Por: admucom | 25/03/2022

E-Commerce

08 min de leitura

o que é google ads

Fazer anúncios é uma ótima maneira de conseguir gerar tráfego para seu site, aumentar o alcance da marca e encontrar clientes, principalmente se ele estiver vinculado a maior ferramenta de busca do mundo.

A cada segundo, são processadas 63.000 mil pesquisas no Google, uma pesquisa realizada pela comScore mostrou que o site é responsável por 65,2% de todas as pesquisas no mundo todo.

Imagina o quanto sua empresa pode ganhar se você começar a anunciar no Google! Para fazer isso, existe o Google Ads, uma plataforma de criação e gerenciamento de anúncios para o Google e YouTube.

No texto de hoje, vamos falar o que é o Google Ads, como ele funciona e muito mais. Leia até o final para você virar um especialista no Google Ads e conseguir fazer os melhores anúncios para sua empresa.

o que é google ads

O que é Google Ads

Até 2018, o Google Ads era chamado Google AdWords, a primeira versão da plataforma foi lançada em outubro de 2000, com a intenção de ajudar pequenos comerciantes a promoverem seus negócios na internet.

Hoje, eles se tornaram o principal serviço de publicidade online e são a principal forma de monetização da empresa, em 2020 a receita total do Google Ads foi de 134 Bilhões de dólares.

Mas afinal, o que é Google Ads?

Ele é uma plataforma que possibilita a criação e o gerenciamento de anúncios. Os anúncios são formas de promover sua empresa, eles podem aparecer durante as pesquisas do Google, antes ou durante um vídeo do YouTube e nos banners em sites.

Existem diferentes objetivos que um anúncio do Google Ads pode ter, ele pode querer levar o usuário para conhecer seu site, incentivar a baixar um aplicativo, aumentar o seu reconhecimento de marca e muito mais.

Como funciona o Google Ads

Provavelmente você já deve ter visto algum comercial antes de algum vídeo do YouTube ou links com a sinalização de “Anúncio” no topo das pesquisas do Google. 

Isso são anúncios feitos através do Google Ads, as empresas pagam para que sua marca apareça em uma posição de destaque em relação às pesquisas orgânicas.

O Google Ads funciona da seguinte maneira: você cria uma campanha no site, escolhe o tipo de anúncio e o quanto quer pagar por dia. Depois, cria o anúncio e configura para quem ele será entregue.

De acordo com a sua segmentação de público, o Google pode mostrar seu anúncio para um determinado grupo de usuários. Você pode limitar por localização, idade, gênero, idioma, palavra-chave, tema ou até, escolher um canal do YouTube específico.

Vamos dar um exemplo para ficar mais claro. Você tem um restaurante e quer usar o Google para promover seu negócio. Você decide criar um anúncio com uma promoção exclusiva para quem entrar e se cadastrar pelo link.

Na hora de configurar seu anúncio, não faz sentido divulgar para todo o Brasil se você só atende uma cidade, por isso, você coloca o filtro de localização para a sua região. 

Dessa forma, quando alguém da sua área procurar por “restaurante em ‘nome da cidade’” ou algo do tipo, seu anúncio estará entre os três primeiros links da pesquisa.

Formas de cobrança

Como comentamos, os anúncios são pagos. O grande diferencial do Google Ads é que ele possui diversas formas de cobrança.

Custo por cliques (CPC)

O custo por cliques, Cost per Click, é uma das formas de cobrança mais comum em plataformas de anúncio. Dessa forma, o contratante vai definir um preço que ele gostaria de pagar por cada clique que o anúncio receber.

Ou seja, o valor do CPC varia conforme o número de pessoas que efetivamente clicaram no seu site. Dessa forma, quanto mais cliques você conseguir, menor será o valor cobrado do CPC.

Custo por Visualizações (CPM)

As CPM funcionam de uma maneira semelhante ao CPC, mas a cobrança é feita a cada mil visualizações do anúncio. Normalmente, são utilizadas em sites com tráfego mais estabelecido.

Aqui, o usuário não precisa necessariamente clicar no banner ou no link, basta que esse anúncio seja exibido. A cada mil visualizações o valor pago também é menor, por isso não é recomendado para pequenas empresas.

Custo por Aquisição (CPA)

Por último, temos o custo por aquisição (CPA). Esse é a forma mais cara de anúncio, já que você paga conforme o usuário realiza o objetivo da campanha. Por exemplo, comprar um produto, preencher um formulário, baixar um aplicativo ou independente do resultado que você está buscando.

Graças ao preço elevado, algumas limitações e exigências são colocadas pelo Google, de acordo com o seu histórico de campanhas.

Tipos de anúncios

Atualmente, existem diversos tipos de anúncios e campanhas, para atender aos múltiplos objetivos de negócio. Caso queira saber mais, confira nosso artigo completo sobre tipos de campanhas de Google Ads

como funciona o google ads

Campanhas de pesquisa: Essa categoria de anúncio é a que aparece durante as pesquisas no Google. Dependendo da dificuldade da palavra-chave ela aparece na parte superior e inferior da página.

Campanhas de display: Essa categoria usa um banco com milhões de sites e aplicativos onde seus anúncios podem ser veiculados. 

Campanhas de vídeo:  Anúncios em vídeo são aquelas propagandas que passam antes ou durante vídeos no YouTube e outros sites.

Campanhas do Shopping: Esses anúncios são excelentes para varejistas, já que aparecem no Google Shopping com foto, nome, preço e parcelamento.

Campanhas para apps: Com essa campanha você consegue promover o seu aplicativo em pesquisas no Google e YouTube.

Campanhas locais: As Campanhas Locais são excelentes para pequenos negócios e que buscam crescer no ambiente digital. Os seus anúncio serão mostrados para pessoas na sua área.

Campanhas inteligentes: São as mais fáceis de criar e de gerenciar. Nelas a inteligência artificial do Google identifica as melhores opções para você.

Agora você percebeu como o Google Ads é eficiente para ajudar sua empresa crescer, então não deixe de acompanhar nossos próximos artigos que vão explorar mais como funciona o Google Ads e como usar.

Se precisar de ajuda com suas campanhas de Google Ads, entre em contato com nossa equipe.

notfound

Tags

  • e-commerce
  • google ads

Escrito por: admucom

Publicado em 25 de março de 2022

Acelere seu crescimento
digital com a Eficaz

Para atingir todos os seus objetivos de negócio e crescer digitalmente com velocidade,
você precisa do melhor em criatividade, performance e tecnologia.

FALE CONOSCO