Tudo sobre o Google Shopping Gratuito: quando surgiu, quais as vantagens e como anunciar

Publicado em 11 de maio de 2021

Você já deve saber que, desde o segundo trimestre de 2020, as lojas virtuais podem usar o Google Shopping Gratuito! Isso mesmo, não precisa mais pagar para que seus produtos apareçam na listagem do Google Shopping, mas é preciso cumprir alguns requisitos.

Temos um artigo completo para quem deseja saber mais sobre o que é o Google Shopping e como ele funciona.

Então confira nosso artigo para entender como surgiu essa novidade e aprender como colocar os produtos da sua loja virtual para aparecem entre as listagens gratuitas do Google Shopping Brasil.

Quando e por que surgiu o Google Shopping gratuito?

Em 21 de Abril de 2020, a Google anunciou a liberação do shopping de forma gratuita. Essa foi uma das medidas tomadas pela empresa para apoiar os pequenos e médios negócios. Já que muitos deles estavam passando por períodos de transição para o digital e adaptações em meio à crise. Já no Brasil, o recurso começou a ser liberado em outubro de 2020.

Segundo o pronunciamento oficial do presidente Bill Ready, “o comércio digital se tornou uma salvação para os varejistas. E à medida que os consumidores compram cada vez mais online, eles procuram não apenas itens essenciais, mas também coisas como brinquedos, roupas e artigos domésticos. Embora isso apresente uma oportunidade para as empresas com dificuldades de se reconectar com os consumidores, muitas não podem se dar ao luxo de fazê-lo em escala”.

Então, foi confirmado que os resultados da pesquisa feita na guia Shopping seriam compostos principalmente pelas listagens gratuitas. Dessa forma, os comerciantes poderiam ser vistos pelos consumidores, independente de ter anúncios ativos no Google.

Como funciona o Shopping Gratuito?

De acordo com o pronunciamento oficial, a mudança será mais impactante para a guia Shopping, e não nas pesquisas comuns. Ao realizar uma busca na página principal do Google, os resultados de produtos que aparecem no topo continuarão sendo de anúncios pagos.

google shopping pago x aba shopping

Então, as listagens de produto gratuitas serão exibidas para quem clicar sobre a aba “Shopping” ou “Compras” (google.com/shopping). Nela, os primeiros resultados serão de anúncios, e logo abaixo começam a aparecer produtos que fazem parte da lista gratuita.

Assim como já ocorria antes, os produtos são exibidos com nome, foto, imagem e preço. Além disso, os filtros da página permitem refinar a busca pelo preço, marca e outros atributos. Esses filtros variam conforme o item pesquisado.

onde aparece o google shopping gratuito

Quem pode anunciar nas listagens gratuitas?

Qualquer loja que tenha um catálogo de produtos e cadastre-se pela conta do Merchant Center pode utilizar o Google Shopping gratuito desde que siga os requisitos. É necessário que seus produtos sigam as políticas das listagens gratuitas e dos anúncios do Shopping, além de do status da conta e qualidade dos dados fornecidos.

Se você quiser saber mais detalhes, basta consultar a página de requisitos de qualificação para as listagens de produto gratuitas.

Quais as vantagens de utilizar listagens gratuitas?

A principal vantagem para os varejistas que ainda não usam a plataforma consiste na exposição gratuita a milhões de pessoas que procuram o Google diariamente para fazer compras. E para quem já anuncia, significa que as campanhas pagas podem ser amplificadas pelas listagens gratuitas. Isso ocorre  pois o anunciante do Shopping pago continuará aparecendo na página de resultados de pesquisa e continuará no topo da lista de produtos da guia shopping.

Por outro lado, para os compradores existirão ainda mais opções de produtos e lojas encontrados na guia Google Shopping, ampliando as possibilidades de compra.

Como anunciar pelo Google Shopping Gratuito?

Para que os produtos da sua loja apareçam na listagem gratuita, você precisará ter um feed de produtos cadastrado numa conta do Merchant Center e aderir ao programa.

Em resumo, para quem ainda não anuncia, deve seguir o passo a passo:

  1. Criar uma conta no Google Merchant Center;
  2. Realizar as configurações de conta e verificar o site da sua loja virtual;
  3. Criar ou fazer upload de um feed de produtos conforme as especificações;
  4. Acessar Crescimento > Gerenciar programas e aderir na opção “Listagens de produto gratuitas”.

Confira o nosso passo a passo de como anunciar no Google Shopping para obter mais detalhes desse processo.

Além disso, é importante fornecer ao Google informações de alta qualidade. Isso significa que, quanto mais completas e atualizadas as informações sobre o produto, melhor será a correspondência entre a busca e o resultado exibido. Isso melhora a experiência do cliente e também reflete na qualificação e nos resultados de venda dos seus produtos.

SEO e as listagens gratuitas

O Google Shopping Gratuito utiliza os dados dos produtos para definir quando, para quem e em qual posição o item será exibido. Por isso, trabalhar seus produtos com boas práticas de SEO tem muitas vantagens. Além de garantir melhora nos resultados da pesquisa orgânica, produtos otimizados para SEO podem ter melhores resultados na listagem gratuita também.

Isso se deve ao fato de que, numa otimização para SEO, os principais atributos do produto são trabalhados. Confira nossas técnicas recomendadas:

  • Título: é pelo título que o Google localiza o item. Portante, cadastre o produto com um título que contém o máximo de atributos que o identifiquem e diferencie seu modelo;
  • Descrição: sua descrição de produto não deve ser única e o mais completa possível. Dessa forma, garante que o cliente tenha o máximo de informação relevantes para sua decisão de compra
  • Especificações e atributos de produto: segundo as especificações do feed de produtos do Merchant Center, características como tamanho de roupa ou dimensões podem ser usadas nos filtros da aba shopping;
  • Preço: ter o melhor preço ou exibir um bom valor promocional faz toda a diferença nos resultados de Google Shopping;
  • Categorização: colocar o produto na categoria correta também ajuda o Google a fazer uma boa leitura do seu feed e entregar o que o usuário procura;
  • Avaliações: as avaliações, além de chamar atenção na página, constroem credibilidade para sua loja;
  • Schema.org: essa é a marcação de dados feita na página que permite que os buscadores leiam o conteúdo com maior facilidade. Geralmente as plataformas de e-commerce atuais se adaptam a esse modelo.

Sem precisar gastar nada, você pode ativar agora mesmo seus produtos para que apareçam no Google Shopping Gratuito. Para isso, basta seguir as orientações do artigo.

E para quem deseja impulsionar os resultados com mídia paga, está no lugar certo. A Eficaz oferece uma ampla variedade de serviços de marketing digital, além de ser uma agência certificada Google Partner Premier.

Entre em contato para saber mais!

E-Commerce
Por: Redação Eficaz | Isadora Souza
Publicado em 11 de maio de 2021

Marilia - SP

Av. Hygino Muzi Filho, 529

Sala 140 A

+55 (14) 2105-0087

contato@eficazconsultoria.net.br

Barueri - SP

Calçada das Margaridas,

51 - Alphaville Comercial

+55 (11) 3185-4804

contato@eficazconsultoria.net.br

Link para acessar a página ABCOM – selo que Associação Brasileira de Comércio Eletrônico
Ícone que mostra que somos empresa Microsoft Partner
whatsapp