Por: admucom | 03/12/2021

E-Commerce

08 min de leitura

objetivos de campanha facebook

Facebook e Instagram são duas das principais redes sociais hoje em dia. As duas somam mais de 4 bilhões de usuários, e são ferramentas essenciais para qualquer empresa que quer crescer e alavancar suas vendas na Internet. Por isso, conhecer os objetivos de campanha no Facebook é essencial.

Nos já explicamos o que é o Facebook e o Instagram Ads e ainda demos algumas dicas de como usar. Mas saber encontrar o melhor tipo de campanha para sua empresa pode aumentar o seu reconhecimento de marca e atingir mais pessoas, aumentando suas vendas online.

Nesse texto, vamos nos aprofundar mais nos tipos de campanha para Facebook que podem ser feitos e te ajudar a escolher a melhor para você. Vamos falar também dos objetivos de campanha no Facebook e quando você deve usar cada um deles. 

objetivos de campanha facebook

Tipos de campanha no Facebook

Existem alguns tipos de campanha para Facebook que podem ser utilizados. Eles podem envolver uma foto única, um carrossel de fotos, vídeos ou até os dois.

Foto

Anúncios em fotos são os mais comuns de serem feitos, eles não exigem muito trabalho para serem configurados e acabam sendo uma boa escolha para quem esta começando a usar os anúncios pagos.

Nesse tipo de anúncio, você deve escolher uma foto que esteja de acordo com as normas do Facebook. As fotos devem estar em formato JPG ou PNG; a taxa de proporção deve estar entre 1,91:1 e 1:1; e a resolução mínima é de 1080 x 1080 pixels.
Se você quiser mais informações sobre as diretrizes, você encontra no site do Facebook for Business.

objetivos de campanha facebook
Exemplo de anúncio com foto

O tipo de anúncio para Facebook com foto pode ser usado para qualquer categoria de produto que você esteja divulgando. Ele serve para vendas, serviços, divulgação, basta ser criativo.

Preste atenção no texto que será vinculado a imagem. Ele deve ser atrativo e convincente, para chamar a atenção do seu cliente e levá-lo a tomar alguma ação.

Essa ação pode ser: comprar seu produto, entrar no seu site, curtir uma página, ou qualquer outra que se encaixe com o seu anúncio.

Vídeo

Hoje em dia, os anúncios em vídeo são muito populares entre as marcas que investem em marketing digital. A tendência é que eles sejam usados cada vez mais. 

Então, se você quer melhorar o seu desempenho na internet, os vídeos são uma oportunidade que você não pode perder. 

Os vídeos tendem a ser mais atrativos e comunicam assuntos muito complexos de formas mais simples.

Eles são ótimos para que quer vender produtos. Você pode usar os vídeos para mostrar lançamentos, fazer promoções ou educar o seu cliente sobre determinado assunto.

objetivos de campanha facebook
Exemplo de anúncio com vídeo

O vídeo também precisa seguir algumas orientações em relação a tamanho, resolução e formato. Os formatos suportados são: MP4, MOV ou GIF; a resolução é de  pelo menos 1.080 x 1.080 pixels e você pode usar vídeos de, no mínimo, 1 segundo e, no máximo, 241 minutos. 

A recomendação é que foque em vídeos curtos, cerca de 15 segundos é uma boa duração. Veja as outras recomendações para uso de vídeos no Facebook Ads.

Carrossel

O tipo de campanha carrossel é um excelente formato para comerciantes e empresários que tem a intenção de vender seus produtos online. Ele permite que você coloque até 10 imagens diferentes, cada uma com seu próprio “card” e com nome, preço e outras informações individuais.

Esses “cards” ficam organizados em uma fila e o usuário pode ir passando cada um dos produtos e ver qual interessa para ele.

Você consegue misturar os dois formatos anteriores, colocando fotos e vídeos no mesmo anúncio.

Os vídeos e fotos seguem, mais ou menos, as mesmas regras apresentadas nos itens anteriores. Você consegue encontrar mais informações detalhadas no site.

objetivos de campanha facebook
Exemplo de anúncio com carrossel

Coleções

Os anúncios em formato coleção, aparecem no feed do seu cliente e mostram até quatro produtos ao mesmo tempo.

Ela é composta por uma foto ou vídeo de capa e três fotos de produtos. Quando o usuário clicar na sua imagem, abrirá uma “experiência instantânea”, que prende a atenção do seu cliente e o leva para mais produtos ou outros conteúdos da sua página.

As coleções são mais voltadas para quem quer anunciar em aplicativos mobile.

objetivos de campanha facebook
Exemplo de anúncio com coleção

Ofertas

Ofertas são os descontos que sua empresa pode compartilhar com os usuários para alcançar um número maior de pessoas.

Elas servem para você divulgar tanto lojas físicas quanto lojas digitais.

Quando os clientes virem seu anúncio, eles podem curtir, comentar, compartilhar e salvar para usar depois. 

Stories

Agora, o Facebook e o Messenger também possuem a ferramenta Stories, por isso esses anúncios não ficam exclusivos para o Instagram. 

Em um anúncio dos Stories, você pode compartilhar um vídeo de até 15 segundos ou uma foto, apresentando sua marca, seu produto ou seu serviço.

Use a criatividade para conseguir capturar a atenção de quem estiver assistindo.

Messenger 

Os anúncios no Messenger são muito úteis, pois facilitam que seu cliente inicie uma conversa direta com você.

O seu anúncio poderá ser encontrado na aba bate-papo do aplicativo do Messenger. 

Exemplo de anúncio no Messenger

Quando eles clicarem, você pode incluir uma chamada para ação, que pode direcionar o seu cliente para um site, uma página ou para um chat, onde poderão mandar mensagem diretamente para você.

Você consegue configurar mensagens automáticas para responder seus clientes.

Saiba qual é o objetivo da sua campanha

Entender o motivo de você estar fazendo esse anúncio é extremamente importante para conseguir mensurar sua estratégia, e pensar qual seria o anúncio ideal.

O Facebook e o Instagram Ads possuem seis opções de objetivos de campanha do Facebook que você precisa escolher no momento que for criar a sua.

Elas são: Reconhecimento, Tráfego, Engajamento, Promoção do aplicativo, Cadastros, Vendas.

Uma campanha pensando no Tráfego, pede que você use alguma Call to Atcion para levar seu cliente para algum outro local. Uma campanha de Reconhecimento, pode ser mais focada em mostrar sua marca para as pessoas, com fotos ou vídeos.

Atualização de objetivos Facebook Ads

Após a atualização mais recente do Facebook Ads, em 2022, algumas mudanças ocorreram. Muitos objetivos de campanha do Facebook tiveram seu nome alterado e agrupados em apenas 6 categorias.

Porém, campanhas que já estavam em andamento continuam com os objetivos anteriores e podem ser editadas e duplicadas. Mas, as criadas a partir de 2022, devem escolher entre as novas opções.

Além disso, boa parte dos novos objetivos precisam que você escolha um local de conversão, para que o Facebook ads e o Instagram Ads, consigam mensurar seu desempenho.

Confira a baixo, a tabela com as mudanças de nomes e o que cada um dos objetivos pode proporcionar para sua marca:

Reconhecimento

Campanhas de reconhecimento buscam gerar interesse do público na sua marca, produto ou serviço. Para isso acontecer, você precisa mostrar o diferencial que ela oferece.

As campanhas de reconhecimento englobam os antigos objetivos de reconhecimento de marca e alcance.

O Reconhecimento pode ser utilizado para aumentar o conhecimento que o público possui da sua empresa, produto ou serviço. Ou ainda, exibir o seu anúncio para o maior número de pessoas dentro do seu público-alvo.

Engajamento

As campanhas de Engajamento possuem o objetivo de levar as pessoas interagirem com a suam empresa

Isso pode ser feito de diversas maneiras diferentes. Você pode incentivar que as pessoas visualizem seu vídeo, interajam com suas publicações, curtindo e comentando, ou ainda que você mande mensagem.

Vendas

Os objetivos de vendas são utilizados para incentivar pessoas a comprar ou usar o seu produto, ou serviço.

As vendas podem envolver, incentivar as pessoas a executarem uma ação específica no site da sua empresa; exibir produtos do catálogo da sua loja para gerar vendas; ou promover os pontos comerciais físicos da sua empresa para pessoas nas imediações.

Tráfego

O único objetivo em uma campanha de tráfego é levar os usuários até sua página na internet, site, blog ou loja virtual.

Para isso, você precisa cadastrar o endereço da sua página, dessa forma, a plataforma consegue identificar o número de visitantes.

Cadastros

Os objetivos de campanhas do Facebook de cadastros servem para você poder gerar leads de qualidade, permitindo que os usuários preencham um formulário, por exemplo, ou que eles acessem um determinado site.

Promoção de aplicativo

Por último, o sexto objetivo é a Promoção de aplicativo. Com ele, você pode divulgar e incentivar que os usuários baixem seu App, para Android ou iOS.

Como escolher um anúncio?

As muitas categorias de campanhas podem deixar qualquer um confuso e sem saber qual escolher, vamos apresentar para você, algumas dicas que podem te auxiliar no momento de começar o seu anúncio.

Possíveis anúncios

Faça uma lista com anúncios em potencial. Leve em consideração aquelas que são mais simples de serem feitas, ou que não precisam de grandes investimentos. Mas lembre-se de pensar nos seus objetivos de campanha no Facebook.

Caso você ainda esteja começando e não queira gastar muito, fotos, vídeos e carrossel são boas formas de começar.

Experimente os anúncios em locais diferentes, no Feed, nos Stories, no Messenger.

Crie o conteúdo

Uma ótima forma de escolher seu anúncio é pensar no conteúdo primeiro. Qual a mensagem que você quer passar? Como você vai fazer isso?

Escreva o texto que será utilizado para chamar a atenção do público, pense na composição da foto ou do vídeo.

Quando você tem uma ideia do que quer mostrar com aquele anúncio, você pode acabar percebendo para qual tipo ele é mais adequado.

Público-alvo

Outra maneira de começar a pensar a sua campanha é através do seu público alvo. Use as ferramentas do Insight para ter uma noção geral de quem é o seu cliente, quais os interesses dele e que tipo de conteúdo ele tem mais chances de consumir.

Essas informações são relevantes para que você consiga identificar se o seu público gosta mais de vídeos, ou se as imagens chamam mais atenção. 

Às vezes, seu público esta mais nos stories do que no feed e você pode ter mais resultados apostando em anúncios por lá.

Conclusão

Existem várias formas de você anunciar seu produto, não tem uma fórmula mágica para isso, apenas na tentativa e no erro que você vai entender qual dá certo ou não para o seu negócio conforme os seus objetivos de campanha no Facebook.

Fique sempre de olho nas métricas e nos resultados dos seus anúncios, eles servem para você ter noção do que está fazendo certo e do que precisa melhorar.

Não tenha medo de mudar de tipo de campanha no facebook, você pode usar todos e ver aqueles que melhor se enquadram no seu orçamento e no seu público.

Se quiser mais informações sobre o Insight, pode acessar o nosso posts sobre as vantagens do Instagram Para Empresas.

Ou então, entre em contato com a nossa equipe para podermos ajudar sua empresa a criar boas estratégias e alcançar o sucesso.

notfound

Tags

  • facebook
  • facebook ads
  • instagram
  • redes sociais

Escrito por: admucom

Publicado em 03 de dezembro de 2021

Acelere seu crescimento
digital com a Eficaz

Para atingir todos os seus objetivos de negócio e crescer digitalmente com velocidade,
você precisa do melhor em criatividade, performance e tecnologia.

FALE CONOSCO