Migração de plataforma: Como saber se a plataforma está limitando meu e-commerce?

Publicado em 19 de abril de 2022

Realizar a migração de plataforma de e-commerce é algo comum para muitos negócios, principalmente se você está percebendo que a sua plataforma pode estar limitando o crescimento da sua empresa.

Quando começamos um negócio, é normal que procuremos pelas opções mais simples que caiba no nosso bolso, afinal, nem sempre temos tanta verba para investir. 

Mas, com o tempo, suas necessidades vão se tornando cada vez maiores e essas plataformas não conseguem acompanhar e suprir aquilo que sua loja demanda.

Nesse artigo, você irá descobrir como reconhecer se a sua plataforma atual está limitando o crescimento do seu e-commerce e o porquê fazer a migração de plataforma.

Falta de assistência técnica

A primeira coisa que você precisa observar é em relação à assistência técnica prestada pela sua plataforma. Ela sempre fica fora do ar e atrapalha o suas vendas? Qual o tempo de resposta que a plataforma leva para atender seus pedidos de assistência? 

Caso você enfrente esses problemas muitas vezes, é um sinal de que você precisa procurar outras opções no mercado.

Crescimento

Outro fator crucial é o crescimento do seu e-commerce. Sua loja cresceu, número de vendas aumentou e a quantidade de visitantes no site também, mas a plataforma não acompanha.

Com mais pessoas acessando seu site maior será a preocupação com a experiência que eles terão ao navegar por ele. Além disso, o Google tem se preocupado cada vez mais com UX (User Experiencie) e seu site pode ser prejudicado nas buscas e no ranqueamento por questões da plataforma.

Alguns exemplos de recursos que você pode precisar e a plataforma não oferecer:

  • Vender para outros países;
  • Vender produtos em marketplaces;

Novas funcionalidades

A tecnologia está sempre evoluindo, ferramentas são criadas constantemente e sua empresa quer melhorar a qualidade do serviço.

Porém, a plataforma de e-commerce em que você está hospedado não oferece esses novos recursos. Além disso, o fato de sua loja estar crescendo é o suficiente para precisar de mais recursos e se a plataforma não suprir essa necessidade, então é hora de procurar por uma nova.

Veja algumas integrações essenciais para um e-commerce que sua plataforma precisa ter: 

  • Loja do Facebook e Instagram Shopping;
  • Ferramentas de automação para marketing digital;
  • ERP (Sistema Integrado de gestão empresarial);
migração de plataforma

Meios de pagamento

Hoje em dia, os consumidores estão em busca de comodidade e facilidade na hora de realizar os pagamentos. Pesquisa realizada pelo Social Miner mostrou que 28% dos entrevistados deixariam de comprar caso não encontrasse a opção de pagamento.

Conforme sua empresa cresce, mais meios de pagamento são esperados que você aceite. O PIX, por exemplo, é um meio que caiu no gosto popular rapidamente devido sua facilidade e a instantaneidade. 

Você não vai querer perder clientes por sua plataforma não oferecer meios de pagamento o suficiente, não é?

Exemplos de meios de pagamento:

  • PIX;
  • Carteira digital;
  • Vendas internacionais;
  • Outras moedas;

Custo da plataforma

Muitas plataformas disponíveis no mercado cobram mensalidades e taxas sobre as vendas realizadas pela sua loja. Por vezes, quando estamos começando, esse tipo de negócio pode até fazer sentido, mas com o crescimento do seu e-commerce você estará pagando um valor muito alto. É como se você tivesse um sócio dividindo os lucros com você!

Conclusão 

Se você se identificou com alguma das situações anteriores, então é um sinal de que você está sim, sendo limitado pela sua plataforma de e-commerce. Em situações como essa, a melhor solução é procurar por novas opções que consigam dar conta de todas as necessidades da sua loja e caíba no seu orçamento.

Realizar a migração de plataforma para outra não é uma tarefa simples, exige muita atenção e cuidado com diversos detalhes, afinal, estamos falando de dados pessoais de clientes e muito trabalho realizado pela sua empresa durante tanto tempo, por isso, confira nosso artigo com informações que você precisa saber antes de mudar de plataforma.

Tags:

E-Commerce
Por: João Martinez
Publicado em 19 de abril de 2022

Marilia - SP

Av. Hygino Muzi Filho, 529

Sala 140 A

+55 (14) 2105-0087

contato@eficazconsultoria.net.br

Barueri - SP

Calçada das Margaridas,

51 - Alphaville Comercial

+55 (11) 3185-4804

contato@eficazconsultoria.net.br

Link para acessar a página ABCOM – selo que Associação Brasileira de Comércio Eletrônico
Ícone que mostra que somos empresa Microsoft Partner
whatsapp