Como fazer parceria paga no Instagram

As Parcerias Pagas servem para que influenciadores digitais e marcas possam fazer conteúdos juntos para divulgar ou informar sobre um produto.

Com o surgimento dos influenciadores digitais novas formas de marketing e divulgação na internet foram criadas. Uma delas é o Marketing de Influência, que usa o relacionamento e a proximidade entre os influenciadores e o público para transmitir informações sobre algum produto, marca ou serviço.

Esse formato de publicidade tem movimentado bilhões de dólares ao redor do mundo e se tornou o queridinho de muitas marcas e, segundo pesquisa Influencer Marketing 2020, a rede social mais utilizada para o Marketing de influência é o Instagram.

O número de publicidades na rede é tão grande que, em 2017, foi criado a Parceria Paga, com o intuito de deixar claro que aquele conteúdo é publicitário.

Exemplo de parceria paga.

Nesse texto vamos falar como fazer parceria paga no Instagram, quem pode usar esse recurso e como deixar suas parcerias conforme as normas de regulamentação publicitárias no Brasil.

Transparência

Com o crescimento da publicidade na internet surgiu a necessidade de criar legislações que orientassem e padronizassem os conteúdos publicitários ao redor do mundo. Essas leis servem para os consumidores saberem que aquele conteúdo é uma propaganda paga ou parceria entre marca e influenciador digital.

No Brasil, o CONAR (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) criou uma cartilha com quatro normas que devem ser seguidas na hora de fazer um post patrocinado.

Segundo o item 1.1 do Guia de Publicidade por Influenciadores Digitais, todo conteúdo publicitário, feito em parceria entre marca e influenciador “deve ser claramente identificado como publicitário.”

Essa identificação pode ser feita no próprio conteúdo ou com marcações como #Publi, #Anúncio ou #Publicidade, sempre considerando o vocabulário que o seu público consiga entender..

Existem algumas recomendações feitas pelo próprio CONAR, que você pode seguir na hora que for fazer os seus post.

Foto: CONAR

Palavras em inglês, ou expressões que não são claras para todas as pessoas não devem ser usadas. O CONAR também possui uma tabela com algumas das formas erradas de se comunicar um anúncio. 

Foto: CONAR

Visando dar mais transparência para os usuários, o Instagram implementou a opção de adicionar um aviso junto das publicações patrocinadas. A Tag “Parceria Paga com” aparece ao lado do nome da marca e do influenciador, mostrando ser conteúdo publicitário.

Parceria paga nos Stories

As marcações podem ser feitas tanto no Feed quanto nos Stories.

Como fazer parceria paga no Instagram

Qualquer pessoa pode fazer parceria com marcas ou outros perfis, mas sua conta precisa ser comercial ou criador de conteúdo.

Essa tag deve ser utilizada APENAS quando a marca pagou pela publicação. Parcerias de divulgação ou que não sejam pagas não contam.

Fazer as marcações é fácil. Quando for publicar seu conteúdo clique na opção Configurações Avançadas. Ela aparece na parte em que você pode adicionar legenda, localização e marcar outros usuários.

Na página seguinte, você pode encontrar a opção Conteúdo de marca. Clique em Marcar parceiro de negócio. O parceiro precisa adicionar o seu perfil na lista de parceiros aprovados.

Se sua parceria for feira através dos stories, basta adicionar a tag de link com usuário do seu parceiro.

Pronto, agora você e o seu parceiro de negócios já podem ter acesso às informações da publicação.

Informações disponíveis

Quando você faz uma parceria paga com uma marca, você tem acesso às informações padrões do Instagram Insight e o seu parceiro comercial também terá acesso à algumas dessas informações através do Gerenciador de Negócios do Facebook.

Para isso, basta ele entrar em Insights e selecionar a opção Conteúdo de Marcas.

Nos Stories, o parceiro tem14 dias para ver informações como: alcance, toques para avançar, toques para voltar, respostas e saída.

Diferença entre uma parceria paga e um anúncio

Você pode estar se perguntado, qual é a diferença entre uma parceria paga e um anúncio? A principal diferença é que a parceria paga aparece apenas para aquelas pessoas que seguem os perfis. No caso do anúncio, é vinculado para pessoas identificadas pelo algoritmo do Instagram como potenciais clientes conforme o público alvo. 

Além disso, no anúncio está escrito Patrocinado, enquanto na parceria paga aparece Parceria paga com e o nome da marca.

Fazer parcerias com influenciadores digitais é uma ótima forma de Marketing. Se quiser saber mais sobre Marketing de Influência e como encontrar influenciadores para a sua campanha, leia nosso texto.

Veja também nosso texto sobre anúncios no Facebook e Instagram Ads.

notfound

Tags

  • publicidade online
  • instagram
  • redes sociais

Escrito por: admucom

Publicado em 17 de dezembro de 2021

Acelere seu crescimento
digital com a Eficaz

Para atingir todos os seus objetivos de negócio e crescer digitalmente com velocidade,
você precisa do melhor em criatividade, performance e tecnologia.

FALE CONOSCO