Por: admucom | 19/11/2018

E-Commerce

08 min de leitura

Seguiu direitinho todos os passos da jornada do consumidor? Atraiu um novo cliente, fez com que ele se envolvesse com o seu produto ou suas soluções e fechou o negócio? Tudo certo então! Partiu próximo cliente? Não!

O que você precisa fazer agora é continuar, sim, atraindo novos leads, mas não se esquecer de quem JÁ COMPROU. Por isso, é essencial se preocupar com a experiência de compra para fidelização de clientes. Além de continuar nutrindo o seu cliente com a sua publicidade online, você precisa prestar atenção em uma das etapas mais prazerosas para ele no processo de compra: a unboxing experience (a experiência de retirar o produto da caixa).

Para alguns e-shoppers, a experiência do unboxing é tão importante quanto a experiência de compra. Eles estão mais detalhistas, querem se sentir especiais, como se estivessem recebendo um presente. Além do que, para quem está conhecendo o seu negócio, o unboxing é a concretização do contato dele com você e como diz o ditado: a primeira impressão é a que fica. É com essa experiência encantadora que você conseguirá fidelizar seus clientes.

Como seu produto está sendo embalado para o envio? Qual seu diferencial nesse quesito? Confira abaixo 4 dicas de como causar uma boa experiência de compra recebe o seu produto.

1. OFEREÇA BRINDES

Não precisa ser nada extravagante: pense no custo-benefício e na usabilidade. Canetas esferográficas personalizadas, bottons, calendários, adesivos, marcadores de página, chaveiros: itens que, se comprados no atacado, não farão muita diferença no orçamento da empresa (ainda mais considerando o número de clientes que se sentirão especiais e voltarão a comprar). Além de ser uma experiência gratificante, os brindes são um ótimo recurso para fidelização de clientes.

unboxing experience caixa de fotos personalizada para fidelização de clientes
A Innocence é uma marca parisiense de impressão. A embalagem chega para os clientes com uma bolsinha personalizada de acordo com o tamanho das fotos entregues.

2. QUALIDADE DA CAIXA

A beleza da embalagem importa, mas de nada adianta se ela for fraca e se deteriorar no caminho entre sua empresa e o cliente. Mesmo que o produto chegue são e salvo, se a caixa for fraca e estiver amassada, o cliente já vai se sentir lesado, e sua experiência de compra será prejudicada. Para fidelizar os clientes, é importante cuidar da primeira impressão, a que vai ficar. Além de que, uma caixa bonita e de boa qualidade possibilita que o cliente a reutilize, permitindo que ele lembre de você toda vez que usar a caixa.

unboxing experience com caixas personalizadas
A Devangari Art, da Polônia, entrega cadernos personalizados em caixas de papelão com camada tripla: fortes e muito leves. Você colecionaria essas caixas?

3. MARKETING OLFATIVO

Dependendo do seu negócio, criar uma experiência olfativa na compra pode associar aromas aos valores, conceitos e ideais da sua empresa. É o chamado Marketing Olfativo. Estudos científicos mostram que, de todos os sentidos humanos, a memória olfativa é a que mais prevalece. 35% das pessoas se lembram de uma experiência olfativa, 5% de uma experiência visual e apenas 2% de uma auditiva, por exemplo. Como implementar isso na sua caixa? Com o uso de perfumes borrifados diretamente nos produtos, embalagens ou aromatizando cartões, etiquetas ou outros itens de papelaria.

experiência de compra com marketing olfativo
Nosso cliente de vestuário infantil Petit Pois Enfant aplicando uma fragrância infantil antes de lacrar o pacote.

4. MOSTRE PREOCUPAÇÃO

Deixe claro para o consumidor que ele fez a escolha certa quando comprou com você. Incentive a recompra – com cartões de desconto – e a avaliação da compra: tudo isso contribui para fidelização dos clientes. Deixe-o sentir que a opinião dele importa. Como fazer isso? Escreva um recadinho. Se não puder dedicar tempo para escrever uma mensagem à mão, crie uma mensagem padronizada para enviar em todas as caixas. São pequenos detalhes como esse que valorizam a experiência de compra.

experiência de compra com caixa e bilhete personalizado

Lembre-se: clientes fidelizados custam menos (pois já estão familiarizados com você e seus produtos), defendem a marca para outras pessoas e ainda dão feedbacks mais honestos e de qualidade. Ah, uma pesquisa revelou também que 4 de 10 consumidores compartilham foto de um produto que acabaram de receber caso ele tenha sido entregue em embalagem exclusiva.

Por isso vale a pena investir em uma experiência de compra encantadora, pois isso ajuda a fidelizar clientes, surpreende os consumidores e ainda promove sua marca nas redes sociais.

Agora, se você quer atrair mais clientes para sua loja com uma parceira de sucesso, fale conosco. Entre em contato e descubra os serviços de Marketing Digital da Eficaz.

notfound

Tags

  • e-commerce
  • ecommerce
  • blog ecommerce
  • unboxing experience
  • unboxing
  • experience
  • jornada do consumidor
  • jornada
  • consumidor
  • embalagem
  • embalagem criativa
  • embalagens
  • embalagens criativas
  • blog de ecommerce
  • noticias de ecommerce

Escrito por: admucom

Publicado em 19 de novembro de 2018

Acelere seu crescimento
digital com a Eficaz

Para atingir todos os seus objetivos de negócio e crescer digitalmente com velocidade,
você precisa do melhor em criatividade, performance e tecnologia.

FALE CONOSCO