Desvendando as 9 Principais Métricas Google Analytics para o seu E-commerce

Publicado em 15 de julho de 2022

Ter o habito de usar o Google Analytics frequentemente é muito importante para o crescimento do seu site, blog ou loja virtual. Com as informações disponibilizadas pelo Analytics você consegue monitorar o desempenho dos seus posts, produtos mais procurados e elaborar as melhores estratégias de Marketing Digital.

O Google Analytics oferece diversas métricas e análises que podem ser muito confusas para quem está começando nesse mundo. Se você quiser saber mais, confira nosso Guia para Iniciantes do Google Analytics.

Nesse artigo, vamos falar sobre as principais métricas do Google Analytics e como decidir quais delas usar na hora de fazer suas análise e criar seu planejamento para o futuro.

O que significam as métricas no Google Analytics

A primeira coisa que você precisa entender é o que são as métricas no Google Analytics. Métricas são medidas quantificáveis usadas para medir o desempenho de uma ação, estratégia ou processo. Ou seja, é um número usado para determinar quantas vezes uma ação foi realizada e com isso, você pode medir o desempenho de sua ação.

Por exemplo, você quer medir quantas pessoas compraram na sua loja. Para isso, usamos uma métrica básica, contabilizando quanta compras foram realizadas. Dessa forma, você consegue mensurar se sua estratégia está dando certo ou não.

As métricas no Google Analytics são utilizadas para realizar essas medições para o mercado digital. Elas possibilitam, inclusive, que você tenha conhecimento sobre situações impossíveis de se mensurar no offline.

Por exemplo, é impossível saber quantas pessoas viram seus anúncios em outdoors pela cidade, mas com as métricas do Analytics você consegue saber perfeitamente quantos usuários visualizaram seu anúncio, quantos foram impactados e clicaram. Além de diversas outras análises que iremos apresentar.

Principais métricas do Google Analytics

Agora que você já sabe o que são as métricas do Google Analytics e a importância que elas tem, é hora de entender um pouco mais sobre cada uma. 

Existem diversas métricas que podem ser utilizadas, cada relatório, você pode ver na imagem anterior, apresenta suas próprias métricas.

Usuários

O número de usuários representa quantas pessoas ÚNICAS entraram no seu site ou loja. Ou seja, uma pessoa pode entrar 100 vezes no site, mas, na métrica usuários, todas elas serão contadas uma vez.

Sessões

Já nas sessões do Google Analytics é onde você consegue identificar as visitas totais no seu site. Com ela você consegue ter um parâmetro do quanto o seu site está sendo reconhecido no mercado. 

Novos Usuários

A métrica de novos usuários é responsável por medir quantas das pessoas estão chegando até o seu site pela primeira vez.

métricas google analytics

Taxa de rejeição

A taxa de rejeição é uma métrica importante, ela mostra o número de usuários que saíram do site após verem uma página e não realizarem ação. Nós temos um artigo explicando taxa de rejeição e o que ela pode significar no seu negócio, confira!

Páginas mais visitadas

Dificilmente o seu público vai chegar até o seu site através da página principal e navegar pelas outras, normalmente eles já procuram por uma página específica. Com a métrica de páginas mais visitadas você consegue identificar aquelas que o público mais tem interesse de ver.

Canais

Os canais mostram por onde os seus visitantes estão chegando. Eles podem estar vindo de redes sociais, emails, links, ferramentas de pesquisa ou diretamente, através do endereço do seu site. 

Se quiser saber mais detalhadamente sobre os canais disponíveis no Google Analytics, leia nosso artigo.

Transações

Se você tem um e-commerce, então as próximas métricas são especialmente importantes para você. A primeira é a Transações, ela representa a quantidade de pedidos que sua loja teve em um período.

Receita

A receita representa o valor total que a sua loja arrecadou em determinado período. Mas CUIDADO, a receita não considera apenas os pedidos pagos, mas sim todos os pedidos realizados!

sessões google analytics

Ticket Médio

O ticket médio é o valor médio gasto no seu e-commerce. Para calcular o seu ticket médio, basta dividir a receita pela transação total.

Como definir qual métrica usar

Agora que já conhece 9 principais métricas que o seu e-commerce pode precisar, deve estar se perguntando: qual devo usar? A resposta para essa pergunta é depende.

Você deve usar aquelas métricas que estejam mais de acordo com o seu objetivo. E principalmente, não se analisa uma métrica sozinha. Você deve sempre usar outras que possam ser complementares e permitirão ter uma visão mais ampla e correta da situação.

Podemos usar como exemplo o caso das sessões. O que representa mais sucesso, um alto número de visitas, mas poucas vendas ou poucas sessões, mas convertidas em vendas?

Analisar apenas o valor das suas sessões pode levar a decisões precipitadas. Por isso, sempre considere seus objetivos, campanhas, período da análise e use mais de uma métrica para estruturar seu planejamento.

Coloque a mão na massa e comece agora mesmo a usar as métricas do Google Analytics no seu site, blog ou loja. Se você quiser saber mais sobre o GA, leia nossos artigos Como Criar conta no Google Analytics e Como Configurar o Google Analytics.

A Eficaz oferece soluções em Marketing e Consultoria para E-commerce, além de vários outros serviços para o seu negócio, entre em contato com nossos especialistas.

E-Commerce
Performance
Por:
Publicado em 15 de julho de 2022

Marilia - SP

Av. Hygino Muzi Filho, 529

Sala 140 A

+55 (14) 98144-0557

contato@eficazconsultoria.net.br

Barueri - SP

Calçada das Margaridas,

51 - Alphaville Comercial

+55 (11) 3185-4804

contato@eficazconsultoria.net.br

whatsapp