Dicas de Como Vender Pelo WhatsApp Business

Publicado em 15 de março de 2021

Você já conhece o WhatsAp Business? Saiba como vender pelo whatsapp utilizando os recursos desse aplicativo a favor da sua empresa!

A relação entre marcas e clientes tem se transformado constantemente, pela transformação digital nas empresas e também pelo impacto da pandemia. Aqui você vê como as compras por WhatsApp e aplicativos de mensagem se tornaram mais comuns no último ano. Ao mesmo tempo, um levantamento da Aivo com mais de 130 empresas mostrou que as conversas entre empresas e clientes aumentaram 516% entre fevereiro e abril de 2020. E como outras mudanças trazidas pelo isolamento social e fechamento do comércio, o atendimento pelo WhatsApp continua sendo usado.

As possibilidades de uso do WhatsApp por lojas e empresas são infinitas, afinal, a ferramenta pode ser usada para atendimento, dúvidas e para vender online. A seguir, confira como funciona o WhatsApp Business e conheça os recursos que podem beneficiar sua empresa.

Como funciona o WhatsApp Business?

WhatsApp Business é a versão do aplicativo do WhatsApp para empresas. Essa versão possui recursos específicos para que as lojas, estabelecimentos comerciais, restaurantes e prestadores de serviço possam utilizar.

Primeiramente, na versão business você pode colocar as informações mais importantes do seu negócio: endereço, horário de atendimento, site, e-mail e área de atuação.

Além disso, o WhatsApp Business tem recursos próprios para empresas:

  • Pode ser associada a um telefone móvel ou fixo;
  • Permite criar etiquetas para organizar os contatos e leads;
  • Função catálogo, que exibe seus produtos com foto e preço;
  • Respostas rápidas, que cria atalhos para respostas mais completas;
  • Mensagens automáticas de boas-vindas ou de ausência.
recursos para vender pelo whatsapp business

Agora que você já conhece as funcionalidades do aplicativo, descubra nossas dicas de vendas pelo WhatsApp.

5 Dicas Para Vender Pelo WhatsApp Business

Atendimento ao cliente

Oferecer o WhatsApp como canal de atendimento representa mais comodidade, pois o cliente entra em contato com a empresa em uma plataforma que ele já está presente e utiliza para conversas.

Caso seu fluxo de contatos seja baixo ou médio, você pode optar pelas funcionalidades do WhatsApp Business. Para empresas que tem uma quantidade de contatos muito alta, o WhatsApp API permite que os contatos sejam enviados para o atendente em outras plataformas de atendimento.

Vendas online

O WhatsApp Business também pode ser usado para vender mais! Por ser uma ferramenta fácil de usar e que já faz parte do dia a dia dos consumidores, eles podem entrar em contato por diversos motivos que fazem parte do processo de venda:

  • Prospecção em grupos
  • Apresentar sua solução
  • Responder dúvidas de clientes
  • Auxiliar durante a compra
  • Fechar pedido
  • Atendimento pós-venda

É importante que a empresa fique atenta ao tempo de resposta. Ter um retorno rápido ao cliente pode impactar muito na experiência do atendimento e influenciar a decisão de compra.

Alertas e Promoções

Você pode usar esse canal para enviar novidades, promoções, alertas sobre a compra ou o produto, mantendo um contato próximo.

Além disso, o WhatsApp Business também como um canal de nutrição e fidelização, enviando conteúdos relevantes e ofertas exclusivas.

No entanto, existem dois pontos importantes para ressaltar sobre esses contatos:

  • Ter a permissão do cliente para falar pelo WhatsApp é importante para não ser invasivo com as mensagens;
  • Ao invés de usar grupos para divulgar suas promoções, a lista de transmissão é a prática mais indicada. Ela facilita muito o envio de mensagens para vários usuários.

Chatbot

Já pensou em criar respostas inteligentes e automatizadas para os clientes? Com uma solução de chatbot para Whatsapp é possível ter interações automáticas de acordo com a intenção do cliente, otimizando mais o processo de atendimento.

Atendimento Omnichannel

O atendimento integrado de vários canais de venda traz inúmeros benefícios:

  • Reduz o tempo gasto com o atendimento;
  • Centraliza as interações em uma conversa;
  • Gera histórico e armazena dados;
  • É mais rápido e prático!

Agora que você já sabe como vender pelo WhatsApp Business, já pode colocar essas dicas em prática! Oferece novas opções para que o cliente encontre as suas soluções.
Se estiver pensando em desenvolver um site/loja virtual para o seu negócio, saiba que a Eficaz pode te ajudar com isso. Conheça nossos serviços de implementação de projetos e desenvolvimento web.

Publicidade
Por: Redação Eficaz | Isadora Souza
Publicado em 15 de março de 2021

Marilia - SP

Av. Hygino Muzi Filho, 529

Sala 140 A

+55 (14) 2105-0087

contato@eficazconsultoria.net.br

Barueri - SP

Calçada das Margaridas,

51 - Alphaville Comercial

+55 (11) 3185-4804

contato@eficazconsultoria.net.br

Link para acessar a página ABCOM – selo que Associação Brasileira de Comércio Eletrônico
Ícone que mostra que somos empresa Microsoft Partner
whatsapp