Por: admucom | 12/12/2019

E-Commerce

08 min de leitura

planejamento marketing 2022

Última Atualização: 05/01/2022

O final do ano é um momento propício para estruturar o planejamento de marketing de 2022 da empresa. Afinal, esse é o período em que muitos fazem um balanço das ações que deram certo no ano anterior e aquelas que necessitam de revisão e aprimoramento.

O marketing digital revolucionou diferentes vertentes ao longo dos anos e hoje é raro encontrar empresas que não apostem em estratégias e ferramentas digitais para alavancar seus resultados.

Mas a dúvida de muitos é como fazer um planejamento de marketing assertivo e como de fato cada uma das estratégias digitais funcionam. 
Estratégias que podem compor um bom planejamento de marketing:

Marketing de Conteúdo

Nesse primeiro ponto, você deve estar se perguntando: conteúdo? Como isso pode ajudar nas conversões e vendas do meu produto? Por que inserir no planejamento 2022?

O marketing de conteúdo é uma estratégia que pode ser aplicada com excelência e assertividade, desde que você saiba a importância da constância da produção de conteúdos para o seu negócio. 

Antes de tudo, é importante ressaltar que, com o marketing de conteúdo, os resultados não aparecerão do dia para a noite.

E isso não é uma coisa ruim, afinal, trata-se de um período de 365 dias nos quais você poderá inovar, testar e validar quais as melhores ações dentro do marketing de conteúdo para sua empresa, certo?

Como aplicar o marketing de conteúdo?

Planejamento é tudo: Primeiro, é importante que você tenha um calendário do ano de 2022 para começar a se organizar em relação às datas comemorativas, feriados importantes e melhor período de vendas para seu negócio. 

Tom de voz da marca: Depois que você já tem em mente quais as datas especiais de 2022, que tal pensar no tom de voz da sua marca? Independente do formato do conteúdo, é interessante que você tenha um estilo de comunicação com seu público que seja único e exclusivo da sua marca. 

Conteúdo não é campanha: Não encare cada conteúdo como uma garantia de conversão, mas sim como uma oportunidade. O marketing de conteúdo é uma estratégia de branding, na qual você fortalece a sua marca e firma uma comunicação assertiva com a persona do seu negócio. 

Esteja presente nos principais canais: como já foi citado anteriormente, o marketing mudou ao longo do tempo. Se há algum tempo as pessoas consumiam informações pela televisão, hoje seu possível cliente consumirá seu conteúdo nas redes sociais.

Por isso, invista nas principais redes (Facebook e Instagram) e em conteúdos de qualidade para seu site e para o blog da sua empresa. Afinal, todas essas ações trazem relevância para seu negócio e podem impactar nas vendas indiretamente!

Identidade visual

Bom, se você chegou até aqui, deve estar pensando nas diferentes estratégias que você poderá utilizar dentro do marketing de conteúdo para atingir suas expectativas para 2022, certo? 

Porém, uma vez que você definiu o tipo de comunicação com o cliente e os formatos de conteúdo que irá oferecer informações ao público-alvo, é importante que a identidade visual também esteja alinhada com seus planos.

Por exemplo, se você pretende criar posts para redes sociais e artigos para blog com uma comunicação divertida e engraçada, a identidade visual do seu site deve ser fiel e coerente ao estilo que você escolheu. 

Todas essas questões impactam diretamente na experiência do usuário com a sua marca. Por isso, confira algumas dicas que poderão lhe ajudar na hora que você começar a se planejar para o próximo ano:

Defina uma paleta de cores para a sua marca

As cores que você utiliza nos materiais da sua marca estão diretamente ligadas na identidade visual do seu negócio. 

Por exemplo: imagine que você acesse um perfil no Instagram da Brahma, buscando conteúdos sobre essa marca de cerveja. Ao ver o feed de publicações da página, você percebe que todos os posts possuem elementos e backgrounds amarelos.

Seria estranho, certo? Afinal, a cor amarela remete à marca Skol. Da mesma maneira, você deve se preocupar com as cores que utilizará na divulgação do seu negócio. 

Padronizar a identidade visual não é ter um feed organizado

Não pense que seu feed deve ser organizado, apenas com um tipo de filtro ou apenas uma cor para os elementos das artes. Segundo pesquisas, somente é recomendado um feed organizado no Instagram para o segmento de moda ou segmentos relacionados. 

Caso contrário, não se preocupe tanto com isso, mas sim na padronização dos conteúdos do seu negócio. Tenha como objetivo ser reconhecido pela sua persona apenas com a padronização e comunicação que adotou para sua empresa.

Desta forma, sua marca será sempre vista e lembrada e isso, com certeza, isso fará toda a diferença! 

Adote uma comunicação visual diferente todo mês

Tem uma loja virtual e quer chamar a atenção dos clientes? Então anota aí para não esquecer: esteja sempre mudando a comunicação da sua loja! 

Não mantenha os mesmos banners rotativos na sua home por um período maior que um mês. Afinal, os usuários podem achar que você não atualiza sua loja com novas ofertas, produtos e diferenciais!

Ou seja, planeje-se para criar chamadas atrativas todo mês em seu site: se o mês é novembro, crie chamadas para a Black Friday; se o mês é dezembro, é época de adotar uma identidade de Natal nas publicações e banners! 

Além disso, é legal também ter o mesmo padrão em todos os canais. Se seu site possui banners com elementos vermelhos e verdes, aposte na mesma comunicação para as publicações das redes sociais e para campanhas de Facebook Ads e Google Ads. 

Performance

O último tópico é sempre a cereja do bolo, não é? 

Agora que você já tem um planejamento de marketing para 2022 de conteúdo e de reestruturação para a identidade visual do seu negócio, essa é a parte que interessa: vendas! 

As conversões se dão por um conjunto de ações e não por estratégias aplicadas individualmente. Por isso, ao aplicar as dicas citadas anteriormente em conjunto com campanhas focadas em vendas, é certo que 2022 será o seu ano!

Lembre-se: para estruturar todos os processos do seu negócio e conseguir as conversões que deseja, é necessário tempo. Porém, ao investir de maneira assertiva em campanhas de Google Ads e Facebook Ads, esse processo pode ser um pouquinho mais acelerado. 

Como investir em Google Ads e Facebook Ads? 

Invista em parceiros que entendem do assunto. Ao criar campanhas que levam conversão ao seu negócio, é interessante que o especialista tenha em mente os interesses do seu público, para que o conteúdo apareça para a pessoa certa, na hora certa. 

É possível criar campanhas de remarketing, a fim de impactar usuários que já acessaram seu site e que não concluíram a compra. Além disso, é possível criar campanhas de diferentes formatos de acordo com cada canal em que são anunciadas. 

É indicado que você feche uma parceria com uma equipe especialista nessa área, para que você alcance os melhores resultados de vendas que poderia esperar para o ano novo. 

Caso pretenda tornar-se responsável pelas campanhas de Google Ads e Facebook Ads do seu negócio, tenha em mente que é um processo que leva tempo.

Pesquise muito e tenha conhecimento de otimizações que poderão ser feitas de acordo com cada anúncio criado, para que o orçamento investido na performance de vendas seja recompensado da melhor maneira. 

planejamento de marketing de conteudo 2022

Conclusão

Seguindo o planejamento 2022 à risca, você conseguirá as maiores conquistas que um lojista pode desejar: aumento de ROI, redução de carrinhos abandonados, crescimento de vendas e reconhecimento de marca! Vai falar que não seria seu sonho sendo realizado nesse ano? 

Então, não fique somente sonhando com os resultados que pode ter no próximo ano, é hora de tirar um tempinho para se planejar para o ano inteiro de 2022 e fazer acontecer! E se estiver precisando de uma parceria eficaz para colocar seu plano para rodar, já sabe quem procurar, não é? 

Até a próxima!

OBS.: Fique de olho, pois em breve nossa equipe disponibilizará um calendário de marketing exclusivo para que seu 2022 seja ainda mais eficaz!

Assim você saberá quando começar a se planejar para cada data sazonal: campanha de Páscoa, dia do consumidor, Dia das Mães, dia dos namorados, Black Friday muito mais.

Escrito por: admucom

Publicado em 12 de dezembro de 2019

Acelere seu crescimento
digital com a Eficaz

Para atingir todos os seus objetivos de negócio e crescer digitalmente com velocidade,
você precisa do melhor em criatividade, performance e tecnologia.

FALE CONOSCO