Tipos de Campanha Google Ads: Conheça as Diferenças e Faça a Escolha Certa

Publicado em 14 de maio de 2021

O Google Ads se tornou uma das principais ferramentas para anunciar seu negócio na internet. Até porque a maioria das buscas são realizadas na pesquisa Google, e por isso é um espaço altamente competitivo para anunciar.

Então, antes de montar a melhor estratégia de marketing de performance para o seu negócio, é importante conhecer o que a ferramenta tem a oferecer.

Atualmente, existem 7 tipos de campanha Google Ads, e cada uma deles tem uma recomendação, conforme o objetivo da empresa e o modelo de negócio: 

  1. Campanhas de pesquisa
  2. Campanhas de display
  3. Campanhas de vídeo
  4. Campanhas do Shopping
  5. Campanhas para apps
  6. Campanhas locais
  7. Campanhas inteligentes

No entanto, antes de escolher o tipo de campanha do Ads, existem alguns aspectos importantes sobre a campanha que devem ser definidos.

O que você precisa saber antes de criar uma campanha?

Entenda os principais aspectos para acertar na configuração da sua campanha e alcançar resultados.

  • Objetivo: o objetivo da campanha deve estar ligado às metas da empresa. Para cada objetivo, existe um ou mais tipos de campanha Google Ads que podem ser utilizados;
  • Público: o público é uma parte da segmentação que definirá para quem aqueles anúncios serão exibidos. Um público qualificado e alinhado ao objetivo tende a trazer melhores resultados;
  • Orçamento: quanto a empresa disponibiliza de verba para cada campanha, de acordo com sua meta.

Em seguida, confira os detalhes sobre cada um dos tipos de campanha do Google Ads.

1. Campanhas da rede de pesquisa: Anúncios de texto nos resultados de pesquisa

Entre os tipos de campanha de Google Ads, as mais comuns são as da rede de pesquisa. O objetivo dessa campanha é alcançar as pessoas enquanto elas pesquisam por produtos e serviços no Google.

Sendo assim, para definir a exibição dos anúncios de pesquisa, o Google Ads considera as configurações de palavra-chave, localização e público-alvo.

Esses anúncios de texto podem ter algumas extensões para enriquece-lo, dependendo das configurações de campanha. Então cada objetivo de campanha pode se beneficiar de um tipo de extensão. Confira as extensões disponíveis:

  • Extensões de local
  • Extensões de local de afiliado
  • Extensões de frase de destaque
  • Extensões de chamada
  • Extensões de sitelink
  • Snippets estruturados
  • Extensões de preço
  • Extensões de aplicativo
  • Extensões de formulário de lead
extensão de sitelinks - google ads
Extensão de sitelinks
Extensão de Chamadas - google ads
Extensão de Chamadas
Extensão de local - google ads
Extensão de local

Quando usar campanhas de pesquisa?

Os anúncios de pequisa podem ser usadas para trazer tráfego, leads e vendas para um site. Sua principal vantagem é a facilidade na configuração, que utiliza apenas texto.

No entanto, a escolha das palavras-chave de forma estratégica é crucial para o sucesso da campanha. Por isso mesmo é que a campanha de pesquisa permite uma segmentação bem específica, devido a essa configuração detalhada nas palavras-chave.

2. Campanhas de rede de display: Anúncios gráficos em sites

A rede de display do Google consiste em milhões de sites e apps onde seus anúncios podem ser exibidos. Na campanha de display os elementos gráficos e apelo visual chamam a atenção do cliente para trazer interação. Portanto, essa é uma forma de alcançar o cliente em outras partes da web.

Para atingir um público qualificado, além de caprichar no design do anúncio, você define a segmentação. Dessa forma é possível alcançar pessoas que já acessaram seu site, com anúncios de remarketing. Os recursos de automação também permites lances automáticos pelo aprendizado de máquina do Google, facilitando a rotina de quem anuncia.

Em relação ao criativo, os anúncios gráficos podem ser criados em diversos formatos para upload. Outra forma de criação é o anúncio responsivo, onde você automatiza parcialmente a criação. 

Tipos de campanha de display:

  • Campanha padrão: permite mais controle sobre orçamento, segmentação, lances e criativo;
  • Campanha Inteligente: poupa seu tempo de otimização deixando a inteligência artificial buscar os melhores resultados possíveis;
  • Campanha no Gmail: pode ser exibida nas nas guias “Promoções” e “Social” da Caixa de entrada do Gmail.

Quando usar campanhas de display?

Esse tipo de campanha de Google Ads pode ser usar para reconhecimento, consideração, vendas, leads ou remarketing. Ou seja, são adaptáveis à sua estratégia. 

O que impacta no resultado é ter um anúncio atraente para o público certo, pois são campanhas que costumam atingir maior alcance e trazer resultados.

anúncio de display em Google Ads

3. Campanhas de vídeo: Anúncios em vídeo no YouTube

As campanhas de vídeo permitem que você exiba anúncios em vídeos no Youtube e em outros sites. Para essa modalidade, a qualidade e linguagem do criativo de vídeo faz toda a diferença nos resultados, além de exibir para o público certo.

Os vídeos utilizados em suas campanhas de Google Ads podem ser da sua própria conta do YouTube. Em relação à segmentação de campanhas, pode ser feita por grupos demográficos, interesses, tópicos, públicos de afinidade, remarketing e outros aspectos.

Exemplo de Anúncio de vídeo Pulável
Exemplo de Anúncio Pulável

Um exemplo de como usar campanhas de vídeo é na abertura de um restaurante. É possível exibir o anúncio para pessoas que acessam websites relacionados a restaurantes e culinárias específicas, ou que assistem vídeos sobre tipos de comidas diferentes.

Formatos de anúncio de vídeo:

  • Anúncio In-stream pulável: são reproduzidos ao longo dos vídeos e tem a opcão de pular após 5 segundos;
  • Anúncio In-stream não pulável: podem durar até 15 segundos e não permitem que o usuário pule o anúncio;
  • Bumper Ads: formato de vídeo de curta duração (máximo 6 segundos) para alcançar mais clientes e aumentar reconhecimento de marca;
  • Anúncios Out-stream: são exibidos em sites parceiros, somente em smartphone ou tablet. Por isso estendem o alcance para além do Youtube;
  • Video Discovery: anúncios que alcançam as pessoas em locais de onde elas descobrem conteúdo.

Quando usar campanha de vídeo?

As campanhas de vídeo são muito usadas para ampliar reconhecimento de marca e consideração, de forma que as pessoas conheçam sua empresa, produtos e serviços.

Além disso, o anúncio de vídeo costuma ter um maior alcance geral, sendo útil também para quem busca gerar mais leads e conversões com uma chamada de ação convincente. E para quem deseja fazer o acompanhamento das pessoas que já viram seus anúncios ou acessaram seu site, existe o remarketing com anúncios de vídeo.

4. Campanhas do Shopping: Informações do produto no Google

Esse é o tipo de campanha de Google Ads mais indicado para varejistas que desejam vender produtos. Pois os anúncios de Google Shopping aparecem na pesquisa e aba “Shopping” com informações completas: foto, nome, preço e parcelamento

Dessa forma os clientes podem comparar preços e condições e geralmente estão num estágio mais avançado do processo de decisão de compra. Portanto, as principais vantagens da campanha de Shopping é que o anunciante só paga quando ocorre o clique, e os leads são mais qualificados.

Acesse nosso guia de como anunciar no Google Shopping e comece a aproveitar essa modalidade de campanha.

Como usar campanhas de Google Shopping?

As campanhas de Shopping podem ser usadas para promover seus produtos e sua loja, trazendo clientes interessados em finalizar uma compra

Além dessa, outras modalidades disponíveis são anúncios de inventário local que promovem lojas físicas e a listagem de Google Shopping Gratuito, que funciona para quem adere ao programa pelo Merchant Center.

5. Campanhas para apps: promover o app em diversos canais

As campanhas para aplicativos permitem encontrar novos usuários e aumentar as vendas dentro do app. Então elas servem para promover seu app na rede de pesquisa,  no Google Play, YouTube, Discover e Rede de Display.

Nessa modalidade você disponibiliza alguns recursos como imagens, ideias de anúncio de texto e define os lances. O Google usa esse conjunto de informações do próprio aplicativo para gerar e otimizar automaticamente os anúncios.

Quando usar campanhas para apps?

  • Para promover o aplicativo gerando mais downloads e instalações. É o objetivo ideal para quem busca aumento no número de usuários;
  • Para gerar engajamento e ações de conversão específicas pelos usuários do app.

6. Campanhas locais

Além de beneficiar o crescimento de negócios digitais, o Google Ads também permite criar campanhas locais como foco em atrair pessoas para uma loja física.

Esse tipo anúncio local entregam as informações necessárias para que as pessoas decidam quando e como visitar as lojas. Podem ser exibido na pesquisa Google, no Google Maps, Youtube e Display. 

campanhas locais em google ads

Então, quando um cliente pesquisa empresas semelhantes à sua ou exploram uma área local no Maps, o Google faz a correspondência entre essas ações e o local da empresa. Pessoas que estejam por perto ou tenham interesse na sua região pode ver seu anúncio.

Por que usar campanhas para negócios locais?

  • Gerar visitas e vendas presenciais na sua loja física;
  • Promover ofertas e eventos locais;
  • Garantir que as pessoas encontrem seu endereço e o caminho até seu estabelecimento comercial;
  • Fortalecimento do marketing multicanal.

Para que as campanhas locais funcionem, é imprescindível ter uma conta no Google Meu Negócio, assim como ativar as extensões de local no Google Ads.

7. Campanhas inteligentes: Automatize suas campanhas

Entre os tipos de campanha do Google Ads, as campanhas inteligentes são as mais fáceis de criar e veicular. Isso porque a inteligência e o aprendizado de máquina são colocados para trabalhar a favor dos resultados da sua conta.

Então, para um anúncio inteligente funcionar você só precisa disponibilizar as informações da sua empresa e alguns elementos criativos, que o Google encontrará a melhor segmentação para você aproveitar ao máximo seu tempo e dinheiro.

As campanhas inteligentes deixam o Google definir o melhor público, melhor valor de lance e até mesmo testar diferentes anúncios para definir qual deles performa melhor.

Por que usar campanhas inteligentes?

Essas campanhas ajudam a destacar as vantagens da sua empresa e atrair clientes. Mas, também podem ser utilizadas para aumentar as vendas ou leads no seu negócio.

Como o próprio Google otimiza e segmenta os anúncios, a configuração de uma campanha inteligente é bem mais fácil.

Vantagens dessa modalidade:

  • É  possível criar anúncios com rapidez e facilidade;
  • Atrai mais clientes para conhecer sua marca;
  • O gerenciamento contínuo necessário é mínimo, economizando seu tempo!

Você deve ter percebido que as campanhas inteligentes estão interligadas a outros tipos de campanhas do Google Ads, conforme mencionamos ao longo do artigo. Essas campanhas estão sendo cada vez mais utilizadas para facilitar o dia a dia de quem gerencia contas de Google e trazer resultados cada vez melhores.

Em conclusão, o Google Ads oferece infinitas possibilidades para atender a diversos objetivos e modelos de negócio diferentes. Cabe aos analistas e especialistas definirem quantos e quais tipos de campanha de Google Ads podem ser utilizados na estratégia digital de uma empresa.

Se você quiser saber mais sobre como a Eficaz gerencia campanhas de mídia paga, conheça o serviço de marketing de performance. Somos uma agência Google Partner Premier, com um time de especialistas preparado para atender você!

Tags:

Performance
Por: Redação Eficaz | Isadora Souza
Publicado em 14 de maio de 2021

Marilia - SP

Av. Hygino Muzi Filho, 529

Sala 140 A

+55 (14) 2105-0087

contato@eficazconsultoria.net.br

Barueri - SP

Calçada das Margaridas,

51 - Alphaville Comercial

+55 (11) 3185-4804

contato@eficazconsultoria.net.br

Link para acessar a página ABCOM – selo que Associação Brasileira de Comércio Eletrônico
Ícone que mostra que somos empresa Microsoft Partner
whatsapp