palavra-chave

Se você quer que seu site, blog ou loja virtual seja encontrada na internet, as palavras-chave são a melhor maneira de conseguir isso.

Hoje, no Google, são realizadas mais de 40 mil pesquisas por segundo em todo o mundo. É muita gente procurando, não é? A chance de você proporcionar as respostas e soluções para a busca de alguém é muito grande, principalmente se você souber como ser encontrado.

Essas buscas são feitas através das palavras-chave (chamadas keywords, em inglês). Caso seu site apresente as mesmas palavras-chave que o usuário digitou na barra de pesquisa, então, você estará entre os resultados que o Google mostrará.

Quanto mais compatível com a palavra pesquisada pelo usuário e mais relevante for o seu conteúdo, mais alta será sua posição. As posições mais altas do Google são aquelas que recebem o maior número de cliques.

Por isso, saber encontrar os termos mais pesquisados pelo seu público e utilizá-los corretamente na sua página pode trazer resultados incríveis para sua loja virtual.

É por este motivo que fizemos um guia completo de como pesquisar por palavras-chave e utilizá-las corretamente no seu e-commerce, blog ou site para atrair mais público e vender mais. 

O que são palavras-chave?

Palavras-chave são termos utilizados para agrupar textos, artigos, sites e outros elementos que possuam semelhanças ou pertençam ao mesmo grupo e possuam um mesmo significado global.

Ou seja, “Marketing” pode ser uma palavra-chave para diversos produtos e obras relacionados a esse tema, como artigos científicos, livros, blog posts, vídeos, etc. 

Quando você procura por essa palavra em algum mecanismo de busca, o Google, ele apresenta como resultado todos os elementos relacionados à palavra-chave utilizada.

Sendo assim, sempre que os usuários usarem palavras relacionados com seus produtos, site ou conteúdo, você pode aparecer entre os resultados da busca

O que chamamos “palavra-chave” pode ser composta por um ou mais termos. Seguindo o exemplo que dei anteriormente, “marketing”é uma palavra-chave, “marketing digital” é outra palavra-chave, mesmo que seja composta por mais de um termo.

Quando fazemos uma lista com várias palavras (não importa quantos termos tenham cada uma das palavras) temos uma lista de “palavras-chave”.

Saber escolher as melhores palavras-chave, quando e onde usá-las pode ser uma estratégia eficaz para aumentar seu tráfego orgânico e suas vendas.

Podemos classificar as palavras-chave conforme sua função ou sua abrangência.

Short Tail

As palavras-chave chamadas short tail (cauda curta) são termos mais genéricos, que englobam uma grande área de atuação. Normalmente é composta por apenas um termo, como no exemplo “Marketing”, mas podem ter até 2.

Por terem essa característica de englobarem muitas área e temas, são palavras que possuem um alto volume de buscas. Em contrapartida, a dificuldade para ranquear nas primeiras posições também é alta.

Isso acontece porque, se existem muito interesse sobre esse assunto, logicamente muitas empresas e criadores de conteúdo querem estar presente nessas buscas.

Foto: Reprodução: Ideal Marketing

Long Tail

Já palavras chamadas caudas longas, ou long tail, são mais específicas. Elas tratam de assuntos muito mais restritos, por isso, possuem mais de dois termos na composição da palavra-chave.

Comparando uma cauda curta com uma cauda longa teríamos o seguinte:

  • Palavras-chave cauda curta: Marketing, Marketing Digital, Roupas, Joias, Carro, etc.
  • Palavras-chave cauda longa: O que é Marketing, Vantagens do Marketing Digital, Roupas infantil masculina, Joias em ouro, Bobina de ignição para carro, etc.

Percebe como as palavras de cauda longa restringem mais as pesquisas para algo específico? Isso faz com que elas tenham um volume de busca menor do que as short tail, porém são mais fáceis de ranquear, pois a concorrência para elas é menor.

Você deve estar se perguntando o motivo de usar palavras-chave específicas se elas possuem um volume de busca menor, não é? 

Além da dificuldade que já falamos, perceba como as palavras-chave de cauda longa mostram que o cliente pode estar em uma etapa mais avançada do funil de vendas. Ou seja, elas possuem uma taxa de conversão mais alta do que as palavras de cauda curta.

Tipos de palavra-chave

Para classificar as palavras-chave por sua função precisamos entender a intenção do usuário quando procura aquele termo. O que ele quer com aquilo? Ele está querendo comprar ou ter mais informações sobre o assunto?

Conforme a intenção, existem palavras melhores para utilizar. Dividimos as categorias de palavras-chave em: navegacional, informacional, transacional

Navegacional

As palavras-chave navegacionais são aquelas utilizadas com a intenção de chegar em algum site ou página específica

Por exemplo, você lembra o nome do site, loja, restaurante, portal de notícia, mas não lembra exatamente como é o endereço (URL) daquele site.

Isso acontece quando entra no Google e procura por “YouTube”, por exemplo. Você não está querendo saber o que é o YouTube, quais suas vantagens e muito menos querendo comprar o YouTube. Apenas queria chegar até o site.

Informacional

Agora, quando procuramos por palavras-chave informacionais estamos procurando por informações sobre esse tema. 

Exemplos para esse tipo de pesquisa são diversos. Os exemplos que apresentamos mais cedo como “Marketing” e “Marketing Digital” se encaixam na categoria. Outros exemplos são quando procuramos “lançamentos da semana”, “Campeonato Brasileiro”, etc.

Você quer mais informações sobre esses assuntos, saber o resultado do seu time, entender o que é Marketing, descobrir o próximo filme que vai assistir no final de semana.

Transacional

Por fim, as palavras-chave transacionais são aquelas utilizadas com a finalidade de realizar uma ação, por exemplo, comprar um produto ou serviço.

Talvez até tenham pessoas que estejam procurando por “colar de ouro feminino” para se informar, mas a maioria procura porque está querendo comprar um colar de ouro, concorda?

Palavras como “comprar”, “preço”, “desconto”, “valor”, entre outras são muito comuns de serem utilizadas em pesquisas transacionais.

Mas qual delas você precisa usar e onde encontrar essas palavras? Explicaremos tudo no próximo tópico.

Como pesquisar por palavras-chave

O ideal é que você consiga mesclar todos os tipos de palavras-chave, tanto as shot tails quanto as long tails, sejam elas transacionais, navegacionais ou informacionais. 

Cada conteúdo ou página do seu blog pede por palavras diferentes, é necessário entender o que cada conteúdo precisa e o que os usuários escreverão na hora de procurar. Esse é o primeiro passo para pesquisar por palavras-chave de qualidade.

Tendo isso em mente, você pode começar a realizar a busca por palavras-chave. Existem diversas ferramentas no mercado que facilitam que você encontre e analise as melhores opções para você.

Google Keywords Planner

A principal delas é o Google Keywords Planner, uma ferramenta gratuita do Google Ads que oferece diversas informações muito úteis sobre as palavras-chave procuradas.

Usar o planejador de palavras-chave é simples, basta entrar no site e entrar com sua conta do Ads. Selecione a opção descobrir novas palavras-chave e depois é só adicionar os assuntos, termos ou palavras que você já tem.

Veja um exemplo quando pesquisamos por “colar de ouro feminino” e “anel de ouro feminino”.

pesquisar por palavra chave

Além de informações como o volume de buscas e dificuldade de ranqueamento, o programa apresenta sugestões de palavras relacionadas ao assunto que você digitou. Você pode selecionar aquelas que você pretende usar e criar uma lista de palavras-chave. 

Ubersuggest

Outra ferramenta muito utilizada para realizar as buscas por palavras-chave é o Ubersuggest. Ele também é gratuito, mas possui planos pagos que proporcionam outras funcionalidades muito úteis.

Usá-lo é muito fácil, basta entrar no site, criar uma conta e, no menu lateral, procurar pela opção palavras-chave e depois ideias de palavras-chave.

Ele funciona de maneira como barra de pesquisa do Google, você escreve uma palavra, clica em “buscar” e retornar com termos relacionados e procurados no Google.

palavra-chave

Agora é só selecionar aquelas que você quiser e montar sua lista de palavras-chave para usar.

Volume

Duas informações muito importantes que aparecem quando estamos procurando por palavras-chave são volume e dificuldade

O volume representa o número de vezes que essa palavra-chave é procurada no Google em determinado período. Ou seja, quanto maior o volume de busca, mais pessoas estão usando na hora de procurar.

Dificuldade

Já a dificuldade representa o quão complicado será para você conseguir ranquear o seu conteúdo nas primeiras posições para essa palavra. Sendo assim, quanto maior a dificuldade, mais pessoas estão tentando alcançar as primeiras posições.

Isso significa que seus conteúdos precisam ser melhores e maiores do que os concorrentes. Muitas vezes acabamos escolhendo palavras-chave com dificuldade alta e isso pode prejudicar nossos resultados.

O tempo que levaríamos para ranquear se torna muito maior e, às vezes, nem conseguimos ranquear.

Por isso, é importante entender o que cada um das informações representa e encontrar aquelas palavras que possuam um volume satisfatório para sua estratégia e tenha uma dificuldade baixa.

Dessa forma, você consegue alcançar as tão desejadas primeiras posições do Google sem tanta dificuldade.

Onde usar palavras-chave?

Pronto, você já sabe como pesquisar por palavras-chave, já fez uma seleção com ótimas opções, e agora? O que fazer com elas? Onde usar para conseguir alcançar os melhores resultados?

O principal uso delas é no SEO, para realizar otimizações nas suas páginas. O SEO é um conjunto de regras que buscam melhorar o posicionamento das páginas no Google.

A seguir, separamos os principais locais onde suas palavras-chave devem aparecer.

Meta Title

O meta title é aquele título azul que encontramos na página de resultado do Google. Ele precisa ser convincente, direto e chamativo para conseguir atrair a atenção dos usuários e convencê-los de clicar no seu link. É essencial que a palavra-chave esteja presente aqui.

Meta Description

A meta description também pode ser encontrada na página de resultados do Google. Ela fica localizada abaixo da URL e do meta title.

Uma boa meta descrição precisa apresentar e resumir o assunto que aquela página trata. Ela deve ser atrativa e direta para que os usuários saibam o que vão encontrar quando clicarem no seu link.

Quando a palavra-chave pesquisada está presente na descrição, o trecho fica destacado em negrito.

URL

A URL funciona como o endereço do seu site, um endereço fácil de lembrar garante que as pessoas consigam acessar sua página com mais facilidade, além de deixar claro qual é o conteúdo daquela página.

Muitas plataformas permitem a personalização da URL de cada página. Crie endereços fáceis, evite números, caracteres especiais e letras que possam complicar a compreensão. Além disso, certifique-se de colocar a palavra-chave.

Dessa forma, o Google terá muito mais facilidade na hora de identificar o seu conteúdo e será muito melhor para seus clientes.

Título

O título da página também é um local importante para colocar suas palavras-chave. Ele deve ser diferente do meta title, porém precisa atrair os usuários para o seu texto. 

Se estamos falando de um e-commerce, o título precisa contar as principais características do produto como: modelo, marca e outras especificações.

Texto

Por último, suas palavras-chave precisa estar no texto. Não importa se você está escrevendo um blog, descrição de categoria ou de produto, todas elas precisam conter as palavras-chave ao longo do texto.

Não existe um número exato de vezes que elas precisam aparecer, mas evite o exagero. O principal é que seu texto seja legível e de fácil compreensão pelos usuários. Utilizar muitas palavras-chave repetidas vezes sem cuidado pode prejudicar o seu desempenho.

Analisar suas palavras-chave

Após fazer a pesquisa por palavras-chave e realizar todas as otimizações necessárias, seu trabalho não acabou. Você precisa fazer o acompanhamento dessas palavras e analisar os resultados e seu desempenho.

Para isso você pode usar ferramentas gratuitas como o Google Analytics e o Google Search Console, muito úteis para análises de dados de SEO e tráfego orgânico.

Outra ferramenta que você pode utilizar é o SEMrush, ele oferece diversas utilidades relacionadas à SEO e palavras-chave, desde mostrar quantas você está ranqueando até auditoria técnica de SEO.

Conclusão

Identificar as melhores palavras-chave não é fácil, exige tempo e dedicação para procurar e analisar diversas opções. 

É importante sempre saber o que você quer com aquela palavra-chave, lembre-se das categorias que apresentamos anteriormente no texto: navegacional, informacional e transacional.

Tendo essas informações em mente, seu trabalho fica muito mais fácil. Tenho certeza que após ler esse conteúdo você estará apto para fazer as melhores análises e pesquisas de palavras-chave.

Se você quer saber mais sobre SEO e como essa técnica pode ajudar sua empresa a lucrar mais, confira nosso Guia de SEO Para Iniciantes e como aumentar as vendas da sua loja virtual.

Quer ajuda para realizar o SEO da sua empresa e aumentar os lucros? Entre em contato com os especialistas da Eficaz Marketing, nossa equipe está preparada para atender sua empresa!

notfound

Tags

  • e-commerce
  • marketing digital
  • seo
  • palavras-chave

Escrito por: admucom

Publicado em 16 de dezembro de 2022

Acelere seu crescimento
digital com a Eficaz

Para atingir todos os seus objetivos de negócio e crescer digitalmente com velocidade,
você precisa do melhor em criatividade, performance e tecnologia.

FALE CONOSCO