conciliação para marketplace

O trabalho de um gestor financeiro não é nada fácil. É preciso analisar e colocar no papel os ganhos e despesas da empresa, independente de onde venham ou para onde são destinados.

A conciliação financeira tem o objetivo de facilitar a vida dos gestores, além de permitir maior controle sobre os ganhos e os gastos do seu negócio.

Quando tratamos de vendas, a quantidade de informação que necessitam ser analisadas é enorme. Principalmente com o crescimento do mercado digital e de Marketplace.

Segundo informações da Ebit/Nielsen, maior plataforma de opinião de consumidores do Brasil, o cenário dos Marketplaces cresceu 52% em 2020. Com tantas vendas e marketplaces, que repassam valores diferentes do seu lucro, torna-se mais do que necessário conciliação financeira. 

Nesse artigo, vamos falar o que é conciliação financeira, qual a importância de fazer conciliação para marketplace e como realizar.

O que é conciliação financeira?

Conciliação financeira é realizar a checagem dos seus dados de vendas que foram obtidos. É com essa checagem que você consegue visualizar o que recebeu e se o valor corresponde ao esperado.

A conciliação financeira para marketplace, deve considerar a receita que recebeu em cada uma das plataformas em que tem produtos.

Por exemplo, se possui produtos em dois marketplaces e sua loja vendeu 100 produtos em cada no mês. Ao final do mês, o esperado, é que você receba sua parcela equivalente à venda desses 200 produtos.

Até agora nenhum segredo, né? A dificuldade da conciliação financeira começa quando aparecem outras variáveis na conta. Por exemplo, as regras de marketplace, chargebacks, tentativas de fraude, taxas, etc.

conciliação financeira

Vamos supor que entre esses mesmos 200 produtos vendidos, você precisou fazer chargeback de algum deles. Obviamente o valor recebido será diferente do valor esperado. Além disso, o marketplace A, rebe uma comissão de 15% para cada produto vendido e o marketplace B, recebe 20%.

É nesse momento que entra a sua conciliação para marketplace, você faz a contagem do quanto vendeu e compara com o quanto recebeu, levando em consideração todos esses fatores.

Qual a importância de fazer conciliação para Marketplace?

Existem diversas plataformas de marketplace e cada uma tem suas individualidades na hora de fazer o pagamento da sua receita. Ou seja, os valores que você recebe podem variar.

Além disso, falamos anteriormente que é necessário saber sobre o cancelamento de compras ou pedidos de chargebacks. Isso é importante, para saber a saúde financeira do seu e-commerce, mantendo controle de suas informações, vendas, juros e taxas.

Essas analises permitem que você tome decisões melhores e prolongue a vida da sua loja. Outro motivo de se fazer uma boa conciliação financeira é que, através dela, você consegue prevenir fraudes, chargebacks.

Como fazer conciliação financeira para Marketplace?

Existem duas formas de se fazer a conciliação para Marketplace, a primeira é a forma manual e a segunda é de maneira automática. Vamos falar um pouco sobre cada uma delas, para você escolher qual usar no seu negócio.

A forma manual é a mais clássica, feita por muitos comerciantes mesmo antes do surgimento dos mercados digitais. Ela consiste no gestor fazer a comparação e a analisa de todas as informações que já citamos aqui, mas de forma manual.

Apesar de ter baixo custo para ser feita, o ponto negativo é que você está sujeito a cometer mais erros. Principalmente se estivermos falando de grandes empresas com um alto número de vendas.

conciliação para marketplace

Já a forma automática pode exigir um pouco mais de investimento em softwares, mas garante maior assertividade e segurança na hora de realizar a conciliação. Mesmo que você esteja trabalhando com um grande número de informações, de diferentes marketplaces e chargebacks.

Agora que você já está conhecendo a importância de fazer uma boa conciliação financeira e como fazê-la no seu marketplace, não deixe de procurar pelas melhores alternativas para o seu negócio.

O mercado está repleto de boas opções, com custos que cabem em todos os bolsos e atendem as necessidades das empresas.

Não deixe de ler nossos links e confira nosso artigo sobre Facebook Suite e como melhorar sua presença digital. Confira também, dicas para reduzir o abandono de carrinho no seu e-commerce.

notfound

Tags

  • e-commerce

Escrito por: admucom

Publicado em 15 de março de 2022

Acelere seu crescimento
digital com a Eficaz

Para atingir todos os seus objetivos de negócio e crescer digitalmente com velocidade,
você precisa do melhor em criatividade, performance e tecnologia.

FALE CONOSCO