O Fenômeno Clubhouse: O que é, Como Funciona e O Que Esperar Do Novo App De Áudio

Publicado em 12 de fevereiro de 2021

Você deve ter ouvido falar do Clubhouse nos últimos dias. Essa nova rede social ganhou destaque entre celebridades e criadores de conteúdo no segundo mês de 2021.

Então, se você ainda está se perguntando o que é Clubhouse e como fazer para entrar nessa nova rede, vamos te explicar tudo nesse artigo.

O que é e quando surgiu?

O Clubhouse é uma plataforma de mídia social baseada em áudios e chats de voz. Dessa forma, ela permite a criação de salas para discussão de temas específicos.

Ainda que tenha ficado famoso recentemente, o Clubhouse foi lançado em abril de 2020 por Paul Davison e Rohan Seth da Alpha Exploration Co. O objetivo é conectar pessoas para conversar sobre assuntos variados, como tecnologia, marketing, comportamento, entre outros.

Por enquanto, o aplicativo está disponível apenas para iPhone (IOS), e é necessário receber um convite para conseguir criar uma conta. Mesmo com o número de convites limitado, o acesso ao Clubhouse está cada vez mais popular.

Dados do Clubhouse por @rkiso
Fonte: Instagram @rkiso

Crescimento astronômico

O crescimento exponencial do Clubhouse aconteceu nessas últimas 3 semanas, quando o público soube da presença de grandes nomes no aplicativo. Entre essas pessoas, destacamos Elon Musk da Tesla, Mark Zuckerberg, Anitta, Luciano Huck e outros famosos.

Isso atraiu a atenção do público, aumentando as buscas pelo aplicativo e atingindo a marca de 2 milhões de usuários.

Como funciona o Clubhouse

A base do Clubhouse são os clubes e salas em grupo para conversas de áudio. O app não permite envio de outros tipos de mídia, como texto, imagens e vídeos. E as conversas funcionam como uma chamada em grupo ao vivo, como se fosse um podcast ao vivo.

Para organizar as conversas, o criador da sala controla quem pode falar (speakers) e quem participa somente como ouvinte na sala (listeners). Além disso, as discussões podem ser criadas sobre um assunto específico, e são sugeridas aos usuários com base nos seus tópicos de interesse.

A competição já começou

Assim como no caso do Reels X TikTok, os olhos do Facebok já estão voltados para essa nova rede social. A notícia de que o Facebook já está trabalhando em um produto de chat por voz começou a circular, e surpreende mais pela rapidez dessa resposta do que pela estratégia recorrente de sempre competir a altura das redes sociais concorrentes.

O que esperar da nova rede social?

A pergunta que não quer calar é se o fenômeno do Clubhouse vai continuar ou se é uma febre do momento que vai passar. Considerando o histórico dos podcasts, que se tornaram cada vez mais presentes na vida das pessoas e da conexão que as conversas por áudio proporcionam, é importante estar por dentro dos assuntos e que estão sendo discutidos e como as grandes marcas se posicionam em relação a esse canal.

Para os usuários de Android e que ainda não receberam convite, saiba que é possível se cadastrar no Clubhouse para garantir seu nome de usuário (algo essencial para identificação da marca) até que algum conhecido aprove sua entrada no aplicativo.

Telas Clubhouse

Se você quer saber como criar uma estratégia inteligente para as redes sociais da sua empresa, conheça nossos serviços de marketing.

Publicidade
Por: Redação Eficaz | Isadora Souza
Publicado em 12 de fevereiro de 2021

Marilia - SP

Av. Hygino Muzi Filho, 529

Sala 140 A

+55 (14) 2105-0087

contato@eficazconsultoria.net.br

Barueri - SP

Calçada das Margaridas,

51 - Alphaville Comercial

+55 (11) 3185-4804

contato@eficazconsultoria.net.br

Link para acessar a página ABCOM – selo que Associação Brasileira de Comércio Eletrônico
Ícone que mostra que somos empresa Microsoft Partner
whatsapp