Por: admucom | 25/02/2022

Performance

08 min de leitura

linkedin ads

Se você leu nossos textos anteriores, você já deve estar sabendo do tamanho e da importância do LinkedIn como rede social profissional. 

O grande número de usuários e alto engajamento, tornam o LinkedIn Ads, uma ferramente essencial para qualquer boa estratégia de marketing.

Para você ter uma ideia, segundo pesquisa feita pela Social Pilot, as mensagens de anúncio do LinkedIn Ads tem taxa de conversão de 40% e os InMail patrocinados tem uma taxa de abertura de 52%.

Com isso, já é possível perceber a importância e as possibilidades do LinkedIn Ads. É por isso, que no texto de hoje vamos explicar tudo sobre o LinkedIn Ads e como você pode fazer os melhores anúncios na rede.

Nesse texto você vai ler:

O que é o LinkedIn Ads?

Semelhante ao Google Ads, o LinkedIn Ads é a plataforma de anúncios do LinkedIn. Com ele, é possível gerenciar seus anúncios, em diferentes formatos, na rede social.

Anúncios são importantes para campanhas de Marketing por permitirem que você melhore o seu número de engajamento, alcance, reconhecimento de marca, leads e muitas outras métricas.

Além disso, você consegue ter acesso a insights que mostram como está a recepção aos seus anúncios. Esses dados permitem que você otimize suas campanhas fazendo ajustes conforme os resultados que estiver tendo.

Categorias de anúncios no LinkedIn Ads

O LinkedIn Ads permite que você crie 5 tipos de anúncios: os Sponsored Content, Sponsored Messaging, Formulários de geração de leads, Text Ads e Dynamic Ads.

Vamos apresentar cada um deles e suas especificações.

Sponsored Content

Os conteúdos patrocinados permitem que você alcance um alto número de usuários dentro do feed do LinkedIn. Eles são mostrados entre as publicações dos outros usuários e podem ser de três tipos: imagem única, vídeo, ou carrossel.

Cada um dos anúncios possuem especificações que você pode ver acessando o site do LinkedIn, por exemplo, o carrossel pode ter até 10 cartões.

linkedin ads
Exemplo de conteúdo patrocinado

Mas, uma coisa em comum é que todos permitem que você coloque Calls to Action (Chamadas para a ação) que influenciam na tomada de decisão dos clientes.

Algumas das chamadas para ação mais comuns são: candidate-se, baixe, registre-se, entre outras.

Sponsored Messaging

Com as mensagens patrocinadas você consegue falar com seus clientes e potenciais clientes através da caixa de mensagens. Você consegue personalizar as mensagens para seus clientes.

Existem dois tipos de mensagens patrocinadas: os anúncios em mensagem e os anúncios em conversas.

Nos anúncios em mensagem você pode mandar mensagens diretas, informando sobre algum produto, ou serviço e solicitando que o usuário tome alguma ação, por exemplo, acessar seu site.

O outro tipo, os anúncios em conversa, recebem uma mensagem e permite que eles iniciem uma conversa com você.

Formulários de geração de leads

Os formulários permitem que você capte leads de qualidade e automaticamente. Com apenas alguns cliques, os usuários  conseguem preencher o formulário com todos os dados do LinkedIn.

Além disso, você consegue gerenciar os seus leads facilmente e acompanhar o custo do seu anúncio. 

O LinkedIn Ads permite que você baixe o documento com todos os leads captados, dessa forma, você consegue integrar com sua plataforma de automação de Marketing ou de CRM.

Com o formulário, você pode adicionar uma call-to-action para baixar um e-book, se inscrever em um webnar, etc. 

Ao clicar na CTA, o usuário vai ver o formulário já preenchido com nome, cargo, empresa e qualquer outra que seja solicitada, sem precisar escrever nada manualmente. O usuário só vai precisar clicar para enviar os dados e pronto.

Os formulários podem ser usados combinado com os outros tipos de anúncios.

Text Ads e Dynamic Ads

Os Text Ads, ou Anúncios em texto, são úteis para gerar trafego e leads, e uma das grandes vantagens é que você paga por cliques e impressões.

Eles são compostos por um título, espaço para um texto curto e podem ter uma imagem pequena. Em comparação com outros anúncios eles ocupam menos espaço, mas ainda são eficazes.

Já os anúncios dinâmicos são personalizáveis e chamam a atenção por usarem o nome e a foto de perfil do próprio usuário no anúncio.

Eles podem ser usados para arrecadar novos seguidores, impulsionar vaga de emprego ou gerar leads em troca de algum conteúdo.

Como criar anúncio no LinkedIn Ads?

Agora que você já conhece os tipos de anúncios no LinkedIn Ads, vamos ver como anunciar sua marca. Criar anúncios é fácil e o mesmo processo é válido para o Sponsored Content, Sponsored Messaging, Dynamic Ads e Text Ads.

Entrar no Campaign Manager LinkedIn

A primeira coisa que você precisa fazer é entrar no Gerenciador de Campanhas (Campaign Manager LinkedIn). Você consegue entrar pelo link a cima ou através do menu soluções dentro do seu perfil no LinkedIn e clicando em Anunciar.

O Gerenciador é uma plataforma que permite definir orçamento, objetivos e o cronograma da sua campanha de Marketing. Além disso, ele mostra informações sobre os seus anúncios.

Caso você ainda não tenha uma conta no Gerenciador de Campanhas, terá que criar uma. Preencha com o nome da conta e a moeda com que você irá pagar o anúncio. 

Algumas campanhas necessitam de uma LinkedIn Page para funcionar, caso você tenha uma, coloque o link. Se não tiver, você pode criar uma. Confira nosso texto ensinando a criar uma LinkedIn Page.

Escolha um objetivo para sua campanha

Toda campanha de Marketing começa com a definição do seu objetivo, no LinkedIn não é diferente. 

Você pode escolher entre os diversos objetivos disponíveis. Eles são divididos em três categorias: Conhecimento, Consideração e Conversão.

As campanhas de conhecimento servem para que os usuários conheçam sua marca.

Campanhas de consideração podem ser para levar os usuários da rede para o seu site, acompanhar o engajamento das suas publicações ou ainda, acompanhar o número de visualizações em um vídeo.

O terceiro tipo, as campanhas de conversão podem gerar leads, promover ações no seu site ou ainda, anunciar vagas.

Nós temos um artigo detalhando os principais objetivos de uma campanha de Marketing, se quiser saber mais.

Selecione os critérios

O próximo passo é definir a segmentação do seu anúncio. Para conseguir os melhores resultados, é preciso ter muito bem definido o público para quem você quer entregar seus anúncios.

Existem mais de 20 categorias de segmentação que você pode escolher: Tamanho da empresa, cargo, nível de experiência, instituição de ensino e muito mais.

Um público bem segmentado resulta em mais engajamento e tem mais chances de conversão.

Defina o formato do anúncio

Agora chegou o momento de escolher o formato do seu anúncio. Ele pode ser um dos quatro tipos que já explicamos: Sponsored Content, Sponsored Messaging, Dynamic Ads e Text Ads.

Como já explicamos, cada um dos formatos de anúncios são mais indicados para uma estratégia. Tudo depende do que você gostaria de alcançar com esse anúncio, além do que você tem disponível para fazer.

Anúncios em texto ou imagens, tendem a ser menos trabalhosos de se fazer do que os anúncios em vídeo, por exemplo. 

Caso você esteja começando agora com os anúncios pagos, talvez eles sejam boas escolhas para experimentar.

Defina o orçamento

Seu anúncio já está quase pronto! Agora você tem que definir o quanto quer gastar com esse anúncio, durante quanto tempo ele será veiculado e quando começa.

Existem três formas de pagamento no LinkedIn Ads:

  • CPS (Custo por Disparo): é usado nos anúncios em mensagem, neles você paga por mensagem entregue.
  • CPC (Custo por Clique): é normalmente usado em campanhas que necessitam da ação do cliente, como cadastro em eventos.
  • CPM (Custo por Impressão): é usado quando o seu objetivo de campanha é divulgar a sua marca.

Além da forma de pagamento, você precisa dar um lance sugerido e definir o orçamento diário, data de início, data do término e orçamento total da sua campanha.

Pronto! Sua campanha já está pronta e você começará a receber s resultados em breve. Mas lembre-se que não é o fim do trabalho! É muito importante que você acompanhe frequentemente os seus resultados e adapte seu anúncio conforme a necessidade.

O Campaign Manager LinkedIn dá acesso aos cliques, interações e outras informações gerais das suas campanhas. Você pode acompanhar os insights de cada anúncio individualmente, clicando neles.

Se você quiser mais informações sobre o LinkedIn, pode ler nosso artigo apresentando as funcionalidades dessa rede social

Não deixe de acompanhar nosso blog para receber mais dicas sobre LinkedIn e Marketing Digital.

notfound

Tags

  • marketing digital
  • linkedin
  • redes sociais

Escrito por: admucom

Publicado em 25 de fevereiro de 2022

Acelere seu crescimento
digital com a Eficaz

Para atingir todos os seus objetivos de negócio e crescer digitalmente com velocidade,
você precisa do melhor em criatividade, performance e tecnologia.

FALE CONOSCO