6 cuidados que você precisa ter antes de migrar de plataforma de E-commerce

Publicado em 26 de abril de 2022

Migrar de plataforma é uma situação muito comum para donos de e-commerce, afinal, quando começamos, escolhemos opções simples e com planos que cabem no nosso bolso. Mas conforme sua loja virtual cresce, suas necessidades também aumentam e se torna essencial escolher uma nova plataforma, que comporte todas suas necessidades.

Veja alguns dos motivos que podem levar a troca de plataforma:

  • Falta de assistência técnica;
  • Impede o crescimento;
  • Não permite novas funcionalidades;
  • Não possuí todos os meios de pagamento;
  • Custo muito elevado;

Caso você ainda esteja na dúvida se o seu negócio virtual está sendo limitado pela plataforma, confira nosso artigo completo! Se você reconhecer alguma dessas situações, é um sinal de que você precisa migrar de plataforma.

Porém, realizar a troca entre plataformas não é tão simples. Para ser feita corretamente e ter o menor impacto em seus clientes e no seu negócio, deve tomar alguns cuidados.

Nesse texto, você conhecerá 6 cuidados que você precisa ter antes de migrar seu e-commerce de plataforma. 

Segurança

A segurança dos seus clientes e da sua loja é primordial, por isso, garanta que os seus certificados SSL sejam compatíveis com a nova plataforma que você está considerando. Os certificados de segurança são aqueles cadeados verdes que aparecem ao lado do seu endereço e que garantem a segurança do seu site contra fraudes.

Caso a plataforma não seja compatível com o certificado que você possuí, será necessário pagar por outro. Isso pode demorar algumas horas até que a certificação seja ativada, e durante esse período, seu site será considerado “inseguro”, o que pode prejudicar suas vendas e afetar os clientes.

Dados dos clientes

Outro ponto fundamental para qualquer loja são os dados dos seus clientes. Algumas plataformas possuem ferramentas que fazem essa transferência dos dados de maneira automática e bem simples. Mas, caso precise fazer manualmente, você estará sujeito a cometer erros. 

É sempre bom ter backups com sua base de dados para não perder históricos de produtos, pedidos e cadastros. Dessa forma, você garante mais tranquilidade na hora de realizar a migração entre plataformas.

SEO

O SEO (Search Engine Optimization) é muito importante para conseguir tráfego orgânico e bons ranqueamentos nas pesquisas. Isso é resultado de um logo trabalho e, com certeza, você não quer perder tudo o que você fez até agora e precisar começar de novo.

Por isso, é importante garantir que o SEO das suas páginas continue, utilizando as mesmas URLs ou realizando o redirecionamento da URL antiga para a nova. Você pode usar programas para fazer o redirecionamento ou ver se sua nova plataforma oferece esses recursos.

migrar plataforma

Domínio

Outro ponto que necessita sua atenção é o domínio da sua loja. O domínio é o endereço da sua loja, caso esteja considerando migrar de plataforma, veja se o registro pode ser transferido. Afinal, caso você não consiga realizar a gestão DNS, você precisará mudar todas as URLs da sua loja. 

Layout

Como será o layout na sua nova plataforma? Você conseguirá transferir ou ele foi feito com base em algum modelo que pertence à plataforma antiga? Se ele for personalizado, você pode contratar designers para ajudar na adaptação para a nova plataforma.

Não é indicado que você realize muitas mudanças de uma vez só na sua loja, e mudar a aparência do seu site é uma mudança bem grande que pode causar estranheza nos clientes.

Teste

Antes de migrar de plataforma, é essencial realizar diversos testes para garantir total segurança e funcionamento do seu site. Simule pedidos, acompanhamentos de produtos, cadastros e pagamentos.

Além disso, evite realizar a mudança de plataforma em horários em que o seu site recebe muitas visitas. Use o Google Analytics para entender qual o melhor horário e que não cause muitos problemas para os usuários. Caso você ainda não saiba como usar o Google Analytics, confira nosso Guia para Iniciantes.

Conclusão

Migrar de plataforma é um processo complicado e exige muito planejamento em relação aos seus objetivos, as datas, orçamento e processos, por isso, converse bastante com toda sua equipe e garanta que todos estejam treinados e sabendo exatamente suas funções.

Outra coisa que sua marca deve prezar é pela transparência e pela comunicação com seus clientes. Avise em suas redes sociais que o site pode passar por mudanças e por instabilidade durante um determinado período. 

No caso de precisar de um novo certificado SSL, por exemplo, é fundamental que você comunique para seu público, afinal, sua marca estará sendo considerada “insegura”.

Se você quiser mais dicas para o seu e-commerce, não deixe de acompanhar nossos próximos posts! Veja como escolher a plataforma de e-commerce ideal para sua loja.

Caso precise de ajuda com sua loja virtual, a Eficaz Marketing oferece soluções em Marketing e Performance para E-commerce, além de muitos outros serviços! Entre em contato com nossos especialistas.

Tags:

E-Commerce
Por: João Martinez
Publicado em 26 de abril de 2022

Marilia - SP

Av. Hygino Muzi Filho, 529

Sala 140 A

+55 (14) 2105-0087

contato@eficazconsultoria.net.br

Barueri - SP

Calçada das Margaridas,

51 - Alphaville Comercial

+55 (11) 3185-4804

contato@eficazconsultoria.net.br

Link para acessar a página ABCOM – selo que Associação Brasileira de Comércio Eletrônico
Ícone que mostra que somos empresa Microsoft Partner
whatsapp