tráfego orgânico o que é como otimizar

Você sabia que 45% dos latino-americanos não clicam além da primeira página de resultados? É o que mostra um relatório da Toluna-Sherlock Communications. Então, se você quer aparecer na primeira página do Google, precisa entender mais sobre tráfego orgânico.

O tráfego orgânico são aqueles acessos que chegam ao seu site por pesquisas que não clicam em anúncios. E quando se fala em otimizar para busca orgânica, o SEO é o método que ajusta seu conteúdo e aspectos técnicos de uma página na web. Dessa forma, ela é mais facilmente encontrada pelos mecanismos de busca.

A seguir, vamos explicar o que é trafego orgânico, trazer dados sobre comportamento na pesquisa orgânica, mostrar como ele pode impulsionar sua estratégia e 5 motivos para investir nessa estratégia.

O que é tráfego orgânico?

A métrica de tráfego representa as visitas que um site ou página na web recebe, pois  cada visita tem uma origem diferente. Portanto, tráfego orgânico são as visitas conquistadas de forma espontânea, sem usar anúncios pagos. Geralmente essas visitas são originadas de pesquisas em mecanismos de busca como Google ou Bing.

Além do orgânico, existem outros tipos de tráfego, cada um deles com suas vantagens e desvantagens. Porém, o principal destaque do orgânico x pago é a diferença no investimento. Você investe tempo e dinheiro uma vez e continua recebendo acessos por mais tempo. Por outro lado, o tráfego pago para de trazer visitantes assim que a campanha é encerrada.

Conheça outros 4 tipos de tráfego:

  • Pago: é considerado tráfego pago as visitas com origem de cliques em anúncios de pesquisa, shopping, display e outras modalidades;
  • Direto: o tráfego direto é quando o usuário digita o endereço do seu site diretamente na barra do navegador;
  • Social: esses são os acessos provenientes de cliques em links compartilhados nas redes sociais;
  • De referência: também conhecido como “referral”, esse canal agrupa os acessos vindos de links em outros sites que levam para as suas páginas.
Tipos de tráfego orgânico, pago, featured snippet

Dados de comportamento na pesquisa orgânica

O relatório da Sherlock Communications em parceria com a Toluna, mapeou oportunidades de estratégia de SEO na América Latina e comportamento em mecanismos de busca. Além de identificar que quase metade dos usuários não passam da primeira página, outros dados interessantes foram descobertos:

  • Ao fazer compras online, 18% olham apenas os 3 primeiros resultados;
  • 64% disseram que nunca passam das 3 primeiras páginas de resultado, independente do produto que estão procurando;
  • 42% aceitam a primeira resposta que aparece, sem nem ao menos clicar no resultado. Esse resultado é conhecido como “featured snippet” ou posição 0 do mecanismo de busca.

Com isso, fica evidente a importância de posicionar seu site e seus artigos de blog nas primeiras páginas, e principalmente nas primeiras posições para conseguir o tráfego orgânico.

Para conseguir esse resultado, você precisa desenvolver uma boa estratégia de SEO e otimizar seu site para busca orgânica.

Como o tráfego orgânico de SEO pode impulsionar sua página na web

Investir em otimização para seu tráfego orgânico tem muitas vantagens para seu site. Uma pesquisa feita em 2020 com mais de 1.300 empresas brasileiras mostrou os principais objetivos de otimizar para busca orgânica:

  • crescimento do tráfego orgânico;
  • melhorar a qualidade do tráfego orgânico;
  • construir autoridade online.

Entre as empresas entrevistas, o principal resultado alcançado foi justamente o crescimento do tráfego.

Ainda no mesmo estudo, foi revelado que 61,3% das empresas executa uma estratégia de SEO. Portanto, existe um número ainda expressivo de empresas que podem se beneficiar ao começar a investir em SEO.

Como mencionamos acima, atualmente as SERPs (página de resultados do mecanismo de busca) estão dando mais destaque para conteúdos que respondem à dúvida do cliente direto no Google, sem precisar de clique. No entanto, uma boa estratégia de conteúdo pode atender aos dois tipos de resultado: com ou sem clique.

Para conseguir isso, é essencial ter um planejamento de conteúdo e palavras-chave que refletem a intenção de busca do seu público-alvo em cada estágio do processo de decisão.

motivos

5 motivos para investir em tráfego orgânico (SEO)

Agora que você sabe que pode gerar visitas sem gastar com verba de anúncios, fica mais fácil reconhecer a importância do tráfego orgânico para sua estratégia digital. Conheça então os 5 principais motivos para investir em SEO:

  • Relevância e credibilidade: os resultados orgânicos não vêm com aquele aviso de “anúncio”, então passam um sentimento de genuíno e ganha mais credibilidade;
  • Custo-benefício: se comparado ao investimento em anúncios, o tráfego orgânico costuma representar um custo menor para obter resultados;
  • Durabilidade: a duração dos resultados de uma estratégia de SEO não tem prazo de validade, diferente do pago que se encerra quando uma campanha é pausada ou fica sem saldo;
  • Escalabilidade: quando você investe em tráfego pago, o investimento acompanha a quantidade de resultados. Já no orgânico, quando mais acessos você recebe, menor fica o custo por resultado, por isso é escalável;
  • Construção de relacionamento: o tráfego pago geralmente é mais indicado para quem quer realizar uma venda imediata. Com os resultados de pesquisa orgânica, é possível acompanhar os clientes por toda a jornada de compra.

Então se você ainda não investe na otimização de tráfego orgânico do seu site, nós temos o caminho por onde você possa começar.

Conheça nosso serviço:

Para complementar sua estratégia de marketing, vale a pena conhecer as possibilidades com campanhas de Google Ads.

Escrito por: admucom

Publicado em 28 de abril de 2021

Acelere seu crescimento
digital com a Eficaz

Para atingir todos os seus objetivos de negócio e crescer digitalmente com velocidade,
você precisa do melhor em criatividade, performance e tecnologia.

FALE CONOSCO