Por: admucom | 24/02/2020

Performance

08 min de leitura

sites brasileiros

Atualmente, encontramos mais de 14 bilhões de sites brasileiros ativos na internet. Dentre esses, mais de 930 mil são de e-commerce.

Segundo a pesquisa TIC Domicílios 2020, realizada pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil, 81% dos brasileiros com mais de 10 anos possuem acesso à internet. Em números, isso corresponde a 152 milhões de pessoas, 7% a mais do que no ano anterior. Diferente do que muitos acreditam, esses usuários estão presentes tanto na cidade quanto na zona rural.

Uma das consequências desse aumento no número de brasileiros online é o crescimento das compras pela internet, que foi ainda mais impulsionado pela pandemia. Segundo o Sebrae, hoje, o Brasil é o 3º país que mais realiza comércio online. Um total de 34% dos usuários de internet, ou seja, 43,7 milhões de pessoas compraram online. Enquanto uma média de 40,8 milhões de indivíduos fez contratação de serviços, como pedir comida diretamente do site.

Enquanto à presença nas redes sociais, podemos afirmar que cerca de 70% da população está conectada.

Acesso aos sites no Brasil pelo celular

Apesar de o uso da internet ter sofrido expansão, para muitos, a única forma de navegar em sites brasileiros é o celular. A pesquisa TIC Domicílios revelou ainda que 58% dos brasileiros acessam a Internet exclusivamente através dos celulares.

Outro fator a ser considerado é a facilidade que os dispositivos proporcionam. Por serem portáteis e apresentarem mais comodidade, a expectativa é de que o número de acessos realizados pelo celular aumente.

Em relação ao e-commerce, 62% usam o celular como única forma de fazer compras online, informou estudo realizado pela MeSeems/MindMiners a pedido do Google. 

Haja vista a relevância dos smartphones para a navegação, podemos constatar que 76% dos sites brasileiros já são responsivos, ou seja, são adaptados para o acesso no dispositivo móvel. Sites responsivos são aqueles projetados com adaptações para mobiles. O layout de um site responsivo se adéqua a qualquer resolução sem sofrer distorção ou perder a qualidade.

Além de ser indispensável para a experiência do usuário, um site responsivo é fundamental para melhorar o rankeamento no Google. O buscador prioriza sites responsivos na exibição dos resultados de pesquisas, principalmente quando elas são realizadas por dispositivos móveis. Sem mencionar que um site responsivo apresenta um período de carregamento inferior, outra prática de alta importância para o Google.

Conheça os tipos de sites brasileiros

Na internet você encontrará diversos estilos de sites brasileiros que são desenvolvidos de acordo com a necessidade de uma empresa. Conheça os 5 modelos de sites mais utilizados no Brasil e encontre o que mais se adapta ao seu negócio:

  • Site institucional: pode ser considerado seu cartão de visitas online. Seu objetivo é apresentar a instituição, expor valores e informar dados importantes para o seu cliente, como contato, produtos e serviços. Esse site é ideal para introduzir sua empresa ao cliente, principalmente se o seu negócio for recente ou pouco conhecido.
  • Site one page: esse é o site que, como o próprio nome diz, possui apenas uma página. É indicado para pequenas e médias companhias que começaram recentemente ou oferecem apenas um produto ou serviço. 

Por possuírem um visual mais dinâmico e de rápido carregamento, esses sites são ideais para atrair o público jovem.

  • Blog: normalmente incluídos em um site já existente, os blogs são ideais para passar novos conteúdo e informações, com o intuito de manter o seu cliente engajado. Os blogs têm um caráter mais informal e aproximam a empresa do seu consumidor.
  • Portal: os portais são sites direcionados para a divulgação de qualquer conteúdo, independentemente do tema. Devem ser atualizados diariamente e são indicados para sites que trabalham com a distribuição de notícias. Por exemplo, de portais, temos o G1 e a UOL.
  • E-commerce: também conhecidos como lojas virtuais, são sites voltados para a venda e comercialização de produtos. No e-commerce, a transação é feita 100% pela internet. Outro modelo de e-commerce, é o Marketplace, no qual um vendedor pode comercializar os seus produtos em sites de terceiros.

Sites brasileiros com acessibilidade para pessoas com deficiência

Após avaliar a experiência de navegação de pessoas com deficiências em sites brasileiros, o Movimento Web Para Todos com a BigData Corp, chegou à conclusão de que apenas 14 milhões dos sites ativos possuem otimização para o público em questão. Esse valor corresponde a menos de 1% dos sites no Brasil.

Se você chegou até aqui, possui uma gama de informações sobre o cenário dos sites brasileiros, os tipos existentes e alguns dos principais fatores a serem melhorados.

Nossa dica para você é: desenvolva um site para a sua empresa. Visualize os pontos de maior carência do mercado, realize as otimizações que o seu concorrente ignorou e seja destaque no seu segmento.

Quer saber mais sobre os sites brasileiros? Acompanhe os nossos próximos artigos e saiba porque a sua empresa precisa de um site.
Confira os outros posts do nosso blog, como esse artigo sobre o aumento do investimento de publicidade nos marketplaces brasileiros.

notfound

Tags

  • Acesso a Sites
  • Sites do Brasil
  • Sites Brasileiros
  • Site Brasileiro
  • Site de Venda Online
  • Site de Vendas Online
  • Site de Vendas
  • Site para Empresas
  • Sites de Empresa
  • Sites no Brasil

Escrito por: admucom

Publicado em 24 de fevereiro de 2020

Acelere seu crescimento
digital com a Eficaz

Para atingir todos os seus objetivos de negócio e crescer digitalmente com velocidade,
você precisa do melhor em criatividade, performance e tecnologia.

FALE CONOSCO