Por: admucom | 05/05/2021

E-Commerce

08 min de leitura

o que é google shopping como funciona

O Google Shopping é uma plataforma para anunciar produtos nos resultados de pesquisa. Para isso, utiliza recursos de imagem, preço e outros atributos.

Nesse artigo você vai aprender o que é Google Shopping e como funciona esse tipo de anúncio no Google Ads.

O que é Google Shopping?

O Google Shopping é vitrine virtual de produtos de diversas lojas. Dessa forma, as lojas cadastradas podem ter seus produtos exibidos de acordo com o que as pessoas pesquisam no Google. Esse recurso traz mais visibilidade para as lojas e também favorece as vendas online.

Lançado em 2011, o Google Shopping surgiu seguindo uma tendência estabelecida por comparadores de preço como o Buscapé e outros. Por isso, para o usuário fica mais fácil encontrar produtos e comparar preços diretamente nos resultados da pesquisa Google.

Além de exibir um carrossel de produtos logo na página de resultados, o Google Shopping tem sua própria página na aba Shopping. Ela fica ao lado de Notícias, Imagens, Vídeos e outros recursos de pesquisa.

Exibição de anúncio do Google Shopping

Na página do Shopping é possível refinar ainda mais essa busca, utilizando os filtros de preço, marca e outras características.

Como aparecem os produtos da aba shopping

Uma campanha de Shopping também pode ser exibida na rede de Display (YouTube, o Gmail e Google Discover), e em sites parceiros da pesquisa Google, caso sua campanha esteja definida para isso.

Portanto, o Google Shopping oferece mais praticidade para quem está procurando produtos para compras. Enquanto isso, exibe as lojas cadastradas, promovendo seus produtos e levando resultados.

O que são campanhas e anúncios do Shopping no Google Ads?

Uma campanha de Shopping é criada para promover produtos mostrando os detalhes sobre eles antes mesmo do clique no anúncio. Então, se você tem um e-commerce pode usar campanhas de Google Shopping para impulsionar seus produtos, aumentando o tráfego no site e trazendo cliques qualificados. 

Como é um anúncio do shopping?

Para entender melhor como funciona o Google Shopping, conheça os formatos de anúncio dessa modalidade. Com um forte apelo visual, os anúncios de shopping incluem foto do produto, um título, o preço, o nome da loja e outras informações. Além disso, na modalidade shopping o anunciante só é cobrado quando o usuário clica no anúncio.

Por ser um tipo de anúncio com mais recursos do que uma campanha comum de texto, no Google Shopping as pessoas têm uma noção sobre o item à venda antes mesmo de clicar. Por isso é uma estratégia com ótimo custo-benefício para quem anuncia.

Google Shopping: como funciona?

Através do Google Shopping, uma pessoa que pesquisa sobre um determinado  produto receberá resultados logo no início da página, agrupado aos anúncios pagos de pesquisa.

google shopping como funciona os resultados

Então, para que um lojista apareça como resultado, é preciso ter uma campanha de Shopping criada no Google Ads. Os dados de produto para essa campanha são fornecidos pela conta do Google Merchant Center, através do feed de produtos cadastrados.

Para definir quais lojas e produtos aparecem como resultado, os anúncios do Shopping utilizam as informações sobre produtos que você fornece, e não palavras-chave, como em outras modalidades. Então, esses detalhes de produto são usados para corresponder à pesquisa feita pelos usuários. Dessa forma, quanto mais detalhada e assertiva é a identificação do produto, mais relevantes são os resultados mostrados para quem pesquisa. Algumas informações consideradas são:

  • Identificador do produto (SKU);
  • Nome;
  • Descrição;
  • Imagens principais e adicionais;
  • Disponibilidade;
  • Preço cheio e promocional;
  • Condições de parcelamento;
  • Página de destino na loja;
  • Medidas, dimensões e outros atributos;
  • Marca, etc.

Google Shopping Pago x Gratuito

Atualmente o Google Shopping tem duas vertentes: anúncios pagos e listagem gratuita. A listagem do Google Shopping Gratuito foi anunciada em abril de 2020 por conta da pandemia, e liberada no Brasil a partir de outubro do mesmo ano. Porém, somente a parte paga do Shopping aparece direto na página de resultados. A listagem gratuita, por sua vez, aparece somente na aba Shopping.

Google Shopping Gratuito x Pago

Ainda sobre essas diferenças do Google Shopping Pago x Gratuito, os não-pagos são elencados considerando o comportamento de busca do usuário e sua relevância (dados de produtos). Já os anúncios pagos, além desses critérios, levam em conta os lances feitos pelos anunciantes.

Custo de Anunciar no Shopping

Assim como outras modalidades de Google Ads os anúncios de Google Shopping participam de um leilão. A cobrança é feita com base CPC, ou seja, o anunciante é cobrado somente quando alguém clica no anúncio que direciona para uma página dentro do seu site. 

Smart Shopping x Padrão

Existem dois tipos de campanhas: a Smart Shopping, também conhecida como shopping inteligente e a campanha de shopping padrão:

  • Smart Shopping: na campanha de shopping inteligente, o Google utiliza aprendizado de máquina para trazer o melhor resultado possível. Então ela testa públicos alvo para encontrar o que tem maiores probabilidades de conversão. Portante, o CPC é definido de forma automática para se tornar mais competitivo nos leilões, ajudando a ranquear melhor seus produtos;
  • Shopping Padrão: na campanha padrão, é o anunciante que define o valor de CPC que está disposto a pagar. Além disso, também define características do público alvo, como idade, gênero, horário de veiculação e outras.
anunciar no google shopping

Anunciar no Google Shopping: passo a passo

Agora que você já sabe o que é Google Shopping e como funciona, chegou a hora de aprender a anunciar. Um lojista que deseja aparecer no Shopping precisa atender os seguintes requisitos

Aproveite e confira nosso passo a passo de como anunciar no Google Shopping.

Por que usar campanhas de Shopping? Conheça as principais vantagens

Para quem ainda está em dúvida se deve anunciar no Google Shopping, queremos ressaltar as vantagens de escolher essas campanhas para compor sua estratégia de anúncios.

  • AUMENTO NO TRÁFEGO: os anúncios de Google Shopping são exibidos logo nos primeiros resultados, por isso, tendem a receber a maior parte dos cliques que uma página de resultados pode ter. Assim sua loja pode receber cada vez mais visitas;
  • LEADS MAIS QUALIFICADOS E MAIS CONVERSÕES: como as informações de produto são exibidas com clareza, os clientes que clicam tem uma maior probabilidade de realmente efetuar uma compra no seu site. Afinal, eles provavelmente estão em um estágio mais avançado da jornada de compra;
  • FÁCIL DE GERENCIAR: como o shopping utiliza os dados de produto como base de dados, você não precisa se preocupar com definição de palavras-chave.
  • PRESENÇA AMPLA NAS BUSCAS: sua loja pode aparecer como resultado tanto nos anúncios de shopping como anúncios de pesquisa;
  • MONITORAMENTO DE PERFORMANCE DOS PRODUTOS: os relatórios do shopping são altamente detalhados, permitindo que você  analise quais produtos tem mais resultado e criar grupos apenas com os que convertem mais, maximizando seu potencial de conversão.

Em conclusão, o Google Shopping é uma excelente oportunidade de ampliar o alcance da sua loja e vender mais produtos.

Se você quiser uma parceria com especialistas em Google Ads, nós podemos te ajudar.

A Eficaz Marketing é uma agência Google Partner Premier, e por isso temos uma equipe com respaldo direto do Google a analistas capacitados para cuidar da sua conta. Entre em contato conosco!

notfound

Tags

  • google shopping

Escrito por: admucom

Publicado em 05 de maio de 2021

Acelere seu crescimento
digital com a Eficaz

Para atingir todos os seus objetivos de negócio e crescer digitalmente com velocidade,
você precisa do melhor em criatividade, performance e tecnologia.

FALE CONOSCO