Como criar o melhor conteúdo para blog?

Publicado em 23 de setembro de 2022

Criar conteúdo para o seu blog é uma ótima maneira de educar seu cliente, aumentar sua autoridade de marca e fechar negócios, porém, saber qual o melhor conteúdo para o seu blog pode ser uma tarefa muito complicada.

Se você ainda não tem um blog para seu e-commerce ou não conhece as possibilidades que eles podem trazer para seu negócio, confira nossos artigos e descubra as maravilhas que o blog e o Marketing de Conteúdo pode fazer para sua empresa.

Nesse texto você irá descobrir como encontrar o melhor conteúdo para o seu blog e como criá-lo, além de algumas dicas extras. Então, pega papel e caneta, e fica com a gente até o final para saber tudo sobre o assunto.

O que é Marketing de Conteúdo?

Antes de começar a criar conteúdo para blog, você sabe o que é Marketing de Conteúdo? Marketing de Conteúdo é uma estratégia de Marketing que consiste em atrair e engajar clientes e potenciais clientes através de conteúdos relevantes e interessantes.

Esses conteúdos podem ser em qualquer formato que você quiser, infográficos, blog, vídeo, áudio ou qualquer outra mídia. O mais importante do Marketing de Conteúdo é que você precisa responder às dores e dúvidas do seu cliente.

Segundo pesquisa Content Marketing realizada pela Demand Metrics, fazer Marketing de Conteúdo custa 62% a menos do que o Marketing tradicional e 82% dos consumidores tem sentimentos positivos sobre uma empresa após ler um conteúdo. 

Por isso, criar conteúdos relevantes é tão importante para o sucesso do seu negócio. Mas como começar e qual o melhor conteúdo para o meu blog? É isso que vamos tratar no próximo tópico!

como criar conteudo para blog

Qual o melhor conteúdo para o meu blog?

Definir o conteúdo para o seu blog não é tarefa fácil, existem muitos temas que podem ser trabalhado e pode não ser fácil pensar e identificar assuntos relevantes para trabalhar.

Com sorte, existem algumas ferramentas e práticas que vão te ajudar e muito nesse trabalho.

Conheça seu público

Antes de começar seu conteúdo, é preciso entender: quem vai consumir esse conteúdo? Quem é a persona do seu negócio? Tendo a persona bem definida você consegue entender que tipo de conteúdo ela gosta, qual o trabalho dela, o que ela faz no tempo livre e começa a ter ideias sobre o que escrever.

A melhor maneira de identificar isso é com pesquisas com o seu cliente. Peça para eles responderem alguns questionários e dê algo em troca para aqueles que responderem de modo a incentivá-los.

Dessa forma, você saberá qual o estilo de escrita usar, será mais formal ou mais descontraída? Quais conteúdos eles preferem: vídeos, texto, podcasts, infográficos, imagens?

Além disso, você consegue saber quais são as maiores dúvidas que seus clientes têm. Você pode acionar o setor de vendas e sucesso do cliente para entender quais são os temas que os clientes mais tem dúvida.

Defina seus objetivos

O próximo passo é definir seus objetivos. Toda estratégia de marketing precisa ter os objetivos bem definidos e claros para toda a equipe, e com os conteúdos também.

Tenha em mente que os resultados do Marketing de Conteúdo são para médio e longo prazo, dificilmente você vai bombar logo no seu primeiro conteúdo. Assim, acompanhar métricas para observar o crescimento e a eficácia dos seus conteúdos é tão importante.

Algumas das métricas mais comuns de serem observadas são: ROI (Retorno por Investimento), tráfego, tempo da sessão, taxa de rejeição, visitantes únicos e recorrentes, e leds.

Então, se o seu objetivo é ter, em um ano, 1000 visitantes recorrentes no seu blog ou gerar 200 leads em determinado período, com essas métricas você consegue mensurar sua estratégia e adaptar caso necessário. 

Planejamento de conteúdo

Depois que você conhecer bem sua persona e estiver com o objetivo definido já está quase pronto para colocar a mão na massa e começar a produzir seu conteúdo. Mas para ter sucesso é necessário um bom planejamento.

Quantos textos você vai publicar por semana? Quando você vai começar a publicá-los? Não adianta nada publicar 10 textos em um dia e ficar 6 meses com o blog parado. Defina uma frequência que você consiga trabalhar e manter a constância.

 conteudo para blog

Com isso definido, você pode montar um calendário de conteúdo, para definir quando cada texto deverá estar pronto e quando será postado. Você pode aproveitar as datas sazonais que tenham a ver com seu negócio, para isso pegue seu Calendário de Marketing e esteja preparado.

Como criar conteúdo para blog?

Agora falta definir quais serão os conteúdos trabalhados. Para isso existem diversas maneiras e ferramentes, algumas já falamos aqui: conhecer sua persona e perguntar para o setor de vendas. Porém, existe uma ferramenta muito útil e ainda gratuita que pode te ajudar muito, o Google!

Encontrar palavras-chave

Precisamos falar rapidamente o que são palavras-chave. Palavras-chave são as sentenças utilizadas pelos usuários em uma pesquisa no Google, quanto maior o volume de busca essa palavra-chave tiver, mais pesquisada ela é. É com elas que você consegue ranquear no Google para pegar a primeira página.

Elas servem para mostrar ao algorítimo do Google sobre qual assunto você está tratando. E como encontrar palavras-chave relevantes para o seu negócio? Através da ferramenta Keywords Planner

Nele você pode escrever um tema ou assunto e ele retorna com diversas ideias de palavras-chave relacionadas que você pode utilizar no seu texto.

Outra forma é com a barra de busca do Google (e do YouTube), com ela você pode encontrar quais os assuntos mais pesquisados relacionados ao tema, veja o exemplo a seguir:

Uma dica muito útil é usar o caractere “_” antes ou depois da sua busca, assim o Google vai completar com pesquisas comuns. Veja o exemplo:

Existem diversas ferramentas na internet que podem te auxiliar na hora de encontrar boas palavras-chave.

Selecione algumas palavras-chave para cada tema, porém, lembre-se de não abusar na hora de usá-las no texto. 

Procurar referências

Com o assunto definido e suas palavras-chave selecionadas, é hora de começar a estudar e buscar referências sobre o tema. Entender sobre o assunto que você está falando é essencial e material é o que não falta na internet.

Procure por sites que tratem do mesmo tema que você e sejam confiáveis, busque pesquisas e estudos para enriquecer seu conteúdo e torná-lo mais relevante. Se você consegue ler inglês, o número de referências que você pode ter é infinito.

Mas é importante colocar um limite no tempo. Sempre vai ter um texto novo para ler, um vídeo ou artigo, se você não definir um limite pode se atrapalhar e não conseguir entregar o texto na data certa.

Produzindo seu conteúdo

Agora sim, podemos colocar a mão na massa! Comece escrevendo os tópicos mais importantes e aquilo que você pretende escrever em cada um. Depois que o esqueleto do texto estiver pronto, é hora de desenvolver as partes do texto.

  • Introdução: a introdução é fundamental para prender a atenção do leitor, por isso ela deve ser direta e mostrar que você vai resolver o problema que trouxe o leitor até esse texto;
  • Subtítulos: para o artigo fluir melhor e não ficar cansativo para o leitor é importante separá-lo em subtítulos. Além disso, procure escrever parágrafos curtos, no máximo 4 linhas.
  • Conclusão e Call to Action: todo texto precisa ter uma conclusão e é nela que você coloca as Chamadas para Ação, gatilhos para que o leitor realize alguma ação – como ler outro texto, baixar um e-book, entrar em contato, comprar, etc. 
  • Título chamativo: por fim, o título. Normalmente ele é a última coisa que fazemos na produção do texto. Ele deve ser chamativo, que converse com o leitor e tenha uma promessa que será cumprida ao longo do texto. 

SEO

Com seu texto escrito é hora de otimizá-lo para o SEO (Search Engine Otimization). Certifique-se de que usou a palavra-chave ao longo do texto e do título, escreve Meta Titles e Meta Descriptions convincentes e conforme as regras de SEO para você alcançar as posições mais altas no ranqueamento do Google.

Lembre-se de escrever parágrafos curtos e dando destaque para as partes mais importantes do texto, isso facilita a compreensão e a escaneabilidade do usuário, além de facilitar a identificação do algorítimo do Google.

Se você quiser saber mais sobre SEO e como fazer seu blog aparecer no Google, leia nossos artigos.

Extra: Divulgação

Agora sim, seu texto já está escrito, otimizado e pronto para ganhar o mundo! Mas apenas escrever e ficar de braços cruzados esperando os usuários chegarem não adianta, você precisa divulgar seus conteúdos para atingir o máximo de pessoas possível.

Utilize redes sociais como Facebook, Instagram e LinkedIn para divulgar seus textos e aposte nas mídias pagas, Google Ads e Facebook Ads, para aumentar seus resultados. 

Conclusão

Fazer conteúdo pode ser trabalhoso, mas não é impossível. Lembre-se de que você pode e deve variar nos tipos de conteúdos produzidos, crie textos, vídeos, e-books, planilhas e todos os formatos que fizerem sentido para sua marca.

Agora que você já sabe como criar conteúdo para blog, coloque em prática tudo o que aprendeu aqui e você verá que o Marketing de Conteúdo é uma ferramenta poderosa para trabalhar sua empresa.

Aproveite que chegou até aqui e leia nossos artigos sobre por que minha loja virtual não vende aos finais de semana? e como o metaverso vai impactar o varejo.

E-Commerce
Por: João Martinez
Publicado em 23 de setembro de 2022

Marilia - SP

Av. Hygino Muzi Filho, 529

Sala 140 A

+55 (14) 98144-0557

contato@eficazconsultoria.net.br

Barueri - SP

Calçada das Margaridas,

51 - Alphaville Comercial

+55 (11) 3185-4804

contato@eficazconsultoria.net.br

whatsapp