isso aumenta as chances do cliente fazer negócio com você.

Lembre-se isso pode ser usado por qualquer negócio, independente do setor, se vende produto ou serviço.

Gerar tráfego para sua loja virtual

Outra grande função do blog é levar os visitantes até sua loja virtual. Lembra do item anterior, quando falamos de criar conteúdo que não necessariamente está atrelado ao seu produto? Então, esses conteúdos servem para preparar o cliente para depois direcioná-lo a sua loja.

Para fazer isso, você mescla conteúdos topo, meio e fundo de funil. Os conteúdos do fundo de funil é onde você mostra as qualidades do seu produto e oferece ele diretamente para o cliente e assim levando-os para fechar negócio com você.

Ou seja, o usuário conhece sua marca por um post, clica no link ou anúncio sendo direcionado para seu e-commerce.

Gerar Lead

Mais uma possibilidade que se abre com um blog e o Marketing de Conteúdo é a geração de leads. Leads são importantes para o sucesso do seu negócio, eles são clientes em potencial dispostos a fazer negócio com você. 

Conforme eles leem seus posts, vão se tornando cada vez mais qualificados e, em certo momento, pode trocar dados por conteúdos e assim, ampliar sua lista de leads.

No seu blog você consegue criar conteúdos ricos que podem ser baixados e lidos caso o cliente informe alguns dados como e-mail, nome, telefone e outras informações úteis para seu time comercial fazer negócios com esse cliente.

Esses conteúdos podem ser e-books, webnars, lives ou planilhas oferecidas através de uma Landing Page, utilizada para uma campanha específica.

blog ecommerce

Proximidade com o cliente

Outra característica do blog é a informalidade e a proximidade com os clientes. Mesmo que você trabalhe para um público muito técnico, como médicos, CEOs de empresas ou especialistas em determinado assunto, ainda assim, o blog por si só é mais informal do que um site institucional.

Isso permite que você se aproxime do seu cliente e eles podem comentar e conversar com você! 

Mostrar melhorias que a empresa faz, prêmios recebidos, cases de sucesso, depoimentos de funcionários e clientes, tudo isso gera mais empatia, humaniza a empresa e aproxima a marca do público.

Com certeza você deve se lembrar de vários exemplos de empresas que usam desses recursos, seja em blog ou redes sociais, e, provavelmente, você já sentiu que aquela empresa era mais legal e preferiu fazer negócios com ela. Então, por que não aproveitar e usar essa mesma técnica com a sua?

Melhora o ranqueamento no Google

Todo mundo quer estar na primeira página do Google e com um blog você pode alcançar esse objetivo. Utilizando técnicas de SEO você consegue encontrar temas de interesse do público e ranqueá-los nas primeiras posições do Google

Dessa forma, sempre que alguém procurar por um assunto relacionado à sua área de atuação e que você já tenha trabalhado, vai encontrar sua marca. E como já falamos algumas vezes, quando sua marca está muito presente na mente e no dia a dia dos usuários, mais chances eles têm de fazer negócios com você.

Isso melhora sua presença, reconhecimento e autoridade.

Baixo investimento

Por fim, a última vantagem de criar um blog para e-commerce é o baixo custo de produção. Você consegue criar um blog gratuitamente e com muita facilidade. Existem diversas ferramentas que permitem editar e montar o blog em apenas alguns cliques.

Talvez, o maior investimento que precisará fazer é o tempo. Não apenas o seu tempo, ou de quem estiver produzindo o blog, mas também o tempo até gerar resultado. 

O tráfego orgânico e os resultados que o blog alcança são para médio e longo prazo. O Google possuí diversas regras para ranquear todos os sites e leva tempo até você conseguir chegar entre os primeiros.

Mas, com certeza esse é um investimento que vale muito a pena.

Conclusão

Agora está convencido das vantagens de criar um blog para e-commerce é hora de colocar a mão na massa e criar seus conteúdos. 

Já temos vários artigos falando sobre sites, por isso, se quer saber dicas de otimização e usabilidade e navegabilidade.

Fique de olho porque vamos colocar mais conteúdos muito úteis sobre blogs que vão ajudar sua empresa a criar ótimos conteúdos e transformar seu negócio em um grande sucesso!

notfound

Tags

  • e-commerce
  • marketing digital
  • blog

Escrito por: admucom

Publicado em 09 de setembro de 2022

Acelere seu crescimento
digital com a Eficaz

Para atingir todos os seus objetivos de negócio e crescer digitalmente com velocidade,
você precisa do melhor em criatividade, performance e tecnologia.

FALE CONOSCO