Dia do consumidor 2020: como aproveitar essa oportunidade para seu negócio

Publicado em 05 de março de 2020

Preparar-se para grandes datas comerciais já faz parte do planejamento de marketing de todos que atuam no varejo, pois elas são excelentes para tematizar ações com foco em atingir objetivos comerciais e de posicionamento de marca. Mas você já inseriu em seu cronograma de ações o Dia do Consumidor?

Criado em 2014 pelo varejo online no Brasil, o dia 15 de março já pode ser considerada como uma das datas mais importantes para os lojistas, porém, ainda não consolidou seu awareness entre os consumidores.

Mas, através dos dados você vai perceber o potencial de crescimento dessa data e descobrir como aproveitar essa oportunidade para posicionar a sua marca.

O dia do consumidor cresce a cada ano

Dados do Google mostram que as buscas pelos termos Dia ouSemana do consumidor foram 20% maioresem 2019. Primeiramente, em 2019 o varejo físico foi impactado: asnavegações no waze na quinzena do consumidor foram 3 vezes maiores. Além disso,nesse período o digital recebeu mais de10 milhões de visitas adicionais nos principais e-commerces.

Dia do consumidor cresce a cada ano

Otimismo do consumidor = melhores expectativas

Em uma pesquisa feita pelo Google, 52% dos entrevistadosse mostraram mais otimistas em relação àeconomia em 2020. Ao mesmo tempo, a intenção de compra no primeirotrimestre tem aumentado a cada ano.

Com esses dados, fica evidente que o Dia do Consumidor2020 tem grande potencial de crescimento no Brasil. Entretanto, será que seus clientes sabem dessa data?

Precisamos contar: o que é e quando é

Em primeiro lugar, essa mesma entrevista feita com mais de mil pessoas mostrou que existe um entendimento vago sobre qual é o dia do consumidor. Além disso, nenhuma grande marca varejista se apropriou da data. É o momento chave para sua marca se posicionar, aproveitando essa oportunidade de ser lembrada pelos clientes em relação ao Dia do Consumidor.

Mas o que o consumidor espera dos lojistas nessa data?

“No meu dia, eu quero de presente”

A pesquisa do Google perguntou o que eles gostariam de ganhar das suas lojas favoritas além de descontos. Então vemos que o frete grátis e as condições de pagamento especiais são os mais esperados pelos clientes. Que tal preparar uma promoção que atenda essas expectativas?

Veja o que o consumidor mais gostaria de ganhar:

A data é: terra de ninguém e multicanal

Assim como é espaço livre para varejistas construírem e se apropriarem da data, o Dia do consumidor também é multicanal: grande parte dos consumidores pretendem comprar tanto no varejo físico quanto em lojas virtuais.

Dia do consumidor Multicanal

O que aprendemos com tudo isso?

De acordo com esses dados, o Dia do Consumidor 2020 pode ser uma chance incrível de vender mais:

  • Na sua campanha faça o cliente entender o que é a data e quando é;
  • Ofereça benefíciosdiferenciados e mimos para seu cliente;
  • Aposte em estratégiasque integram loja física e e-commerce, usando mecanismos como “Retire naloja”.

Gostou desse artigo? Compartilhe nas suas redes sociais e espalhe conhecimento!

E-Commerce
Mercado
Por: Redação Eficaz
Publicado em 05 de março de 2020

Marilia - SP

Av. Hygino Muzi Filho, 529

Sala 140 A

+55 (14) 2105-0087

contato@eficazconsultoria.net.br

Barueri - SP

Calçada das Margaridas,

51 - Alphaville Comercial

+55 (11) 3185-4804

contato@eficazconsultoria.net.br

Link para acessar a página ABCOM – selo que Associação Brasileira de Comércio Eletrônico
Ícone que mostra que somos empresa Microsoft Partner