Por: admucom | 10/06/2020

Sem categoria

08 min de leitura

marketplace-loja-virtual

Operar a própria loja virtual não é nada fácil, e que dirá gerenciar a operação simultaneamente em diversos marketplaces! Por isso, é muito importante analisar todos os passos e pontos críticos de ambos os lados.

Agregar a vendas em marketplaces na operação do e-commerce pode gerar uma sinergia muito expressiva de resultados. Esse canal de vendas pode aumentar consideravelmente a visibilidade da sua marca e converter vendas de consumidores que tem preferência por comprar diretamente nos grandes varejistas, além do aumento de vendas, como resultado do alto tráfego de usuários.

Mas não basta simplesmente vender. Para seus clientes efetivarem as compras no seu e-commerce é imprescindível que você forneça diversas opções de meios de pagamentos. Com isso, é preciso negociar com intermediadores, que acrescentam percentual de custos sobre as vendas transacionadas. Já em marketplaces, além de uma alta diversidade de formas de pagamentos o consumidor pode contratar serviços extras como garantias estendidas, seguros ou até serviços financeiros. 

Além de combinar as estratégias de vendas do seu e-commerce somado a operação em marketplaces parceiros, é imprescindível realizar a conciliação dos recebíveis de cada um desses canais, para garantir a sua performance financeira. Portanto, são necessários alguns cuidados nesse processo de auditoria de repasses. 

Conciliação financeira para marketplaces

CONCILIAÇÃO DO E-COMMERCE:  

Para validar os recebimentos da loja virtual, primeiramente é importante fazer a análise de todas as transações, validando todas as vendas e garantindo que o intermediador de pagamentos está descontando em todas as transações a porcentagem contratada. Então, é necessário analisar também os fluxos financeiros, analisando o fluxo de caixa completo, principalmente em razão de pagamentos parcelados, além de controlar os chargebacks e então realizar a conferência dos recebíveis indicados pela intermediadora e os valores realmente depositados em conta. 

CONCILIAÇÃO DE MARKETPLACES:  

Cada marketplace brasileiro tem suas políticas comerciais e de repasses financeiros a seus lojistas parceiros, os sellers. Portanto, é muito importante conhecer profundamente todos seus direitos e deveres de acordo com o contrato afirmado entre as partes, e conhecer também todos os tipos de repasses possíveis que podem acompanhar seu extrato mensal de recebíveis. 

Enquanto alguns grandes varejistas têm apenas 6 tipos de lançamentos possíveis, existem canais que trabalham com até 60 tipos de repasses. Portanto, toda atenção é vital para validar os pagamentos. Com isso, um ponto muito importante para ser lembrado é de que um único pedido pode ter vários lançamentos como, por exemplo, comissão do marketplace, repasse da venda, frete, estorno de venda, estorno de comissão, estorno de frete – em um caso de cancelamento. 

Tenha também atenção especial a campanhas promocionais, em que o comissionamento é diferenciado por um período específico ou então a negociações pontuais com os marketplaces. Nesses casos, é importante registrar todos os prazos de validade das negociações e o acordo exato que foi feito, pois caso não leve em consideração essas informações no momento de conciliar os repasses, certamente ocorrerão divergências e possíveis furos na gestão financeira das vendas.  

Sendo assim, sabemos que tanto no e-commerce quanto nos marketplaces, a conciliação de recebíveis é um procedimento que agrega segurança financeira através do controle de recebimentos, saúde financeira pela análise precisa dos custos de venda, e inteligência financeira em virtude dos valiosos dados encontrados na validação de pagamentos. Tudo isso possibilita a tomada de decisões estratégias para garantir vendas mais rentáveis. 

Caio Vitaliano | Koncili
Parceria Eficaz Marketing + Koncili 

notfound

Tags

  • marketplace

Escrito por: admucom

Publicado em 10 de junho de 2020

Acelere seu crescimento
digital com a Eficaz

Para atingir todos os seus objetivos de negócio e crescer digitalmente com velocidade,
você precisa do melhor em criatividade, performance e tecnologia.

FALE CONOSCO