Por: admucom | 11/11/2022

E-Commerce

08 min de leitura

geomarketing

Você já recebeu aquelas notificações no seu celular após ter visitado um restaurante, loja ou shopping? Isso faz parte de estratégias de geomarketing e você também pode usar na sua empresa para atrair e cativar clientes.

Atualmente, é difícil encontrar alguém que não ande com um celular no bolso, não é? De acordo com o site Statista, em 2021 existiam mais de 6,2 milhões de aparelhos celulares no mundo.

Isso possibilita que dados e informações sobre os usuários sejam coletados através deles. Um dos mais valorizados no marketing é a localização, com ela você consegue montar estratégias eficientes para atrair clientes para sua loja.

Muitos aplicativos e sites pedem para o usuário compartilhar a localização, com certeza você já viu isso por ai! Uma pesquisa realizada pela Geomarketing, em 2016, revelou que 90% dos usuários mantêm a localização ativa nos smartfones.

Ou seja, você consegue saber, com precisão, os locais que seus clientes frequentam, o que gostam, onde moram e onde estão naquele momento. Essas informações abrem um universo de possibilidade de estratégias.

Se você quer entender mais sobre geomarketing e como ele pode impactar positivamente sua empresa, leia esse artigo até o final.

geomarketing

O que é Geomarketing?

Primeiro, vamos definir o que é geomarketing. Trata-se de estratégias de marketing com foco na localização geográfica dos clientes e da loja. Dessa forma, você pode priorizar aqueles clientes que moram próximo à sua área de atuação, ou que frequentam lugares específicos.

Com estratégias de geomarketing é possível entregar experiências personalizadas para cada cliente conforme o local ou interesse de cada um. 

Vamos exemplificar. Você vende artigos esportivos e tem uma loja física na sua cidade. Uma utilização do geomarketing é segmentar seus anúncios para moradores dessa cidade, certo? 

Mas você pode ir além! Não são todos os moradores que tem interesse em esportes, então você segmenta ainda mais seus anúncios. Com o geomarketing você identifica quais clientes frequentam quadras esportivas, academias, clube ou o estádio da cidade e direciona os anúncios para essas pessoas.

A chance de impactar o cliente é bem maior com uma segmentação específica como a anterior, concorda? Afinal, temos informação de que ele já tem interesse no assunto.

Estratégias de Geomarketing para o seu negócio

Agora que já sabe o que é geomarketing, vamos apresentar as principais maneiras de implementar essa estratégia no seu negócio.

Check-in

Quem usa redes sociais como o Facebook, com certeza, já passou por publicações de check-in no feed. Elas podem ser feitas em diferentes locais, lojas, bares, praças, academias, clubes, e muito mais.

Quando um cliente realiza o check-in na sua loja, ela será compartilhada para a rede de amigos dele e mais pessoas conhecerão sua marca. Incentivar que clientes compartilhem no Facebook é uma forma de publicidade muito eficiente e gratuita.

geomarketing
Foto: Reprodução: E-cliente

Você pode oferecer vantagens para aqueles que realizarem o check-in, como brindes ou desconto. O próprio Facebook incentiva que negócios usem o check-in como estratégia de marketing através de uma ferramenta que libera o wi-fi do estabelecimento para quem realizar a ação no aplicativo.

Geotargeting

O geotargeting é semelhante ao check-in, também depende da ação do cliente e ajuda a compartilhar seu negócio de graça. Essa estratégia nada mais é do que a marcação do local em uma foto, vídeo ou qualquer outra postagem.

Sabe aquela tag que fica abaixo do nome do usuário no Instagram ou Facebook, mostrando o local ou cidade? É exatamente isso! 

Incentive os clientes a marcar sua página quando tirarem fotos ou gravarem vídeos e compartilhar essas publicações na conta da empresa é uma maneira de mostrar que suas redes são ativas e aproxima o público da marca.

Foto: Bianca Andrade/ Reprodução: Instagram

Mas para isso ser possível, é necessário criar uma página como negócio local e preencher com as informações corretas de endereço. Confira como criar uma conta comercial no Instagram e no Facebook para aproveitar do geotargeting.

Geofencing

Se você ficou curioso em saber mais sobre utilizar o geomarketing para segmentar publicações e a entrega para o público, chegou o momento de falarmos sobre isso.

Em tradução livre, geofence significa “cerca geográfica”, ou seja, uma área delimitada onde uma ação de marketing vai acontecer. Como falamos no início do texto, nossos celulares estão, constantemente, compartilhando dados da nossa localização e empresas podem usar essas informações.

É possível usar o geofencing para delimitar um grupo de pessoas que receberão seus anúncios, pedir que visitantes recentes avaliem seu estabelecimento, direcionar mensagens e notificações no aplicativo para aquelas pessoas que entrarem na área e muito mais.

Com criatividade o geofancing pode ser usado de diversas formas, mas é importante tomar as precauções de segurança, já que os dados e informações pessoais de clientes devem estar seguras.

SEO Local

O SEO local é uma ótima utilização do geomarketing. Sabe quando procuramos “pizzaria” no Google e aparecem resultados da nossa cidade, com a distância, horário de funcionamento e etc? Isso é o SEO local, uma otimização para que pessoas da sua região te encontrem nas pesquisas do Google.

geomarketing o que é

Para isso, você precisa criar uma conta no Google Meu Negócio e preencher com as informações de contato e endereço do seu negócio. Dessa forma, seu empreendimento aparece no Local Pack e no Google Maps, facilitando que clientes próximos te encontrem.

No temos conteúdos incríveis com mais informações sobre SEO local e como implementar no seu negócio, leia e utilize essa estratégia muito eficaz.

Site Personalizado

Por último, você pode usar geomarketing para personalizar seu site e oferecer a melhor experiência possível para o cliente. Dessa maneira, pode mostrar produtos de lojas da região ou mudar o idioma conforme o país de acesso.

Conclusão

Como pode ver ao longo do texto, o geomarketing possuí diversas ferramentas e maneiras de implementar no seu negócio, cabe a você descobrir quais combinam com seu público e podem ser utilizadas na sua loja ou empresa.

Coloque a mão na massa e você conseguirá resultados incríveis muito em breve. Aproveite e confira nossos links de apoio para saber mais sobre os temas e se tornar um especialista no assunto. Usar geomarketing pode parecer difícil e para poucas empresas, mas a verdade é que qualquer um pode fazer e de graça!

Separamos alguns outros artigos que você pode ter interesse, confira: Avaliações na conta do Google Meu Negócio, Criar conta no Google Meu Negócio.

notfound

Tags

  • e-commerce
  • marketing digital
  • marketing local
  • SEO LOCAL

Escrito por: admucom

Publicado em 11 de novembro de 2022

Acelere seu crescimento
digital com a Eficaz

Para atingir todos os seus objetivos de negócio e crescer digitalmente com velocidade,
você precisa do melhor em criatividade, performance e tecnologia.

FALE CONOSCO