Entenda como fazer anúncio no Facebook e Instagram Ads e melhorar seus resultados nas redes sociais

Publicado em 26 de novembro de 2021

Você usa campanhas pagas nas suas páginas em redes sociais? Sabe como funciona o Facebook Ads e o Instagram Ads? Vamos explicar tudo que você precisa saber para criar anúncios.

Facebook e Instagram Ads são ferramentas essenciais para quem quer fazer boas campanhas e aumentar o desempenho da sua marca nas redes sociais. Com elas você consegue criar e gerenciar anúncios, comprando espaço publicitário nas redes.

Tanto o Facebook quanto o Instagram estão entre as redes sociais mais populares do mundo, por isso, possuem um grande número de clientes em potencial para sua empresa. De acordo com pesquisa feita pela Social Pilot, 2,14 bilhões de pessoas podem ser alcançadas com anúncios no Facebook e 1,6 bilhões de pessoas no Instagram.

Caso você ainda não tenha considerado usar campanhas pagas na sua empresa, nós vamos te mostrar como fazer anúncio no Facebook e como você pode tirar o máximo proveito delas.

O que é o Facebook Ads e o Instagram Ads?

Como já falamos, essas redes possuem um grande volume de usuários e isso significa um número maior ainda de dados sobre esses usuários. Essas informações servem para que as campanhas de marketing posam ser certeiras na hora de segmentar seu público alvo.

A entrega das publicidades é feita através de um algoritmo, que rastreia as atividades e os dados do usuário e com isso, apresenta as companhas que mais combine com o gosto dele.

Quanto mais informações são coletadas, mais precisa podem ser as sugestões de anúncios para possíveis clientes. 

Desde a compra do Instagram pelo Facebook em 2012, a plataforma do Facebook Ads permite a criação e vinculação de anúncios tanto para Facebook, quanto para Instagram, Audience Network e Messenger.

Mas, apesar de poder ser feito na mesma ferramenta, não significa que as campanhas e estratégias devem ser iguais nas duas redes.

Os anúncios são cobrados conforme os resultados que eles obtiverem. Ou seja, se uma campanha receber muitas interações, o custo é reduzido e permite que mais pessoas sejam impactadas.

Como fazer anúncio no Facebook e no Instagram Ads?

A primeira coisa que você precisa fazer é acessar o site do Facebook for Business. Lá você consegue clicar em criar um anúncio e começar a planejar sua campanha. É necessário que você tenha um cadastro no Gerenciador de Negócios do Facebook.

como fazer anúncios no facabook

Antes de aprender como fazer anúncio no Facebook e começar a sua campanha, é importante saber qual o objetivo que sua empresa quer alcançar com ela. Você quer gerar mais tráfego para o seu site? Ou quer aumentar o seu reconhecimento de marca? 

Na página de criação de anúncio, você consegue ver diversas opções de objetivos e com pequenas descrições que podem te auxiliar na hora de escolher. 

Após escolher, basta clicar na opção desejada e descer a tela até o final. 

Você pode ativar as opções de Teste A/B e Otimização de orçamento da campanha caso queira. O Teste A/B mostra alguns testes de posicionamento do anúncio. Já na Otimização, você consegue escolher entre o pagamento diário ou vitalício.

Depois do objetivo, é hora de escolher o seu público alvo. Essa parte é muito importante para que sua campanha seja bem sucedida. 

Ter conhecimento do seu público é essencial para qualquer estratégia de marketing. Para isso, você pode consultar os dados no Insight, do Instagram ou do Facebook, para ter informações sobre idade, gênero, localização e muitos outros.

Na tela de Público você consegue modificar as métricas usadas, alterando a faixa etária, gênero e outros mais.

como fazer anúncios no facebook
Tela de Público

No lado direito da página você consegue acompanhar o número de pessoas que seu anúncio vai alcançar. Ele varia conforme a segmentação que você fez de público-alvo.

Após escolher o público cuidadosamente, no final da página, vai aparecer opções para definir a posição do anúncio. 

Você pode optar pelo posicionamento automático ou por posicionar manualmente o seu anúncio.
É possível ainda escolher onde sua publicidade será vinculada, Facebook, Instagram e outra opções. Mesmo que você não tenha uma conta comercial no Instagram, o seu anúncio ainda pode ser veiculado lá.

como fazer anúncios no facebook
Tela de criação de conteúdo

Escolha o quanto você quer pagar por cliques e o período em que a campanha será veiculada. É possível determinar data e hora de início e fim da campanha.  

Por último, é a hora de criar o conteúdo do seu anúncio. Você pode optar por imagem ou vídeo, ou ainda usar a opção carrossel – que permitem até 10 imagens no anúncio.

Faça um conteúdo criativo, objetivo e com uma mensagem clara. Utilize gatilhos mentais para incentivar que o usuário tome alguma decisão, como comprar ou se inscrever para um curso.

Dentro do anúncio você consegue criar CTAs (Call to Actions) ou Chamadas para Ação em português. Elas são aqueles botões que aparecem com o seu anúncio escrito “Saiba mais” ou “Compre Agora”.

Dicas para sua campanha

Após aprender como anúnciar no Facebook, vamos dar algumas dicas para você conseguir tirar os melhores resultados deles.

Conhecer os objetivos é o primeiro passo para criar sua campanha. Quer saber mais sobre os objetivos em uma campanha para Facebook Ads? Leia nosso artigo.

Se o seu objetivo de campanha for atrair pessoas para o seu site, lembre-se de usar páginas responsivas. Elas são páginas que se adaptam para os diferentes dispositivos, podendo ser abertas no computador, no celular ou em tablets.

como fazer anúncios no facebook

Isso é importante, pois 98% acessam o Facebook de dispositivos móveis, por isso, seu público será provavelmente redirecionado pelo celular.

Crie URLs fáceis de serem lembradas e que deixe claro para onde ela aponta. Isso melhora seu posicionamento e ranqueamento.

Conclusão

Os anúncios pagos são uma ótima maneira de conseguir resultados melhores dentro do Facebook e do Instagram. 

Agora que você já sabe como fazer anúncios no Facebook e no Instagram, é hora de investir nos seus anúncios. Escolha sabiamente seu público e a sua categoria de anúncio e aumente o rendimento da sua empresa.

Precisaa de ajuda para criar anúncios no Facebook Ads ou Instagram Ads? Entre em contato com a gente, nós podemos te ajudar a impulsionar sua marca.  

E-Commerce
Publicidade
Por: João Martinez
Publicado em 26 de novembro de 2021

Marilia - SP

Av. Hygino Muzi Filho, 529

Sala 140 A

+55 (14) 2105-0087

contato@eficazconsultoria.net.br

Barueri - SP

Calçada das Margaridas,

51 - Alphaville Comercial

+55 (11) 3185-4804

contato@eficazconsultoria.net.br

Link para acessar a página ABCOM – selo que Associação Brasileira de Comércio Eletrônico
Ícone que mostra que somos empresa Microsoft Partner
whatsapp