Por: admucom | 30/09/2022

E-Commerce

08 min de leitura

seo para blog

O SEO (Search Engine Optimization) é um conjunto de estratégias de Marketing Digital que buscam melhorar seu posicionamento no Google, alcançando as posições mais altas e assim, aumentando a chance de que os usuários cliquem no seu link. Se você quer conhecer as principais dicas de SEO para blog da sua loja virtual e melhorar o ranqueamento do seu conteúdo, leia esse artigo até o final!

O tráfego orgânico considera aqueles usuários que chegaram até o seu site por buscas em SERPs, ferramentas de buscas como o Google. Funciona assim: eles fazem a pesquisa de algum termo, palavra ou assunto, encontraram o link para seu site e chegaram até você

Isso é importante por alguns fatores, entre eles:

  • Você não precisa gastar para estar no Google e atrair esses clientes;
  • O Google é o buscador mais usado no mundo e muitos usuários utilizam para tirar dúvidas e procurar produtos antes de comprar.

Por isso, estar entre as primeiras buscas é tão importante e o SEO é a ferramenta certa para isso. Se você quer dicas de como escolher o melhor conteúdo par ao seu blog, leia nosso artigo. Confira algumas dicas de SEO para blog.

Palavras-chave

As palavras-chave são termos utilizados em buscadores como o Google para identificar o assunto de uma pesquisa. Por exemplo, se você quer abrir seu próprio e-commerce, pode ir no Google e pesquisar “como abrir meu próprio e-commerce” e milhares de resultados vão aparecer. Isso é uma palavra-chave.

seo para blog

Como pode ver, uma palavra-chave pode ser composta por uma ou mais palavras. Se você procurar por “e-commerce” é outra palavra-chave. A importância delas para seu blog é que, com elas, você consegue mostrar para o Google qual é o assunto que está tratando.  

Ou seja, se quer alcançar as primeiras posições, é preciso um bom trabalho de pesquisa e seleção de palavras-chave. O ideal é que elas terem um bom volume de busca e baixa ou média concorrência. 

Isso quer dizer que muitas pessoas estão procurando por elas, mas poucos criadores de conteúdo estão tetando ranquear ou o conteúdo, já criado, não é tão relevante.

Para encontrar boas palavras-chave existem diversas ferramentas, como o Ubersuggest e o Google Keyword Planner. Com eles você consegue procurar as palavras, comparar o volume e a dificuldade, e escolher as melhores para o seu texto. 

seo para blog

Digite uma palavra-chave na barra de busca para procurar as informações sobre ela.

seo

Dicas de uso de palavras-chave

Tudo bem, você já fez uma extensa busca e selecionou aquelas que melhor se encaixam no seu conteúdo. O que fazer com elas agora? Uma das dicas de SEO para blog é que elas devem aparecer em alguns locais do seu texto.

Durante a produção do conteúdo, certifique-se de usar a palavra-chave foco (a principal que quer ranquear) em diferentes partes do texto, a quantidade exata varia conforme o tamanho do seu conteúdo, mas no mínimo 3 vezes. Porém, não exagere! Da mesma maneira que usar poucas vezes, usar muito pode prejudicar seu conteúdo.

Além do texto, é importante que ela esteja no título do conteúdo, no meta title e na meta description, na URL e na descrição das imagens. Não se preocupe, vamos falar um pouco sobre isso em cada tópico.

URL

Uma URL funciona como o seu endereço na internet. Com ele o usuário consegue acessar diretamente seu site sem precisar ir no Google ou clicar em qualquer outro link. Isso é o que chamamos de tráfego direto. Por isso, quanto mais fácil, maior a chance dos clientes lembrarem sua URL e entrarem por ela.

Mas uma URL também tem grande influência no SEO e no tráfego orgânico e o motivo é muito parecido. Quando procuramos algo no Google, queremos ter certeza do que vamos encontrar e não vamos ficar perdendo tempo com links que não vão responder nosso problema.

Dessa forma, quando o assunto do post já pode ser encontrado na URL, suas chances de ter mais cliques é maior. Além disso, essa prática facilita o reconhecimento da página pelo algoritmo do Google.

Por isso, é importante colocar a palavra-chave principal na URL e evitar números, caracteres especiais e links muito longos.

dicas de seo

Veja o exemplo anterior e compare qual é mais fácil de entender. Muitas plataformas e plugins permitem que você personalize cada link, por isso, sempre realize essa otimização.

Meta Title e Meta Description

Meta title e meta description são tags do código HTML do site que servem para dar informações sobre a página ao usuário durante as buscas. Então, elas não aparecem no seu site, mas sim no Google.

Porém, elas têm a função de atrair os usuários para dentro do site e melhorar o ranqueamento do seu texto nas pesquisas.

dicas de seo

Por isso, algumas regras são importantes para otimizar esses recursos:

  • Devem ser atraentes e prender a atenção do usuário;
  • Tanto o meta title quanto a meta description devem conter a palavra-chave foco;
  • O meta title deve ter, no máximo, 65 caracteres;
  • Enquanto isso, a meta description, pode chegar até 165 caracteres;

Carregamento rápido

Outro fator de ranqueamento é a velocidade de carregamento do seu site. Além de ser um fator decisivo na experiência do cliente, ele também influência no posicionamento da sua página.

Um estudo realizado pela Kissmetric identificou que 40% dos visitantes abandonam uma página que demore mais de 3 segundos para carregar e a cada 1 segundo a mais, as conversões do site são reduzidas em 7%.

Uma solução para isso é compactar suas imagens antes de colocá-las no blog. Assim, os arquivos serão menos pesados e o carregamento será mais rápido.

Responsivo

Um site responsivo se adapta a todas as telas e formatos. Não importa se o cliente vai visualizar em um computador, celular ou tablet. Dessa forma, você garante a melhor experiência possível para o usuário.

Com o crescimento dos smartphones, o número de usuário que chegam por esse meio aumentou junto. Por isso, eles se tornaram tão importantes que o Google passou a considerar como uma das regras de ranqueamento.

Escaneabilidade

Você já ouviu falar em escaneabilidade? Com a internet, celulares e computadores, nosso tempo de concentração e leitura diminuiu. Quando paramos para ler textos online, temos o costume de passar o olho pelo conteúdo e pegar algumas informações primeiro, para saber se realmente é aquilo que procuramos.

A escaneabilidade garante que, quando seu leitor, passar o olho no texto, ele será mais fácil de compreender e de ler. Para isso, existem algumas dicas de como escrever seu texto.

Conteúdo em blocos curtos: Escreva parágrafos curtos e divida o texto em blocos. Você pode fazer parágrafos de 3 a 4 linhas para ficar mais fácil de ler. Além disso, use subtítulos para dividir seu conteúdo.

Destaque nas partes mais importantes do texto: Coloque as partes mais importantes do texto em negrito, para dar mais destaque para essas informações. Assim, quando o usuário estiver passando o olho pelo artigo consegue pegar os pontos principais.

Adicionar imagens, infográficos, e tudo mais que facilite na leitura do texto: Facilite a leitura do seu texto, adicionar imagens, infográficos e vídeos que permitem uma quebra no conteúdo e servem como momento de descanso para o leitor.

Imagens com texto alternativo

O texto alternativo das imagens serve para os softwares de leitura de imagens para pessoas portadoras de deficiência visual consigam ter a descrição da imagem.

Com isso, as imagens podem ser ranqueadas nas buscas do Google Imagens e podem gerar mais tráfego para o seu site. Além disso, se, por algum motivo, sua imagem não carregar corretamente, será esse texto que aparecerá no lugar.

É importante usar a palavra-chave no texto alternativo, porém você precisa descrever o que está na imagem.

Vídeos

Uma mídia que está ganhando espaço nos conteúdos e também no SEO são os vídeos. Eles podem servir como complementos para o seu texto, permitem que seja mais fácil a compreensão de temas mais densos e complexos, além de possibilitarem um momento de descanso durante a leitura.

Dessa forma, uma boa dica de SEO para blog é usar vídeos durante o corpo do seu texto. Podem ser vídeos gravados por você mesmo ou vídeos de terceiros que acrescente algo sobre o assunto.

Links internos e externos

Fazer a lincagem correta no seu post pode trazer grandes resultados para o seu SEO. O link building melhora sua autoridade e relevância. Por isso, sempre procure por conteúdos que possam ser relevantes para seus clientes e que complementem o assunto que está sendo tratado.

Você pode procurar por estudos, artigos científicos, pesquisas, notícias ou até outros blogs. Da mesma forma, quando outros sites fazem referência para o seu site, sua credibilidade também aumenta.

É comum que criadores de conteúdo entrem em contato com sites relacionados ao assunto para “trocar links”. Você pode usar essa estratégia para conseguir mais backlinks. Porém, é importante conseguir bons backlinks. Sites mal-intencionados ou com conteúdo ruim podem prejudicar seu site. 

Hierarquia dos títulos

No tópico sobre escaneabilidade falamos um pouco sobre dividir o texto em blocos, com diversos subtítulos. Boas práticas de SEO incluem respeitar a hierarquia dos títulos e subtítulos. 

Se você tem algum conhecimento sobre HTML já deve ter ouvido falar em <h1>, <h2>, <h3> etc. Mas se não conhece, não se preocupe! Qualquer editor de texto utiliza essa mesma divisão, porém com outros nome e sem precisar saber códigos.

Com eles você consegue organizar seu texto em títulos e subtítulos, onde o <h1> é o título do texto, o <h2> estão contidos no <h1>, o <h3> no <h2> e assim por diante. Respeitar essa hierarquia facilita na compreensão do texto e ajuda o Google a entender a estrutura do blog.

Google Featured Snippet

Você já ouviu falar da posição zero do Google? Sim, ela existe e não estou falando dos anúncios pagos que ocupam a parte superior da página, mas de uma caixa que aparece, acima da primeira posição, com definições, listas e tabelas.

Exemplo de Featured Snippet com lista.

Esse conteúdo não pode ser pago e é selecionado através do SEO, e o melhor, você não precisa ser a primeira posição para conseguir! É isso mesmo, você pode estar na quinta, sexta ou décima posição e aparecer na frente da primeira se seu conteúdo for otimizado e escolhido pelo Google.

Não existe uma forma exata de conquistar o Featured Snippet, mas você pode otimizar seu texto para isso acontecer. Para isso, identifique palavras-chave que possuam Featured Snipet e veja qual é o tipo e se ele não está otimizado. 

Se aquele que já aparece no Google for uma lista, não adianta você querer otimizar um parágrafo, pois o Google julgou que a melhor maneira de apresentar esse conteúdo é no formato de lista.

Depois é hora de otimizar o conteúdo para essa palavra-chave, se for em parágrafo, responda à dúvida do usuário de maneira direta. Já para as listas, crie bons subtítulos, serão eles que o Google mostrará na página de pesquisa. E, para as tabelas, não use mais de 3 colunas.

Conclusão

Como você pode ver até aqui, ter bons resultados no SEO não é tarefa fácil, mas com essas dicas você conseguirá fazer seu blog alcançar o topo do Google. Coloque a mão na massa e pratique o que aprendeu aqui, mas lembre-se que o SEO é uma estratégia que traz resultado em médio e longo prazo. Por isso, não desanime e mantenha uma constância nas publicações.

Se quer saber porque seu blog não aparece no Google, temos um artigo inteiro com dicas e informações para você, confira!

notfound

Tags

  • e-commerce
  • marketing digital
  • seo
  • marketing de conteúdo
  • blog

Escrito por: admucom

Publicado em 30 de setembro de 2022

Acelere seu crescimento
digital com a Eficaz

Para atingir todos os seus objetivos de negócio e crescer digitalmente com velocidade,
você precisa do melhor em criatividade, performance e tecnologia.

FALE CONOSCO