Dia do Consumidor 2022: Buscas pela data tem aumento de 101% – Saiba como vender mais

Saiba mais sobre como foram os resultados do Dia do Consumidor em 2021 e expectativas para 2022: o que pretendem comprar, quais descontos esperam e muito mais.

Publicado em 05 de março de 2020

Atualizado em 01 de março de 2022.

Preparar-se para grandes datas comerciais já faz parte do planejamento de marketing de todos que atuam no varejo. Pois, elas são excelentes para tematizar ações com foco em atingir objetivos comerciais e de posicionamento de marca. Mas você já inseriu em seu cronograma de ações o Dia do Consumidor 2022?

Criado em 2014 pelo varejo online no Brasil, o dia 15 de março já pode ser considerado como uma das datas mais importantes para os lojistas. No entanto, ainda não consolidou seu awareness entre os consumidores.

Mas, através dos dados você vai perceber o potencial de crescimento dessa data! Descubra como aproveitar essa oportunidade para posicionar a sua marca.

O dia do consumidor cresce a cada ano

Dados do Google mostram que as buscas pelos termos “Dia ou Semana do consumidor” aumentam a cada ano. Em 2019, por exemplo, o varejo físico foi impactado. Com isso, as navegações no Waze na quinzena do consumidor foram 3 vezes maiores.

Já em 2021, um novo levantamento que mostrou um crescimento de 101% nas buscas pelo Dia do Consumidor em relação ao ano de 2019.

Além disso, a pesquisa revelou mais estabilidade nas buscas durantes as 3 semanas anteriores a data. Ou seja, em 2021, os clientes passaram a fazer buscas com antecipação, não apenas deixando para procurar no dia. 

Sobre o ano de 2020, conforme aponta o gráfico, houve uma desaceleração do crescimento nessa data. Isso ocorreu como consequência do avanço da pandemia e os recordes de casos. Então o desafio das marcas que vão apostar nessa sazonalidade é gerar a lembrança na mente do consumidor. Para que isso seja possível, divulgar com antecedência é a chave.

Evolução das Buscas Por Dia Do Consumidor / Semana do Consumidor | Google Trends

Expectativas Para o Dia do Consumidor 2022

Mesmo com a desaceleração, o desempenho de 2021 foi positivo e tem tudo para ser igual, ou melhor, em 2022. Dados fornecidos pela LETT informam que:

  • O faturamento da Semana do Consumidor foi de R$6,3 bilhões;
  • Isso representou um crescimento de 85% em relação a 2020.

Por isso, separamos alguns dados que podem servir como tendências para o Dia do Consumidor 2022.

Comportamento do Consumidor

O histórico do Dia do Consumidor para o mercado B2C são os descontos nos produtos e ações que visam estreitar os laços com o cliente. Então, uma pesquisa feita pela AllIn, Bornlogic e Opinion Box revelou algumas expectativas por parte dos consumidores.

Vale a pena ressaltar que 58% dos respondentes da pesquisa irá aproveitar a data para encontrar itens de necessidade com preço melhor.

Fonte: Pesquisa da AllIn, Bornlogic & Opinion Box

Benefícios além do desconto

Em 2021, os clientes passaram a procurar por benefícios além do desconto no produto desejado. Por isso, para o Dia do Consumidor 2022 é inteligente que sua empresa ofereça outros tipos de motivações para que o cliente finalize a compra.

Uma pesquisa do Google também complementa essa mesma conclusão, revelando que o consumidor está apenas esperando um bom negócio, ou seja, se você oferecer condições atrativas, existem grandes chances de conquistar mais vendas.

Fonte: Google Surveys 21 a 24 de Janeiro de 2022 e 20 a 23 de Janeiro de 2021 | 800 brasileiros
conectados em cada

Entre os benefícios citados, Entrega Grátis, Condições de Pagamento e Qualidade na Entrega, aparecem como os que mais influenciaram o consumidor na hora da compra.

Fonte: Google Surveys | Pré Dia do Consumidor: 21 a 24/01/2022 e 20 a 23/01/2021 | 800 brasileiros conectados em cada. Pós Dia do Consumidor 23 a 26/03/2021 | 500 brasileiros conectados.

Principais categorias

A pandemia acarretou mudanças no comportamento dos clientes e alterou as prioridades de consumo. A pesquisa também revelou quais foram as categorias de produtos que mais foram o foco dos consumidores em 2021. 

Os departamentos de eletrônicos, moda e eletroeletrônicos foram os mais consumidos. Conforme o levantamento, 25.1% dos entrevistados compraram aparelhos eletrônicos, 22.1% itens de moda (Vestuário, calçados e acessórios) e 19.1% compraram eletroeletrônicos (Eletrodomésticos e portáteis).

Outro fator interessante sobre o Dia do Consumidor do ano passado, é que ocorreu um aumento no ticket médio gasto.

Os dados mostram que, mais da metade dos entrevistados (54%), gastaram até R$500,00 com compras no Dia do Consumidor.

A expectativa para 2022 está nas categorias de eletrônico, mercado e casa. Mas vale ressaltar que existe uma parcela de consumidores de Eletros e Moda que está apenas esperando uma data promocional para realizar seus desejos de consumo.

O que deixa o consumidor mais confortável?

De acordo com a pesquisa realizada pelo grupo AllIn, Bornlogic e Opinion Box, a maioria dos consumidores prefere comprar pelo site:

  • 38% comprariam online pelo site das lojas;
  • 28% estão dispostos a comprar tanto na loja física quanto no site;
  • 18% pretendem fazer comprar por aplicativo;
  • 9% comprariam apenas em loja física.

Além disso, outras pesquisas mostram dados complementares, que mostram como o consumidor está mais flexível sobre realizar compras em canais diferentes, desde que ofereçam comodidade para compra.

Fonte: pesquisa Social Miner

Com tanta competitividade no mercado você deve estar se perguntando: existe espaço para minha loja? E a realidade é que apenas 4% das buscas estão associados a nomes dos principais varejistas. Isso significa que quando o cliente procura por ofertas para Dia Do Consumidor, está mais aberto a encontrar oportunidades de ECONOMIZAR em outras lojas.

Para não perder esse cliente, é importante ressaltar sua:

  • Credibilidade: com avaliações de clientes e selos de segurança;
  • Usabilidade: deixando seu site organizado e fácil de navegar;
  • Oportunidade: deixando os descontos em destaque para o consumidor.

Pontos negativos para os clientes

Além disso, vale a pena conhecer os principais fatores negativos para o cliente, e corrigir os processos da sua loja para não errar nesse dia do consumidor.

dia do consumidor

Quando começar a anunciar?

Para que uma campanha de sazonalidade seja efetiva, é muito importante começar o mais cedo possível. Isso porque o processo de compra pode levar dias ou até semanas, enquanto o consumidor está pesquisando e decidindo se vai aproveitar aquele período promocional ou não.

Segundo dados fornecidos pelo Google, os maiores picos de buscas aconteceram com 1 semana de antecedência e no próprio Dia do Consumidor (15/03).

Fonte: Google Survey Pós Dia do Consumidor 23 a 26/03/2021 | 500 brasileiros conectados.

Mas, para ter sua campanha ativa 1 semana antes ou até mesmo no início do mês, é preciso adiantar e definir alguns pontos chave:

  • Definir quais serão as condições comerciais aplicadas;
  • Definir quais produtos ou categorias receberão essas condições;
  • Criar ou solicitar a criação de artes e material de divulgação para essa campanha, de forma que esteja pronto alguns dias antes do início da promoção;
  • Definir junto ao seu time de estratégias qual será o investimento, público e outros direcionamentos para campanhas de mídia paga e redes sociais;
  • Atualizar o site com banners e informativos sobre a promoção.

Como aproveitar o Dia do Consumidor para Vender Mais?

De acordo com esses dados, o Dia do Consumidor 2022 pode ser uma chance incrível de vender mais:

  • Na sua campanha, destaque as reais vantagens de comprar durante o dia ou semana do consumidor, em relação a outras datas;
  • Disponibilize novos canais para compra: loja online, whatsapp, aplicativos de mensagem;
  • Ofereça um processo de entrega e retirada com segurança;
  • Facilite o pagamento com novas formatos, como o Pix;
  • Ofereça benefícios diferenciados e mimos para seu cliente;
  • Aposte em estratégias que integram loja física e e-commerce, usando mecanismos como “Retire na loja”.

Gostou desse artigo? Compartilhe nas suas redes sociais e espalhe conhecimento!

Para conhecer os serviços da Eficaz Marketing, entre em contato e fale com um especialista sobre novas estratégias para sua marca.

Aproveite e confira dicas para outras sazonalidades, como:

E-Commerce
Mercado
Por: Redação Eficaz | Isadora Souza
Publicado em 05 de março de 2020

Marilia - SP

Av. Hygino Muzi Filho, 529

Sala 140 A

+55 (14) 2105-0087

contato@eficazconsultoria.net.br

Barueri - SP

Calçada das Margaridas,

51 - Alphaville Comercial

+55 (11) 3185-4804

contato@eficazconsultoria.net.br

whatsapp