Por que meu blog não aparece no Google?

Publicado em 07 de outubro de 2022

O tráfego orgânico é um dos mais importantes para o sucesso do seu blog, ele representa os usuários que encontraram seu site ou blog através de pesquisas do Google. 

Se você já se perguntou “por que meu blog não aparece no Google?”, nesse artigo, vamos responder quais os principais motivos que fazem seu blog não aparecer no Google e 5 dicas de como ranquear no Google.

Por que meu blog não aparece no Google?

Atualmente, se sua loja, site ou blog não aparecem no Google você está perdendo um número gigantesco de possíveis clientes. O ranqueamento no Google é feito através de uma SERP (Search Engine Results Page), ela é responsável por organizar todos os links na página conforme a palavra ou termo procurado pelo usuário. Cada página possuí 10 links e eles são ordenados conforme a relevância para o assunto.

Segundo pesquisa feita pela Advanced Web Ranking, estar na primeira página de pesquisa do Google pode gerar 34% mais cliques. Conforme mais páginas vão se passando, menor é a taxa abertura. Dessa forma, a disputa pela primeira página é acirrada. 

A seguir, algumas dos principais motivos que fazem seu blog estar fora do Google.

Blog recente

O primeiro motivo que pode estar fazendo seu blog não aparecer no Google é o tempo. Se seu blog ou site é muito recente, tenha em mente que o Marketing de Conteúdo é uma estratégia para médio e longo prazo.

Dessa forma, é comum que seus posts demorem para a aparecer, além disso, é importante manter a publicação de conteúdo constante. Não adianta postar 10 textos em uma semana e não postar mais nada pelos próximos meses. 

Isso ajuda na construção da relevância para sua marca e, como falaremos mais a seguir, a relevância é importante para alcanças as primeiras posições. Então, tenha paciência e mantenha uma boa produção de conteúdo. Logo seus esforços terão resultados e poderá encontrar suas publicações no topo do Google.

Relevância do conteúdo

Outro índice importantíssimo é a relevância do conteúdo. O algorítimo consegue identificar através das atividades, tempo de sessão e muitos outros indicadores, o quão relevante seu conteúdo é para os usuários.

Por exemplo, se seu texto tem uma média muito baixa de duração da sessão isso pode indicar que ele não tem relevância para aquela palavra-chave e vai perder posições. Então, garanta que seus conteúdos são de qualidade.

E como saber? É fácil, um conteúdo relevante responde às dores dos clientes, ou seja, ajuda o leitor a identificar e sanar uma dúvida ou problema. Então, na hora que for decidir qual conteúdo criar, é importante saber qual dor você preteante responder com isso e garantir que seja resolvido.

Faça boas pesquisas para entender o que seu público quer e quais as principais dúvidas que eles possuem. Você pode conversar com a sua equipe comercial e de vendas para entender as dores do cliente e criar os conteúdos certos.

Arquitetura do blog

Criar um blog exige preparo e planejamento, principalmente se você quer ter bons resultados e alcançar as primeiras páginas do Google, o que é com certeza o seu caso já que está lendo esse texto.

Por isso, existem alumas informações e estruturas que devem ser otimizadas para ter o melhor resultado. Por exemplo, a configuração de Title, Meta Title, Meta Description e Tags deve seguir as orientações de SEO.

Além disso, a sua estratégia de Link Building deve ser planejada e feita corretamente. Link Building consististe em fazer lincagem entre posts, categorias, produtos e, até mesmo, blogs. Os links devem ser tanto internos (levam para outra página do seu próprio domínio) quanto externas (levam para outro domínio relevante para o assunto).

URL

Você já utiliza URLs amigáveis no seu blog? Elas são uma forma de como ranquear no Google. Ao contrário do que muitos blogs e lojas fazem, deixar que as URLs sejam geradas automaticamente pela plataforma atrapalha o desempenho do site.

Veja, na imagem, um exemplo de URL amigável e uma não amigável.

Foto: SEO Dubai/ Reprodução: S1 SEO

Como você pode ter percebido, a recomendação é que esteja claro para onde esse link está levando. Você consegue fazer isso utilizando a palavra-chave na URL e evitando a utilização de números e símbolos que possam atrapalhar no compreendimento do assunto.

Além de ser mais fácil do algorítimo identificar qual é o assunto, os usuários sabem exatamente o que será tratado no texto, diminuindo as chances de usuários clicarem esperando uma coisa e saírem desapontados.

Layout

O layout também influência no seu desempenho e pode fazer com que seu ranqueamento seja ruim. E não estamos falando apenas se seu site é bonito ou não, mas o layout do blog post também influência.

Crie um design que, além de bonito, permita uma boa navegabilidade no site. Ou seja, garanta que os menus estejam visíveis e não tenham partes cortadas, deixe seus contatos onde possam ser encontrados com facilidade, etc.

Já no que diz respeito à estrutura do blog é importante seguir a hierarquização no texto. Ou seja, respeitar as tags <h1>, <h2>, <h3> e assim por diante. Elas representam os títulos e sub-títulos do seu texto, sendo assim, só pode existir um título, os subtítulos em <h3> devem estar dentro de um <h2> e por aí vai.

Experiência do usuário

Outro fator que pode estar atrapalhando na hora do seu blog aparecer no Google é a experiência do usuário. Hoje em dia é muito discutido sobre proporcionar a melhor experiência para quem for usar seu site, blog, aplicativo. E o Google leva isso em consideração na hora do ranqueamento.

Então, um site precisa ter um carregamento rápido e leve, com boas imagens que tenham descrição e texto alternativo. Além disso, o site precisa ser responsivo.

Sites responsivos são aqueles que se adaptam para todos os tipos de telas e dispositivos. Com o crescente número de dispositivos móveis, é muito provável  que o usuário acesse seu blog através de um celular, por isso ele precisa performar bem em todos os casos.

Um estudo realizado pela Aberdeen mostrou que para cada 1 segundo a mais no carregamento da página, ele perde 11% de visualizações. Segundo a Amazon, esse mesmo 1 segundo provoca uma queda de 7% na taxa de conversão.

SEO

Por fim, o quinto fator que vamos listar aqui é o SEO. SEO são regras e estruturas que devem ser seguidas para melhorar o ranqueamento no Google e, por isso, é tão importante.

Muitos e-commerces ignoram o SEO e acham que o tráfego orgânico não é tão relevante. Muito pelo contrário, conseguir uma boa posição pode elevar suas venda e gerar muitos leads.

Os problemas mais comuns no SEO, normalmente, estão relacionados às palavras-chave. Você pode estar tentando ranquear para uma palavra que não tenha um bom volume de busca ou que seja muito concorrida.

Em alguns casos, você pode até não estar ranqueando porque não utiliza as palavras-chave durante seu texto, título, URL. Então, estar por dentro das boas práticas de SEO é importante para atingir bons resultados.

como montar um blog

Como ranquear no Google?

Existem mais de 200 regras e especificações que o Google considera na hora do ranqueamento, obviamente é impossível falarmos sobre todas. Porém, vamos dar algumas dicas de como seu site pode aparecer nas primeiras posições do Google.

Técnicas de SEO 

A primeira forma é o SEO. Falamos bastante sobre ele durante todo o texto e não é à toa, o SEO é uma ferramenta poderosa e a principal maneira de conseguir atingir a primeira página do Google.

Fique atento ao nosso blog para saber mais dicas sobre SEO e melhorar o posicionamento do seu e-commerce.

Use algumas das dicas que apresentamos até aqui, como as palavras-chave, hierarquia do post, imagens com descrição e texto alternativo e comece a aplicá-las no seu conteúdo. 

Se seu blog estiver sendo feito no WordPress, você pode instalar o plug-in Yoast, que facilita na hora de realizar as otimizações. E isso vale para o seu e-commerce também, veja se sua plataforma oferece a personalização de campos como Meta Title, Meta Descriptions e palavras-chave.

Observar as tendências do mercado

Observar as tendências é uma boa dica para você aproveitar aquelas ondas de popularidade de um assunto específico e criar bons conteúdos sobre elas. Podem ser datas sazonais, um meme, assuntos mais comentados no Twitter ou no Google Trends.

O importante é saber observar o que está fazendo sucesso nesse momento, entender como isso pode ser adaptado para o seu negócio e usado para responder às dores do seu cliente.

Divulgar seu conteúdo

Não adianta criar seu conteúdo e esperar que os usuários descubram seu site do nada. Para isso é importante que você divulgue seu conteúdo em redes sociais e até mesmo fazer campanhas pagas para aumentar seu alcance e reconhecimento de marca.

Com mais pessoas visitando seu site, o Google entende que ele é mais relevante e aumenta sua posição no ranqueamento. 

Usar links internos e externos

Falamos um pouco sobre o Link Building alguns tópicos atrás e vamos falar novamente, pois um Link Building ruim pode atrapalhar no seu ranqueamento.

Coloque links internos para outros textos relevantes e que possam ajudar a seu cliente, além disso, procure bons links externos que possam agregar algo para seu conteúdo. Você pode usar links de pesquisar, artigos, notícias, etc.

como montar um blog

Além disso, quando o seu site é lincado e outros blogs, isso também ajuda o Google a entender que seu conteúdo é relevante e de qualidade.

Atualizar seu conteúdo constantemente

Por último, mas não menos importante, você precisa revisar seu conteúdo constantemente. As informações podem mudar, principalmente, seus concorrentes vão tentar melhorar o conteúdo deles. Dessa forma, você precisa estar sempre criando o melhor conteúdo possível, mais atualizado e completo para ficar nas primeiras posições do Google.

Conclusão

Com tudo que falamos aqui é possível perceber que não é fácil chegar até as primeiras posições do Google. Muita coisa influencia e podem ser o motivo do porque seu blog não aparecer no Google, o importante é não se desesperar e entender que bons resultados no Marketing de Conteúdo demanda muito trabalho e tempo.

Comece a implementar essas mudanças no seu blog e conteúdo e você conseguirá ver os resultados chegando. 

Se você possui um e-commerce e quer melhorar seus resultados no Google e seu tráfego orgânico, a Eficaz Marketing possui uma equipe de especialistas em SEO que vão trazer resultados para a sua loja. Entre em contato!

E-Commerce
Por:
Publicado em 07 de outubro de 2022

Marilia - SP

Av. Hygino Muzi Filho, 529

Sala 140 A

+55 (14) 98144-0557

contato@eficazconsultoria.net.br

Barueri - SP

Calçada das Margaridas,

51 - Alphaville Comercial

+55 (11) 3185-4804

contato@eficazconsultoria.net.br

whatsapp