Entenda O Que É Mídia Programática E Como Funciona Essa Metodologia

Publicado em 15 de setembro de 2020

A compra de espaços publicitários era mais complexa antigamente. Era preciso negociar com cada canal exclusivamente, o que demandava tempo de negociação. Com o desenvolvimento da tecnologia e o processo de transformação digital na publicidade, hoje conseguimos otimizar todo esse processo com a metodologia de mídia programática.

Mas afinal, o que significa mídia programática? Nesse artigo, você irá compreender, de uma vez por todas, o que é esse conceito e entenderá as vantagens de trabalhar com esse método na sua empresa.


O que é mídia programática?

Mídia programática é a compra de mídia automatizada via sistema. Nesse sistema, a negociação é feita através de um leilão em tempo real (Real Time Biding). Além disso, através dos dados gerados é possível segmentar por comportamento, tecnologia, localização e frequência de acordo com o perfil do usuário e momento na jornada de compra.

Por ser totalmente programático, esse método de compra de mídia dispensa o contato entre os proprietários de sites e os anunciantes. Por isso, o processo é mais eficiente, rápido e lucrativo para todos os envolvidos.

Em resumo, a mídia programática utiliza algumas plataformas e algoritmos para garantir a compra dos melhores espaços de mídia de forma automática e inteligente.

exemplo de onde aparece o anúncio de mídia programática


Como funciona a execução de uma campanha?

A seguir, você verá como funciona o processo de uma campanha de mídia programática. Mas antes disso, é importante que você compreenda alguns termos importantes que fazem parte desse universo.


Glossário de termos em Mídia Programática:

  • Publisher: é o proprietário de um site de conteúdo, ou seja, aquele que disponibiliza seus espaços disponíveis para anunciar;
  • DMP (Data Management Platform): é uma ferramenta que coleta, gerencia e organiza dados de usuários com base no seu comportamento de navegabilidade. Esses dados são utilizados para segmentar com maior precisão o público das campanhas de mídia programática;
  • Trading Desk: é uma empresa especialista em mídia programática que, com o acesso as DSPs e DMPs, são capazes de planejar, executar e fazer otimizações nas campanhas de seus clientes;
  • DSP (Demand Side Platform): é a plataforma usada pelos anunciantes ou trading desk para comprar espaços de mídia;
  • AdExchange: é o ambiente no qual ocorre a compra e venda de anúncios através do leilão em tempo real;
  • SSP (Supply Side Platform/Sell Side Platform): é a plataforma pela qual os sites vendem seus espaços publicitários;

Em seguida, entenda como funciona o processo de uma campanha de mídia programática.


Veja como a campanha é realizada:

Uma marca ou anunciante precisa, em primeiro lugar, definir qual o objetivo da sua campanha. Quais resultados essa campanha deverá obter? Esses resultados podem ser conhecimento (awareness ou branded) de uma nova marca ou produto, cliques que levam para um site ou landing page, obtenção de leads ou vendas.

Em segundo lugar, é preciso saber qual o público alvo que sua campanha deve atingir. É nessa fase que o uso de uma DMP pode auxiliar na eficiência da campanha. As DMPs utilizam pixels e cookies para monitorar o comportamento dos usuários, e a coleta desses dados é o que possibilita a segmentação do público.

O próximo passo é investir na montagem de um criativo atraente e adequado ao público que você definiu, com um CTA convincente e uma página de destino coerente com sua oferta.

Então, é através da DSP que o anunciante irá realizar a compra dos espaços publicitários disponíveis. Portanto, esse processo pode ser feito por um profissional especializado ou pela contratação de uma trading desk. Também é nessa plataforma que são realizadas todas as configurações de exibição e segmentação do público.

Por outro lado, os publishers (sites de conteúdo) precisam disponibilizar seus espaços publicitários, e o fazem isso através da plataforma chamada SSP.

A comunicação entre as plataformas de demanda (DSP) e de fornecimento (SSP) é feita através do AdExchange. É esse sistema que permite a compra e venda automatizada e garante a eficiência das campanhas.

Por fim, depois de toda essa negociação automática, o anúncio criado pela marca é exibido no espaço comprado para o público alvo definido.

entenda o que é mídia programática com esse diagrama


Quais são as principais vantagens da mídia programática?

Conforme mencionamos no começo desse artigo, uma das principais vantagens do uso de mídia programática, é a praticidade e a rapidez que oferece aos publishers e anunciantes.

Assim, fica mais fácil para quem tem um site de conteúdo obter a melhor monetização possível de seus espaços de anúncio.

Já para as empresas que anunciam, é possível garantir, em uma única operação, que sua campanha seja exibida em vários sites para uma audiência altamente qualificada. Portanto, essa exibição garante resultados cada vez melhores, pois é bem mais fácil de monitorar e realizar otimizações em tempo real.

Em outras palavras, a mídia programática permite que um anunciante compre a audiência adequada, obtendo o melhor aproveitamento da verba.


Como a mídia programática pode ser usada como estratégia de marketing de uma empresa?

Nesse tópico você poderá entender como são aplicadas algumas estratégias de mídia programática para encontrar o público certo e melhorar ainda mais os resultados das campanhas.


Anúncio relacionado ao conteúdo

Através da leitura de conteúdo semântico, o lance é dado somente se aquela página tem um conteúdo relacionado a empresa do anunciante. Isto é, sua campanha de produtos para decoração de casamentos aparece apenas em sites de casamento e dicas para noivas.

É possível também fazer uma whitelist de sites relevantes, e lances dos anúncios são dados somente para os espaços disponíveis dessa lista de sites determinados.


Retargeting dos usuários

Algumas tags, pixels ou cookies instaladas no site permitem identificar e monitorar o comportamento dos usuários, impactando-os posteriormente enquanto eles navegam pela internet. Isso ocorre, por exemplo, quando um cliente acessa a página de um determinado produto e não o compra. Depois ele receberá anúncios trazendo a lembrança daquele produto, o que pode fazer com que volte ao site e finalize a compra. Atualmente, tudo será baseado na Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) aqui no Brasil e outras que regem diferentes localidades no mundo.

Enfim, existe uma infinidade de dados disponíveis às empresas. É através dessas informações que o público pode ser segmentado para impactar usuários engajados, com intenção de compra ou interessados no produto ou empresa.

Por outro lado, os sites de conteúdo conseguem monetizar sua operação, pois seus espaços publicitários são listados com mais facilidade pelas ferramentas do programático. Isso é o que garante que estejam sempre gerando a renda e viabilizando a existência desse portal.

Em resumo, a mecânica de mídia programática é simples: são anunciantes e proprietários de sites, que se conectam através das plataformas para realizar a compra e venda de mídia.

Essas transações são realizadas em um ambiente seguro e inteligente, que torna o processo mais eficaz.

Agora, saiba como a Eficaz Mídia pode apoiar a sua empresa nas campanhas de mídia programática. Solicite o contato de um especialista para obter as melhores soluções para o seu negócio.


Bônus: Qual a diferença entre mídia programática X campanha de display?

Uma dúvida frequente em relação a mídia programática é sua semelhança com campanhas de display. Algumas pessoas podem confundir os dois conceitos, mas hoje vamos esclarecer isso.

O Display é um formato disponível para campanhas de mídia paga, onde é exibido um banner ou anúncio dinâmico dentro de outros sites.

Para a mídia programática, o display é um dos formatos de anúncio disponíveis, mas não é o único. Além do display existe o formato vídeo, interstitial e até áudio. Quando falamos de mídia programática, nos referimos ao método pelo qual a compra de mídia é feita, e não necessariamente o espaço onde o anúncio será exibido.

Continue lendo sobre mídia paga em outros conteúdos do Blog Eficaz.

Performance
Por: Redação Eficaz | Isadora Souza
Publicado em 15 de setembro de 2020

Marilia - SP

Av. Hygino Muzi Filho, 529

Sala 140 A

+55 (14) 2105-0087

contato@eficazconsultoria.net.br

Barueri - SP

Calçada das Margaridas,

51 - Alphaville Comercial

+55 (11) 3185-4804

contato@eficazconsultoria.net.br

Link para acessar a página ABCOM – selo que Associação Brasileira de Comércio Eletrônico
Ícone que mostra que somos empresa Microsoft Partner
whatsapp