páscoa 2021

Atualizado em 11/03/2022

Para os lojistas que trabalham com produtos relacionados à Páscoa, o cenário parece desafiador. O que esperar da Páscoa 2022 em meio as incertezas desse momento econômico?

Nesse artigo você entenderá como estão as expectativas do mercado para uma das datas mais importantes para o varejo no primeiro semestre. Dessa forma, você pode entender o que o consumidor espera e como realinhar as estratégias.

Como foi a Páscoa em 2021?

Depois de um ano compreendendo os efeitos da pandemia do novo coronavírus, muitas empresas se adaptaram, ofereceram novos canais de compra e reinventaram sua forma de contato com consumidor. Em março e abril do ano passado, essas mudanças ainda já faziam parte da realidade de muitos vendedores.

Além disso, vale ressaltar que o consumo de doces no Brasil cresceu 47,1% (de acordo com pesquisa da Fiocruz com a Unicamp. Outro estudo realizado pela Lett aponta que:

  • o número de pedidos da categoria bomboniere cresceu 306%;
  • a categoria de Ovos de Páscoa teve um aumento de 100%.

Esses números apontam o crescimento de 2021 em relação ao ano anterior.

Em relação ao comportamento do consumidor, uma pesquisa feita pela Zoox aponta:

  • 70% presentearam alguém na data;
  • 34,5% compraram marcas tradicionais;
  • 19% compraram barras ou caixas de bombons;
  • 14% consumiram ovos artesanais.
expectativas para a páscoa 2022

Expectativas do Mercado para Páscoa 2022

O clima é de otimismo no setor de chocolates. As compras para a Páscoa estão começando cada vez mais cedo, e isso pode ser interpretado como uma carência do consumidor brasileiro por datas especiais.

Após o carnaval, você já deve perceber que os supermercados estão começando a montar as estruturar de exibição dos ovos de páscoa, e quem vende online não pode ficar para trás


Ao explorar o gráfico acima você pode perceber que as buscas online por “ovo de páscoa” aumentam a cada ano e começam a aparecer com aproximadamente 1 mês de antecedência. Em 2022, a páscoa será no dia 17 de abril, então fique atento ao calendário de programação das suas campanhas.

intenção de compra na páscoa 2022
Fonte: “Seasonal Insights – Páscoa”, Brasil – Estudo do facebook IG com entrevistas realizadas pela Offerwise, 2022

As compras via site e apps de mensagens estão em crescimento.

Quando o assunto é comportamento do consumidor, não é novidade que os novos canais de compra onlineforam uma alternativa durante o período de restrições do comércio. Além disso, o estudo de Seasonal Insights do Meta IQ mostra que existe um crescimento nos canais de lojas virtuais e aplicativos de mensagem.

Confira a distribuição da intenção de compra em diferentes canais

  • 50% em mercados e supermercados (loja física)
  • 46% em loja física do seu bairro ou perto de casa
  • 38% em shopping centers
  • 23% no site da loja pelo celular
  • 20% por aplicativos de compra
  • 17% por aplicativos de mensagem
  • 16% pelo site da loja no computador
  • 13% via Instagram
  • 11% por apps de delivery

Mais uma vez, fica evidente que as marcas e produtores que ainda não divulgam seus produtos pela internet, devem se adaptar rapidamente para atender a expectativa do consumidor.

Quais produtos os brasileiros desejam comprar na páscoa 2022?

Os chocolates são o principal destaque dessa sazonalidade, como mostra o resultado da pesquisa do Facebook IQ. Mas vale a pena explorar outras possibilidades de vendas relacionadas ao perfil de consumo da data. A categoria de alimentos, por exemplo, está em segundo lugar devido às compras de ingredientes para almoços e encontros especiais, como peixes, bacalhau, frutos do mar e etc.

Para o segmento de bebidas, a Páscoa também pode ser uma data estratégia, devida a intenção de compra relacionada aos vinhos, afinal, é um tempo de celebração e de encontros entre familiares e amigos.

IMPORTANTE: o segmento de viagens e experiências também precisa ter um planejamento especial para o período de Páscoa. Pois a sexta-feira santa, o sábado e o domingo de Páscoa formam um feriado prolongado, que para muitos é uma oportunidade para de viajar, conhecer um novo lugar. Para esse feriado de 3 dias, apostar em viagens curtas e próximas da cidade de origem, com menor tempo de deslocamento.

Dicas para vender mais na Páscoa 2022

Com esses dados em mente, conseguimos identificar as 3 principais dicas para vender mais durante a temporada de Páscoa 2022.

Ofereça um canal de vendas online

Seja pelos aplicativos de mensagem como WhatsApp, por uma loja virtual, por aplicativos de entrega ou outras estratégias. Proporcionar uma experiência de compra online para os clientes será determinante para o sucesso da sua campanha de Páscoa.

Seu cliente está online: posicione sua marca no digital

Invista em um marketing pelas redes sociais para divulgar tanto os seus produtos específicos para essa data quanto as soluções inovadoras que seu negócio oferece.

Marketing com Foco em Pessoas e Experiência Encantadora

A opinião das pessoas que compram seu produto pode atrair ou espantar novos clientes, dependendo de como for a experiência de compra. Portanto, não abra mão da qualidade e apresentação dos produtos de Páscoa, com uma embalagem encantadora e entrega no prazo.

Foque nos diferenciais do seu produto e condições especiais para atrair compradores

O preço do produto e sua qualidade ainda são fatores principais para influenciar a decisão de compra. Mas é importante entender que outros aspectos como: formato diferenciado, produto temático, inclusão de brinde e inovação também são importantes ao escolher qual produto comprar.

Escrito por: admucom

Publicado em 26 de março de 2021

Acelere seu crescimento
digital com a Eficaz

Para atingir todos os seus objetivos de negócio e crescer digitalmente com velocidade,
você precisa do melhor em criatividade, performance e tecnologia.

FALE CONOSCO