Marketing de Influência

Se você acompanha algum influenciador no Instagram ou no YouTube, provavelmente já se deparou com conteúdos patrocinados ou feitos em parcerias com marcas. Esse tipo de parceria é conhecida como Marketing de Influência.

Nesse texto, nos vamos explicar detalhadamente para você, o que o Marketing de Influência e algumas dicas para facilitar sua vida na hora de aplicar essa campanha de maneira muito eficaz.

O que é Marketing de Influência? 

Marketing de influência é uma estratégia de Marketing digital que junta, marcas e criadores de conteúdo com influência sobre um grande número de pessoas

Segundo a SamyRoad, o Brasil tinha 920 mil influenciadores digitais mapeados até o ano de 2019. 

O principal objetivo do Marketing de influência é usar a confiança que o criador de conteúdo conquistou ao longo do tempo, para sua marca vender seu produto ou serviço.

De acordo com pesquisa realizada pelo Ibope, em 2019, 52% dos brasileiros seguem algum influenciador digital e metade dos entrevistados afirmaram comprar produtos e serviços indicados por eles.

Esses números mostram que, diferente das publicidades tradicionais, o público confia mais em pessoas que eles já conhecem e criaram uma conexão, do que nas grandes celebridades.

Quando você quer comprar algo, como decide se vale ou não a pena? Vendo um vídeo de uma pessoa comum compartilhando a experiência que teve, ou uma propaganda com alguma celebridade do futebol, ou de novela falando para você comprar? Qual é mais natural?

marketing de influência
 Foto: criado por Racool_studio

Provavelmente, você escolheu a primeira opção. É muito mais fácil nos conectarmos com essas pessoas que estão, diariamente, compartilhando seus pensamentos, problemas e conquistas, do que com celebridades que vivem uma vida completamente fora da nossa realidade.

Vantagens do Marketing de Influência

Resumindo o que nós falamos até agora, o Marketing de Influência é uma estratégia que busca transmitir, através de uma pessoa confiável e agradável ao público, informações que possam transformar um grande número de pessoas em seus clientes.

Se isso já não é o suficiente para você considerar usar o Marketing de Influência, vamos te dar algumas vantagens a mais.

Não importa o tamanho da sua empresa

Talvez você esteja pensando “Como minha empresa vai conseguir pagar influenciadores com mais de 1 milhão de seguidores?”. A resposta é simples, você não precisa de pessoas com tantos seguidores.

O Marketing de Influência consegue englobar todos os mercados, desde as pequenas empresas até as gigantescas e desde os Nanoinfluenciadores (até 10 mil seguidores) até os Megainfluenciadores (mais de 1 milhão de seguidores).

marketing de influência
Taxa de engajamento no Instagram e no Twitter de acordo com o número de seguidores. Foto: Influencer Marketing Hub

Você pode procurar por influenciadores de nicho, que atingem um público menor, mas muito mais específicos.

Esses influenciadores menores podem dar muito mais resultado para a sua estratégia e o investimento deve estar mais próximo do seu orçamento.

Melhora a imagem da sua marca

O Marketing de Influência não serve apenas para conquistar mais clientes, ele serve para que sua marca se torne mais conhecida.

Quando você se torna presente dentro do seu nicho de atuação, sua marca acaba se tornando referência para aquele assunto. E, quanto mais reconhecimento sua marca tiver, mais confiança seu público vai depositar em você

Decisão de compra 

O cliente sempre vai pensar duas, três vezes, antes de realizar uma compra. Vai procurar resenhas, indicações, reclamações, tudo para ter certeza na hora de comprar aquele produto.

Com o Marketing de Influência você consegue fazer parcerias com pessoas que sejam referências em diversas áreas de atuação.

Com certeza seu cliente vai ficar muito mais seguro em comprar com você, se ele encontrar aquele influenciador referência recomendando a sua marca.

Público-alvo

Como já falamos, com o Marketing de Influência você consegue trabalhar com pessoas de nichos específicos. Essa é, com certeza, uma das grandes vantagens. 

Você consegue falar diretamente com clientes que já são educados na sua área de atuação.

Use suas informações sobre público-alvo e persona para conseguir entender quais os influenciadores que eles mais consomem, quais aqueles que possuem maior chance de converter um seguidor em cliente.

Mesmo trabalhando com influenciadores que possuem menos seguidores ainda é possível ter resultados muito positivos e gastando muito menos

Como fazer parceria com influencers?

Existem algumas maneiras que você pode usar para chegar até os influenciadores.

marketing de influência

Entreviste seus clientes, pergunte quais YouTubers, Podcasters ou influenciadores digitais eles costumam seguir. Quais desses influenciadores já levou eles a consumir algo?

Depois de algumas respostas já da para chegar em uma lista de possíveis nomes para entrar em contato.

Com a lista em mãos, faça uma pesquisa e veja quais cabem dentro do seu orçamento e quais estão fora.

Procure por parcerias anteriores que ele possa ter feito, tenha uma noção do número de seguidores. 

Esse tipo de informação pode dar alguma ideia de quanto ele pode cobrar pela parceria. Se ele já fez anúncios com marcas grandes, por exemplo, você pode imaginar que o preço, é bem mais alto.

Outra forma de encontrar influenciadores é através de sites que identificam pessoas relevantes para o seu negócio. Alguns exemplos que você pode usar são o Buzzsumo e o NinjaOutreach.

Dicas para um bom Marketing de Influência

Defina seu objetivo 

Entender o objetivo da sua campanha é essencial para qualquer estratégia de Marketing e com Influenciadores, não é diferente.

Sua campanha é para aumentar o alcance? Ou para aumentar seu reconhecimento de marca? Talvez você queira que as pessoas baixem seu aplicativo?

Cada tipo de objetivo pode funcionar melhor com determinado influenciador ou então, com determinado tipo de conteúdo. 

Liberdade para o influenciador

Na hora de decidir qual tipo de conteúdo será feito, você e o influenciador precisam trabalhar em conjunto. Mas é muito importante que você de liberdade para ele criar o conteúdo que melhor combine com o público dele.

Não tem ninguém que conhece melhor o influenciador do que o público, e eles saberão quando o conteúdo é verdadeiro e quando é uma propaganda.

Lembre-se que o objetivo do Marketing de Influência é divulgar sua marca e produto de maneira natural e gerar confiança.

Impor um estilo que não combine com o que já é feito pelo influenciador, não acrescenta nada e, na verdade, pode até prejudicar sua empresa.

O que é publipost e como fazer?

Pode até parecer contraditório com o que falamos até agora, mas deve estar explicito que aquilo é uma publicidade

O CONAR (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) exige que todo conteúdo publicitário feito por influenciadores digitais, esteja sinalizado que é uma publicidade. 

Você pode usar as tags #Publi ou #Anúncio para sinalizar que aquele conteúdo é uma publicidade conforme normas do CONAR.

Elas podem ser colocadas nos títulos de vídeos, no corpo do texto, ou no final em postagens. 

Em campanhas no Instagram, você precisa de uma conta comercial e tem que usar a ferramenta Parceria Paga

Se quiser entender um pouco mais sobre os tipos de perfis no Instagram e facilitar sua busca por influenciadores digitais, pode ler nosso texto sobre os Tipos de conta no Instagram.

Entre em contato com a gente para estratégias de marketing personalizadas para o seu negócio. Confira nosso Calendário de Marketing 2022 e planeje suas campanhas de Marketing de influência!

Foto destacada: Tecnologia vetor criado por freepik – br.freepik.com
notfound

Tags

  • marketing digital
  • redes sociais
  • Marketing de influência

Escrito por: admucom

Publicado em 10 de dezembro de 2021

Acelere seu crescimento
digital com a Eficaz

Para atingir todos os seus objetivos de negócio e crescer digitalmente com velocidade,
você precisa do melhor em criatividade, performance e tecnologia.

FALE CONOSCO