Instagram Reels

Hoje em dia o Instagram deixou de ser uma rede social de compartilhamento de fotos para ser uma rede social de entretenimento. Devido a esse pensamento, muitos recursos foram implementados no aplicativo que permitem a criação e edição de vídeos. Entre eles, o Instagram Reels.

O Reels é o recurso mais recente lançado em 2019, mas ficou popular apenas em 2020. Antes, ele era chamado Instagram Cenas e passou por diversos períodos de testes em alguns países, inclusive no Brasil, antes de ser lançado para o público geral.

Ele foi criado como uma forma de concorrer com o TikTok, aplicativo de produção de pequenos vídeos que ganhou o mundo em 2018 e faz muito sucesso entre o público jovem.

Com o Reels o usuário consegue criar vídeos de até 60 segundos ou subir vídeos já gravados, compartilha-los nos stories, no feed ou por mensagem direta e usar ferramentas para edição e mixagem.

instagram reels
Imagem: Reprodução / Instagram

Como gravar Reels?

Usar o Reels não é uma tarefa difícil, mas se você quiser produzir conteúdos de qualidade para compartilhar com seus amigos ou impulsionar sua página comercial, é importante conhecer suas ferramentas e como melhorar suas produções.

Para você começar a produzir conteúdo para o Reels, primeiro, clique no ícone com um sinal de “mais”, no canto superior da tela. Clicando nela você encontrará as opções: Publicar, Story e Reels. 

Duração do vídeo

Após entrar na opção Reels, você pode escolher a duração do vídeo. No começo, o Reels permitia apenas vídeos de, no máximo, 15 segundos. Algum tempo depois o tempo foi estendido para 30 segundos e hoje, é possível gravar vídeos de até 60 segundos.

Para facilitar a vida de quem está gravando, a tela mostra um indicador de tempo, assim você pode acompanhar o progresso de sua gravação.

como usar o reels

Para começar a gravação de um vídeo é só apertar o botão de captura e para encerrar a filmagem, basta soltar o botão. Se quiser compartilhar o seu vídeo é só clicar em Compartilhar.

Áudio

O Reels permite que usuários utilizem áudios de músicas ou gravações de outros usuários em suas criações. Elas podem servir como música de fundo para o seu conteúdo ou você pode redublar o que está sendo tocado.

Para escolher o áudio você precisa clicar na Biblioteca disponível para uso, é possível usar uma das músicas sugeridas para você ou Explorar, procurando alguma que queira usar.

Uma dica para quem quer criar conteúdo viral no Instagram é usar o áudio original nos seus Reels. Ao fazer isso, quando seu vídeo for compartilhado, seu nome aparecerá como o criador do áudio.

Outra vantagem de usar o áudio original é, caso sua conta for pública, outros usuários poderão usar o seu áudio como base para o Reels deles.

Editar

O Reels permite que você faça diversas edições, desde a velocidade que seu vídeo será reproduzido até cortes e adicionar elementos visuais.

Para mudar a velocidade de reprodução, basta clicar no ícone Velocidade. Ele vai mostrar todas as opções de velocidades disponíveis. Para vídeos mais lentos: 0.3x, 0.5x ou para vídeos mais rápidos: 2x, 3x.

Decidida a velocidade do seu vídeo, você pode começar a usar os filtros e outros recursos visuais. É possível usar desde filtros de realidade aumentada até legendas.

como usar o reels

As Legendas são um elemento muito útil que você deveria incluir em todos os seus Reels. Elas permitirem que pessoas com deficiência auditiva consigam consumir seu conteúdo, e também, quem não pode reproduzir áudio naquele momento.

Para fazer cortes, você só precisa deslizar as laterais da trilha de vídeo na parte inferior da sua tela. Caso você queira editar um vídeo que já esteja salvo no seu celular, então você deve arrastar a tela para cima e sua galeria vai aparecer com todos os seus vídeos salvos.

Dicas

É comum que criadores de conteúdo usem o TikTok e o Instagram Reels e utilizem o mesmo conteúdo de uma rede na outra. Caso você faça isso, lembre-se de baixar o vídeo do TikTok sem a marca d’água

O algoritmo do Instagram diminui o alcance de vídeos com o símbolo do TikTok. Você pode procurar por aplicativos como o Watermark Manager ou o Video Eraser.
Você pode habilitar a opção Também publicar no Feed, para compartilhar automaticamente os seus Reels no seu Feed. Isso pode aumentar seu alcance, chegando em pessoas que não costumam usar o Instagram Reels.

instagram reels
Imagem: Reprodução / Instagram

Todos os esforços do Instagram estão em melhorar o compartilhamento de vídeos e tornar a rede mais interessante e divertida. Por isso, invista nesses recursos, eles trarão mais alcance e reconhecimento para sua marca.

Você pode usar o Reels para fazer tutoriais e dar dicas de limpeza ou de como usar o seu produto. Outra opção é pode gravar vídeos mostrando o dia a dia da sua empresa, ou em parcerias com influenciadores digitais.

Então está na hora de colocar a mão na massa e começar a usar o Reels. Ele é uma excelente ferramenta para você divulgar seus produtos. Você pode ver dicas de como divulgar um produto no Instagram e implementar na sua empresa.

notfound

Tags

  • instagram
  • instagram reels
  • redes sociais

Escrito por: admucom

Publicado em 19 de novembro de 2021

Acelere seu crescimento
digital com a Eficaz

Para atingir todos os seus objetivos de negócio e crescer digitalmente com velocidade,
você precisa do melhor em criatividade, performance e tecnologia.

FALE CONOSCO