seo local

Você com certeza já fez pesquisas como “pizzaria”, “hamburgueria” ou “cabeleireiro” na tentativa de encontrar um bom serviço próximo a você, não é? Os resultados apresentados estão ali graças ao SEO local, uma estratégia de Marketing Digital focada em colocar pequenos e médios negócios na primeira página do Google.

Se você já viu esses resultados e se perguntou “como meu negócio pode aparecer aí?”, talvez você esteja precisando melhorar seu SEO local. Para você ter uma ideia, dados apresentados durante o evento Think With Google 2022, 42% dos brasileiros escolhem o que vão comprar com base na internet.

Ou seja, os clientes vão procurar na internet antes de tomar qualquer decisão e se você não estiver entre as primeiras opções, pode estar perdendo muito dinheiro.

Tendo isso em mente, nesse artigo você vai conhecer dicas de SEO local para fazer seu negócio local decolar e ser um sucesso na sua cidade e região.

O que é SEO local?

SEO local é uma estratégia de Marketing Digital com foco em levar clientes nas proximidades para seu estabelecimento físico. Para isso, são feitas diversas otimizações no seu site e no Google Meu Negócio para que sua empresa apareça em destaque nas pesquisas locais.

Dessa forma, é possível definir sua área de atuação para que pessoas que realizem buscas como aquelas citadas no início do texto e estejam na área encontrem você.

Outra vantagem muito eficaz do SEO local é aparecer no Google Maps. Muitas empresas gostariam, mas não sabem como aparecer no Google Maps ou pensam ser necessário pagar para isso.

Pois, saiba que é muito fácil e totalmente gratuito, e pode gerar resultados incríveis para seu negócio. A maneira será explicada durante as dicas.

Diferença entre SEO local e SEO geral

Antes de começarmos com as dicas e falarmos mais especificamente sobre o SEO local, vale a pena explicar qual a diferença entre eles e o SEO no geral. 

O SEO geral, que conhecemos e já falamos aqui no blog algumas vezes, é focado em ranquear seu site nas pesquisas, independente de onde você está ou de onde o cliente vai procurar. Ele é usado por e-commerce, sites e blogs que conseguem atingir qualquer local com o seu conteúdo. 

Já o SEO local considera a localização de ambas as partes. Ou seja, se seu cliente procurar por “hamburgueria perto de mim” ou “cabeleireiro em Belo Horizonte”, o algoritmo vai apresentar respostas diferentes do que as tradicionais, priorizando estabelecimentos que estejam na região.

seo google meu negócio

Mesmo que você escreva apenas “hambúrguer” isso também aconteceria porque, muito provavelmente, o usuário não está procurando um blog post com dicas incríveis de como  fazer hambúrguer, mas sim um local para comer.

Os resultados do SEO geral são apresentados a partir da posição 1 do Google, enquanto os resultados locais possuem a vantagem de aparecer acima disso, em um local denominado Local Pack.

Critérios de ranqueamento do SEO local

Para sabermos as dicas de SEO e como otimizar nossos conteúdos online, antes, vale a pena entendermos quais são os principais critérios considerados na hora do ranqueamento das lojas e negócios.

Basicamente, são considerados 3 critérios: Proximidade, Destaque e Relevância. Veja a seguir o que cada um representa.

Proximidade

A proximidade é bem auto-explicativa, ela utiliza geolocalização para encontrar os locais mais próximos à pesquisa. Ou seja, se você está procurando uma clínica médica na cidade X, os resultados serão referentes a essa cidade.

E não é só isso, eles estarão ordenados da menor distância até a maior. Isso quer dizer que primeiro vêm as que estão no seu quarteirão, depois no bairro, área, e assim por diante.

Destaque

Esse critério é baseado na popularidade e avaliações do estabelecimento, tanto no digital quanto fisicamente. Se você tem boas notas e recomendações no Google Meu Negócio e outros sites como TripAdvisor (se for o caso do seu segmento), sua posição tende a aumentar.

Além disso, eles consideram citações e links para sua marca, pois isso mostra que ela é referência no assunto na região. 

Já no “mundo real”, o Google consegue analisar, através da geolocalização e GPS dos usuários, se o estabelecimento é muito frequentado. Quem nunca recebeu uma notificação do Google perguntando se visitou o restaurante X ou o Shopping Y após passar pelo local?

Relevância

O último critério é a relevância. Nele é considerado a correspondência com palavra-chave utilizada, para isso o Google analisa as informações do Google Meu Negócio e compara com a palavra-chave utilizada na pesquisa.

Quanto mais compatível for, mais alta será sua posição na pesquisa.

Dicas de SEO local

Agora sim, podemos entrar no assunto que trouxe você para esse texto, as dicas de como melhorar seu SEO local e conseguir as principais posições no Local Pack.

Google Meu Negócio

A primeira coisa que você precisa fazer é criar uma conta no Google Meu Negócio. Como falamos no começo do texto, ele é uma ferramenta gratuita do Google que permite adicionar informações de contato, horário de funcionamento, fotos, área de atuação e muito mais.

É como se fosse uma versão melhorada e atualizada das antigas listas telefônicas, porém apenas para empresas, em que você encontra informações de diversos negócios.

como aparecer no google maps

Ele é o principal fator de ranqueamento local no Google, já que sem ele não é possível aparecer no Local Pack. Mas apenas criar sua conta não é o suficiente, você precisa preencher com o máximo de informações e mantê-lo sempre atualizado.

Por exemplo, segundo o Google, empresas que colocam fotos no seu perfil do GMN (Google Meu Negócio) tem 35% mais cliques. 

E tem mais! Não falamos que iriamos ensinar como aparecer no Google Maps? Pois, é através do Meu Negócio que você consegue vincular com o Maps e colocar sua empresa no mapa.

Otimizar seu site (ou criar um)

Uma das maneiras de melhorar sua “nota” no critério Destaque é com o SEO tradicional e para isso, otimizar seu site ou criar um é a melhor solução.

Com ele você pode usar as técnicas de ranqueamento orgânico para alcançar as primeiras posições no Google e ainda ocupar as primeiras do Local Peck, isso representa seu empreendimento 2x na primeira página.

Produzir conteúdo

Uma das melhores utilidades para seu site é criar conteúdo, apesar de não ser o único lugar onde pode produzir. Ter um blog e criar conteúdos é muito vantajoso, pois aumentam sua credibilidade e autoridade, torna sua marca mais conhecida e tem enorme potencial de atrair clientes.

Dessa forma, você consegue melhorar seu SEO, melhorar o posicionamento no Google e, consequentemente, melhorar o SEO local. Porém, lembre-se que seu foco é local, por isso de prioridade para aqueles conteúdos que conversem com as necessidades dos clientes da região.

Google Post

Já ouviu falar do Google Post? Muita gente nem sabe que ele existe, mas com o Google Meu Negócio você consegue postar conteúdos e atualizações, como se fosse uma rede social mesmo, que aparecem nas pesquisas do Google.

o que é seo local

Essas postagens aparecem junto com as informações sobre sua empresa e os usuários podem interagir com elas. Você pode usar esse espaço para divulgar ofertas, anunciar produtos novos, eventos e muito mais.

Tudo isso impacta no critério Destaque. Para criar postagens no Google Post, basta abrir o seu Google Meu Negócio, ir em postagem, escolher o modelo de post e criar seu conteúdo. É rápido, fácil e gera ótimos resultados.

Redes Sociais

Ter redes sociais ativas, com publicações constantes e de qualidade é excelente para melhorar seu posicionamento. Lembra quando falamos que as menções à marca são importantes? Então, no GMN você consegue vincular suas redes sociais e, conforme elas geram engajamento, seu nível de destaque aumenta.

Avaliações

Ter boas avaliações do Google Meu Negócio tem duas funções: a primeira é melhorar seu SEO local e a segunda é influenciar que novos clientes comprem na sua loja. As avaliações ativam o gatilho mental chamado Prova Social.

Esse gatilho é ativado quando vemos outras pessoas que já compraram algum produto. Isso passa confiança e melhora nossa visão sobre essa empresa, incentivando que você compre.

Ou seja, quando um possível cliente encontrar seu negócio na internet e ver as notas e comentários de clientes, vai ser influenciado a comprar com você.

Site responsivo

Outro fator importante no ranqueamento é a responsividade do seu site. Hoje em dia a maioria dos acessos são realizados por dispositivos móveis e um site responsivo consegue se adaptar para as diferentes telas, seja computador, tablet ou celulares.

Por isso o Google passou a dar muita importância para a responsividade, tanto para o ranqueamento local quanto para o ranqueamento geral.

seo local

Parceria com influenciadores locais

Por fim, nossa última dica é realizar parcerias com influenciadores locais. Com as redes sociais dominando o mundo, praticamente toda cidade tem seus influenciadores, não importa se eles têm pequeno, médio ou grande alcance.

Você pode procurar por essas pessoas e propor parcerias. O Marketing de Influência já é uma realidade e você poderia aumentar muito seu alcance e sua credibilidade, levando mais pessoas para suas redes sociais e seu estabelecimento físico.

Como vimos a longo de todo o texto, quanto mais pessoas te conhecerem mais avaliações você terá, mais engajamento gera, isso resulta em mais destaque tanto no digital quanto no offline e melhora seu posicionamento no SEO local. 

Conclusão

Agora que você já está craque no SEO local é hora de otimizar seus resultados e aparecer no topo do seu Local Pack. Essa estratégia pode ser utilizada por qualquer segmento de negócio local, então não perca essa grande oportunidade!

Aproveite que chegou até aqui e confira nosso texto sobre a estratégia Online to offline e veja outras maneiras de atrair o público para sua loja física. 

notfound

Tags

  • e-commerce
  • marketing digital
  • marketing local
  • SEO LOCAL

Escrito por: admucom

Publicado em 28 de outubro de 2022

Acelere seu crescimento
digital com a Eficaz

Para atingir todos os seus objetivos de negócio e crescer digitalmente com velocidade,
você precisa do melhor em criatividade, performance e tecnologia.

FALE CONOSCO